O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/1680 |
Resumo: | Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas. |
id |
URGS_242ca960af9ffd0bb7a4bbb9800686ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1680 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2007-06-06T17:16:44Z2001http://hdl.handle.net/10183/1680000355228Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas.application/pdfporEducação física e treinamentoEsportesEscolasProfessorPrática pedagógicaO trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000355228.pdf000355228.pdfTexto completoapplication/pdf1473841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/1/000355228.pdfe8a576011aa22ca5a6912ebab3eddbebMD51TEXT000355228.pdf.txt000355228.pdf.txtExtracted Texttext/plain307060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/2/000355228.pdf.txtc971dc7ba9726a3a0d71a07cfc68ab4fMD52THUMBNAIL000355228.pdf.jpg000355228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/3/000355228.pdf.jpgb583fb6ac855e01be28ce8616e279fbbMD5310183/16802018-10-15 07:59:53.897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
title |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
spellingShingle |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz Wittizorecki, Elisandro Schultz Educação física e treinamento Esportes Escolas Professor Prática pedagógica |
title_short |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
title_full |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
title_fullStr |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
title_sort |
O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz |
author |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_facet |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Esportes Escolas Professor Prática pedagógica |
topic |
Educação física e treinamento Esportes Escolas Professor Prática pedagógica |
description |
Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/1680 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000355228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/1680 |
identifier_str_mv |
000355228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/1/000355228.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/2/000355228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/3/000355228.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8a576011aa22ca5a6912ebab3eddbeb c971dc7ba9726a3a0d71a07cfc68ab4f b583fb6ac855e01be28ce8616e279fbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085005340180480 |