A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana do Socorro da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174079
Resumo: Esta dissertação consiste de um memorial do processo de construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok por uma perspectiva da cognição corporificada. Fundamentada na proposição de objetos sônico-gestuais coarticulados de Godøy (2006; 2011) e na abordagem gestual de Pierce (2007) esta pesquisa investigou através da prática artística como gesto e som modelam-se mutuamente e de que maneira esse processo contínuo influencia a concepção da obra e as relações entre performer, música e instrumento. Considerando que as vivências do corpo não se limitam à prática pianística, foram trazidas perspectivas de experiências externas que contribuíram para a consciência corporal e que proporcionaram insights relevantes para a condução do processo artístico. A abordagem metodológica reúne a Pesquisa Artística e a Autoetnografia no que concerne desvelar o conhecimento corporificado inerente a um processo de criação artística através da narrativa pessoal. A documentação do processo compreendeu: 1) anotações em um diário das vivências, aulas de piano e sessões de estudo; 2) gravações de vídeo de sessões de estudo; 3) gravações de performances ao longo do processo; 4) comparação entre a gravação final da performance da obra e a primeira gravação realizada em momento anterior à pesquisa. Estes registros foram examinados com o propósito de compreender o processo artístico de uma perspectiva de corpo e música em constante estado de devir, identificando os momentos de insights mais significativos, e mapeando os recursos criativos elaborados pela performer ao longo do processo. As reflexões da performer acerca do processo conduziram a um reconhecimento de si mesma como sujeito corporificado, a perceber a música como fenômeno essencialmente corporal, e a transformações na concepção da obra. O processo artístico centrado no corpo acarretou mudanças significativas na interação da performer com o instrumento, o desenvolvimento de um maior repertório gestual, um incremento dos recursos expressivos, e o refinamento da percepção auditiva, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da autonomia artística, bem como da maturidade emocional.
id URGS_227bb38173067203c0af872e26458527
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174079
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Brito, Mariana do Socorro da SilvaDomenici, Catarina Leite2018-03-30T02:31:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/174079001062503Esta dissertação consiste de um memorial do processo de construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok por uma perspectiva da cognição corporificada. Fundamentada na proposição de objetos sônico-gestuais coarticulados de Godøy (2006; 2011) e na abordagem gestual de Pierce (2007) esta pesquisa investigou através da prática artística como gesto e som modelam-se mutuamente e de que maneira esse processo contínuo influencia a concepção da obra e as relações entre performer, música e instrumento. Considerando que as vivências do corpo não se limitam à prática pianística, foram trazidas perspectivas de experiências externas que contribuíram para a consciência corporal e que proporcionaram insights relevantes para a condução do processo artístico. A abordagem metodológica reúne a Pesquisa Artística e a Autoetnografia no que concerne desvelar o conhecimento corporificado inerente a um processo de criação artística através da narrativa pessoal. A documentação do processo compreendeu: 1) anotações em um diário das vivências, aulas de piano e sessões de estudo; 2) gravações de vídeo de sessões de estudo; 3) gravações de performances ao longo do processo; 4) comparação entre a gravação final da performance da obra e a primeira gravação realizada em momento anterior à pesquisa. Estes registros foram examinados com o propósito de compreender o processo artístico de uma perspectiva de corpo e música em constante estado de devir, identificando os momentos de insights mais significativos, e mapeando os recursos criativos elaborados pela performer ao longo do processo. As reflexões da performer acerca do processo conduziram a um reconhecimento de si mesma como sujeito corporificado, a perceber a música como fenômeno essencialmente corporal, e a transformações na concepção da obra. O processo artístico centrado no corpo acarretou mudanças significativas na interação da performer com o instrumento, o desenvolvimento de um maior repertório gestual, um incremento dos recursos expressivos, e o refinamento da percepção auditiva, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da autonomia artística, bem como da maturidade emocional.This dissertation is the performer’s account of the process of constructing a performance of Béla Bártok’s Romanian Folk Dances from the perspective of embodied cognition. Based on Godøy’s proposition of gestural-sonic coarticulation (2006; 2011), and Alexandra Pierce’s gestural approach to piano performance (2007), this research investigated how gesture and sound shape one another, and how this continuous process affects the conception of the work and the relations between performer, music and instrument. Considering that lived experience exceeds piano practice, perspectives from extra-musical activities were considered due to their contribution towards promoting bodily awareness and insights that were relevant to the artistic process. The methodological approach draws from Artistic Research and Autoethnography in regard to uncovering embodied knowledge ingrained in the process of artistic creation through personal narrative. The documentation of the process comprised: 1) a journal describing practice sessions, piano lessons and extra-musical experiences; 2) video recordings of practice sessions; 3) video recordings of performances along the process; 4) a comparison between the final performance and the first recording of the piece made prior to the present research. These records were examined with the purpose of comprehending the artistic process from the perspective of body and music in a constant state of becoming, identifying the most meaningful moments of insight, and mapping creative resources devised by the performer during the artistic process. The performer’s reflections upon the process lead to recognizing oneself as an embodied subject, to perceiving music as an essentially corporeal phenomenon, and to transformations in the conception of the musical work. The artistic process centered on the performer’s body promoted significant changes in the performer’s interaction with the instrument, the development of a broader gestural repertoire, an increment in expressive resources, and the refinement of aural perception, fostering the growth of creativity and artistic autonomy, as well as emotional maturation.application/pdfporBartók, Béla, 1881-1945Performance (Música)PráticaPiano (Música)Processo criativoGesto musicalPesquisa artísticaDançaCorpoCreative processes in musical performanceArtistic ResearchMusical GestureBody in piano practiceBéla Bártok’s Romanian Folk DancesA construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062503.pdf001062503.pdfTexto completoapplication/pdf6478208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/1/001062503.pdfdeeeef2c05e65f4eb58a6b7306ecb3c0MD51TEXT001062503.pdf.txt001062503.pdf.txtExtracted Texttext/plain215148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/2/001062503.pdf.txt896928df26e1d69d9380d93fac52d97eMD52THUMBNAIL001062503.pdf.jpg001062503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/3/001062503.pdf.jpg4fb2bec143dcf2cff0ef0de150f8e2f4MD5310183/1740792018-10-23 09:17:49.727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
title A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
spellingShingle A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
Brito, Mariana do Socorro da Silva
Bartók, Béla, 1881-1945
Performance (Música)
Prática
Piano (Música)
Processo criativo
Gesto musical
Pesquisa artística
Dança
Corpo
Creative processes in musical performance
Artistic Research
Musical Gesture
Body in piano practice
Béla Bártok’s Romanian Folk Dances
title_short A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
title_full A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
title_fullStr A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
title_full_unstemmed A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
title_sort A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
author Brito, Mariana do Socorro da Silva
author_facet Brito, Mariana do Socorro da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana do Socorro da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenici, Catarina Leite
contributor_str_mv Domenici, Catarina Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Bartók, Béla, 1881-1945
Performance (Música)
Prática
Piano (Música)
Processo criativo
Gesto musical
Pesquisa artística
Dança
Corpo
topic Bartók, Béla, 1881-1945
Performance (Música)
Prática
Piano (Música)
Processo criativo
Gesto musical
Pesquisa artística
Dança
Corpo
Creative processes in musical performance
Artistic Research
Musical Gesture
Body in piano practice
Béla Bártok’s Romanian Folk Dances
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative processes in musical performance
Artistic Research
Musical Gesture
Body in piano practice
Béla Bártok’s Romanian Folk Dances
description Esta dissertação consiste de um memorial do processo de construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok por uma perspectiva da cognição corporificada. Fundamentada na proposição de objetos sônico-gestuais coarticulados de Godøy (2006; 2011) e na abordagem gestual de Pierce (2007) esta pesquisa investigou através da prática artística como gesto e som modelam-se mutuamente e de que maneira esse processo contínuo influencia a concepção da obra e as relações entre performer, música e instrumento. Considerando que as vivências do corpo não se limitam à prática pianística, foram trazidas perspectivas de experiências externas que contribuíram para a consciência corporal e que proporcionaram insights relevantes para a condução do processo artístico. A abordagem metodológica reúne a Pesquisa Artística e a Autoetnografia no que concerne desvelar o conhecimento corporificado inerente a um processo de criação artística através da narrativa pessoal. A documentação do processo compreendeu: 1) anotações em um diário das vivências, aulas de piano e sessões de estudo; 2) gravações de vídeo de sessões de estudo; 3) gravações de performances ao longo do processo; 4) comparação entre a gravação final da performance da obra e a primeira gravação realizada em momento anterior à pesquisa. Estes registros foram examinados com o propósito de compreender o processo artístico de uma perspectiva de corpo e música em constante estado de devir, identificando os momentos de insights mais significativos, e mapeando os recursos criativos elaborados pela performer ao longo do processo. As reflexões da performer acerca do processo conduziram a um reconhecimento de si mesma como sujeito corporificado, a perceber a música como fenômeno essencialmente corporal, e a transformações na concepção da obra. O processo artístico centrado no corpo acarretou mudanças significativas na interação da performer com o instrumento, o desenvolvimento de um maior repertório gestual, um incremento dos recursos expressivos, e o refinamento da percepção auditiva, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da autonomia artística, bem como da maturidade emocional.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:31:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062503
url http://hdl.handle.net/10183/174079
identifier_str_mv 001062503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/1/001062503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/2/001062503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174079/3/001062503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv deeeef2c05e65f4eb58a6b7306ecb3c0
896928df26e1d69d9380d93fac52d97e
4fb2bec143dcf2cff0ef0de150f8e2f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085436232564736