O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1680
Resumo: Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas.
id URGS_242ca960af9ffd0bb7a4bbb9800686ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1680
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2007-06-06T17:16:44Z2001http://hdl.handle.net/10183/1680000355228Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas.application/pdfporEducação física e treinamentoEsportesEscolasProfessorPrática pedagógicaO trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000355228.pdf000355228.pdfTexto completoapplication/pdf1473841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/1/000355228.pdfe8a576011aa22ca5a6912ebab3eddbebMD51TEXT000355228.pdf.txt000355228.pdf.txtExtracted Texttext/plain307060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/2/000355228.pdf.txtc971dc7ba9726a3a0d71a07cfc68ab4fMD52THUMBNAIL000355228.pdf.jpg000355228.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/3/000355228.pdf.jpgb583fb6ac855e01be28ce8616e279fbbMD5310183/16802018-10-15 07:59:53.897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
title O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
spellingShingle O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Educação física e treinamento
Esportes
Escolas
Professor
Prática pedagógica
title_short O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
title_full O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
title_fullStr O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
title_full_unstemmed O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
title_sort O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre : um estudo nas escolas do Morro da Cruz
author Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_facet Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Esportes
Escolas
Professor
Prática pedagógica
topic Educação física e treinamento
Esportes
Escolas
Professor
Prática pedagógica
description Este estudo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde procurei compreender como estes professores constróem seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico desta rede. Constituiu-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica, onde, amparado nos referenciais bibliográficos e nos significados que os professores colaboradores atribuem ao fenômeno em que estão inseridos, busquei tecer algumas interpretações e contribuições acerca da construção do trabalho docente e de como se constróem professores de Educação Física neste. Estudar a construção do trabalho docente do professorado de Educação Física constitui uma categoria adequada, pois não limito a investigação somente à compreensão da prática pedagógica desse coletivo de professores ou das influências e fundamentos que pautam essa, mas, fundamentalmente, sob que condições pessoais, sociais e institucionais constróem sua intervenção diária nos centro escolares. Na construção cotidiana de seu trabalho, o professorado de Educação Física, frente às demandas e exigências decorrentes dos dilemas, inquietações e desafios com que se defronta em sua labuta diária, constrói estratégias e saberes singulares. Também é fundamental nesse processo, a forma como concebem e se relacionam com suas possibilidades de autonomia e o volume de trabalho a que estão submetidos Desse modo, ao construírem seu trabalho, em uma relação dialética, também se constróem e se forjam professores, afirmando e reelaborando seus significados e concepções de docência, que por sua vez, pautam e fundamentam as decisões na construção de seu trabalho.Não é propósito desta pesquisa apresentar generalizações para outros contextos escolares, mas compreender a construção do trabalho de um coletivo docente específico, de forma a apoiar os processos de reflexão e reconstrução das práticas educativas realizadas no âmbito das escolas.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1680
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000355228
url http://hdl.handle.net/10183/1680
identifier_str_mv 000355228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/1/000355228.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/2/000355228.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1680/3/000355228.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8a576011aa22ca5a6912ebab3eddbeb
c971dc7ba9726a3a0d71a07cfc68ab4f
b583fb6ac855e01be28ce8616e279fbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085005340180480