Entre o que temos e o que queremos : a consolidação da temática da identidade de gênero na formação de assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eduarda Bernardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250576
Resumo: Este estudo refere-se ao tema da diversidade na perspectiva da identidade de gênero diante do processo de formação no âmbito da graduação em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul, de modo a compreender como os/as futuros/as profissionais assistentes sociais estão sendo subsidiados para trabalhar com o assunto. Para tanto, realizou-se pesquisa do tipo qualitativa, de caráter exploratório, cujo método para a compreensão da realidade é o materialismo histórico-dialético. A amostra se configurou como não-probabilística intencional, e a análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, de Bardin. Foi realizada pesquisa bibliográfica que teve como base de dados a revista Serviço Social & Sociedade, os Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que resultou no cômputo de 22 obras que foram analisadas com vistas a identificar tendências contemporâneas da produção do conhecimento em Serviço Social acerca do tema identidade de gênero; também se realizou pesquisa documental a partir de projetos políticopedagógicos de cursos de 06 Unidades de Formação Acadêmica que ofertam o curso de Serviço Social no estado e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada on-line para docentes e questionário on-line com perguntas abertas, fechadas e por escala para estudantes formandos/as. Buscou-se desvendar como a identidade de gênero está sendo contemplada na formação profissional, qual a compreensão da importância de seu estudo, sua relação com o trabalho de assistentes sociais e como se está subsidiando estudantes para lidar com o tema. Os resultados indicam que há uma conexão do tema da identidade de gênero com a profissão, de modo que sua abordagem é interpretada como relevante, devendo ocorrer a partir de diferentes estratégias por dentro da trajetória de formação de futuros/as assistentes sociais, mas que existem alguns desafios a serem superados para garantir sua consolidação. Sinaliza-se que o debate é pertinente, tem relação com o projeto ético-político defendido pela profissão e serve de bagagem para estudantes, que tão logo estarão se inserindo em espaços sócio-ocupacionais, intervindo junto às mais variadas formas de expressão da questão social e que, portanto, precisam estar munidos para, a partir do olhar crítico, poder desvelar as múltiplas determinações e conformação do tema diante da sociedade. Conclui-se, assim, que o tema da identidade de gênero precisa ser fomentado e aprofundado durante a formação profissional, visto que há interlocução do assunto com a realidade social e diretamente com o trabalho de assistentes sociais.
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Foi realizada pesquisa bibliográfica que teve como base de dados a revista Serviço Social & Sociedade, os Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que resultou no cômputo de 22 obras que foram analisadas com vistas a identificar tendências contemporâneas da produção do conhecimento em Serviço Social acerca do tema identidade de gênero; também se realizou pesquisa documental a partir de projetos políticopedagógicos de cursos de 06 Unidades de Formação Acadêmica que ofertam o curso de Serviço Social no estado e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada on-line para docentes e questionário on-line com perguntas abertas, fechadas e por escala para estudantes formandos/as. Buscou-se desvendar como a identidade de gênero está sendo contemplada na formação profissional, qual a compreensão da importância de seu estudo, sua relação com o trabalho de assistentes sociais e como se está subsidiando estudantes para lidar com o tema. Os resultados indicam que há uma conexão do tema da identidade de gênero com a profissão, de modo que sua abordagem é interpretada como relevante, devendo ocorrer a partir de diferentes estratégias por dentro da trajetória de formação de futuros/as assistentes sociais, mas que existem alguns desafios a serem superados para garantir sua consolidação. Sinaliza-se que o debate é pertinente, tem relação com o projeto ético-político defendido pela profissão e serve de bagagem para estudantes, que tão logo estarão se inserindo em espaços sócio-ocupacionais, intervindo junto às mais variadas formas de expressão da questão social e que, portanto, precisam estar munidos para, a partir do olhar crítico, poder desvelar as múltiplas determinações e conformação do tema diante da sociedade. Conclui-se, assim, que o tema da identidade de gênero precisa ser fomentado e aprofundado durante a formação profissional, visto que há interlocução do assunto com a realidade social e diretamente com o trabalho de assistentes sociais.This study refers to the theme of diversity from the perspective of gender identity in the face of the training process within the scope of undergraduate Social Work in the state of Rio Grande do Sul, in order to understand how future social workers are being subsidized to work with the issue. To this end, a qualitative research with an exploratory character was carried out, whose method for understanding reality is historical-dialectical materialism. The sample was configured as intentional non-probabilistic, and the data analysis was performed using Bardin’s content analysis technique. Bibliographic research was carried out using the database Social Work & Society Magazine, the Proceedings of the XVI National Meeting of Researchers in Social Work (ENPESS) and the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) which resulted in a computation of 22 works that were analyzed in order to identify contemporary trends in the production of knowledge in the area of Social Work and regarding gender identity; as well as documentary research was carried out from political-pedagogical projects of courses from 06 Academic Training Units that offer Social Work courses in the state and also field research was carried out with semi-structured online interview for teachers and on-line questionnaire on-line with open, closed and scale questions for graduating students. We sought to unveil how gender identity is being contemplated in professional training, about the understanding about the importance of their study, about their relationship with the work of social workers and about how students are being subsidized to deal with the theme. The results indicate that there is a connection between the theme of gender identity and the profession, so that its approach is interpreted as relevant, and must occur from different strategies within the trajectory of the formation of future social workers, but that there are some challenges to be overcome to ensure its consolidation. It is pointed out that the debate is pertinent, is related to the Ethical-Political Project defended by the profession and serves as luggage for students, who as soon as they will be inserted in socio-occupational spaces, intervening together with the most varied forms of expression of the social question and that, therefore, they need to be equipped in order to reveal the multiple determinations and conformation of the theme before society from the critical point of view. It is concluded that the theme of gender identity needs to be fostered and deepened during professional training, since there is a dialogue between the subject and the social reality and directly with the work of social workers.application/pdfporAssistente social : Formação profissionalIdentidade de gêneroAtuação do assistente socialProjeto ético-políticoPessoas transgêneroSocial workProfessional trainingWorkGender identityEntre o que temos e o que queremos : a consolidação da temática da identidade de gênero na formação de assistentes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151491.pdf.txt001151491.pdf.txtExtracted Texttext/plain368070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250576/2/001151491.pdf.txt220d09673cdd1b040a2f7069e299b156MD52ORIGINAL001151491.pdfTexto completoapplication/pdf1652436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250576/1/001151491.pdfaa38277a629a436506baa6e0563fec66MD5110183/2505762023-02-02 05:48:11.448692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-02T07:48:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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