Políticas públicas e prevenção da violência no desenvolvimento infantil baseada em evidências : uma análise da implementação dos programas ACT e Conte comigo na cidade de Pelotas, RS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202491 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado que avalia o processo de implementação de dois programas baseados em evidências de prevenção da violência no desenvolvimento infantil aplicados na cidade de Pelotas, RS. Apresenta evidências científicas da efetividade de programas de prevenção da violência no desenvolvimento infantil e sobre o que contribui para garantir uma implementação efetiva desses programas no âmbito do serviço público. Descreve o processo de implementação ocorrido em 2018 em Pelotas dos programas ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros e Conte Comigo de compartilhamento de livros. Discute os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais sobre a percepção de gestores, implementadores, pesquisadores e usuárias desses dois programas à luz das evidências científicas sobre implementação de programas baseados em evidências. Conclui que a presença de fatores como liderança, supervisão profissional, motivação dos implementadores são fundamentais para a implementação. Acrescenta que a motivação do servidor público é um benefício extra da aplicação de programas baseados em evidências. Já fatores negativos como a falta de estrutura para a aplicação são desestimulantes e podem comprometer a efetividade da implementação, em consonância com a literatura da ciência da implementação. |
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Soares, Tamara Joana BioloMadeira, Lígia Mori2019-12-11T03:59:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/202491001107535Dissertação de Mestrado que avalia o processo de implementação de dois programas baseados em evidências de prevenção da violência no desenvolvimento infantil aplicados na cidade de Pelotas, RS. Apresenta evidências científicas da efetividade de programas de prevenção da violência no desenvolvimento infantil e sobre o que contribui para garantir uma implementação efetiva desses programas no âmbito do serviço público. Descreve o processo de implementação ocorrido em 2018 em Pelotas dos programas ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros e Conte Comigo de compartilhamento de livros. Discute os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais sobre a percepção de gestores, implementadores, pesquisadores e usuárias desses dois programas à luz das evidências científicas sobre implementação de programas baseados em evidências. Conclui que a presença de fatores como liderança, supervisão profissional, motivação dos implementadores são fundamentais para a implementação. Acrescenta que a motivação do servidor público é um benefício extra da aplicação de programas baseados em evidências. Já fatores negativos como a falta de estrutura para a aplicação são desestimulantes e podem comprometer a efetividade da implementação, em consonância com a literatura da ciência da implementação.Master's Dissertation that evaluates the implementation process of two evidence-based programs for the prevention of violence in child development applied in the city of Pelotas, RS. It presents scientific evidence on the effectiveness of violence prevention programs in child development and on what contributes to ensure an effective implementation of these programs within the public service. It describes the implementation process that took place in 2018 in Pelotas of the ACT Program for Educating Children in Safe Environments and of the Count on Me Program of book sharing. The paper discusses the data collected through semi-structured interviews and focus groups on the perceptions of managers, implementers, researchers and users of these two programs in light of the scientific evidence on the implementation of evidence-based programs. It concludes that the presence of factors such as leadership, professional supervision, and motivation of implementers are fundamental to implementation. It adds that the motivation of public servants is an extra benefit of the application of evidence-based programs. Negative factors such as the lack of structure for the application are discouraging and may compromise the effectiveness of the implementation, in line with the implementation science literature.application/pdfporPolíticas públicasViolênciaSegurança públicaDesenvolvimento infantilPelotas (RS)Public PolicyViolence preventionDevelopmental violence preventionEvidence based public safetyImplementation of public policiesChild developmentPolíticas públicas e prevenção da violência no desenvolvimento infantil baseada em evidências : uma análise da implementação dos programas ACT e Conte comigo na cidade de Pelotas, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107535.pdf.txt001107535.pdf.txtExtracted Texttext/plain425514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202491/2/001107535.pdf.txt16118137b19a92ac71a591dc9c7cd358MD52ORIGINAL001107535.pdfTexto completoapplication/pdf1107184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202491/1/001107535.pdfb232c4dd6622ae821db0853c1e2a5a81MD5110183/2024912019-12-12 05:00:23.087147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-12T07:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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