A política de internacionalização da pós-graduação no Brasil e a prática dos programas Proex em Ciências Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Rosemeri Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206460
Resumo: Esta tese discute o desenvolvimento da política de internacionalização da pósgraduação no Brasil, com foco na análise dos programas PROEX na área de Ciências Sociais. Neste trabalho, analisamos a literatura internacional sobre o surgimento e difusão do conceito de internacionalização, bem como a contribuição de eventos importantes, como os Encontros Mundiais da UNESCO e o Processo de Bolonha, para a construção de políticas e promoção da internacionalização da Capes. Também observamos o debate em torno da distinção entre “globalização” e “internacionalização”, as implicações ideológicas e possíveis usos políticos na difusão mundial do termo “internacionalização”. Essa abordagem ajudou a construir um cenário que envolve a formação de políticas públicas no Brasil, com o objetivo de promover a internacionalização dos programas de pós-graduação. A análise de documentos oficiais como PNPGs, InfoCapes, Documentos e Indicadores de Área e Plataforma Sucupira mostrou a intensificação do processo de internacionalização ao longo dos anos, como “cooperação internacional”, “inserção internacional”, “convênios” e “acordos” com instituições pares internacionais foram incorporadas às práticas dos programas de pós-graduação. Constatamos nesse processo que a internacionalização está ganhando relevância e se tornando um dos principais objetivos a serem alcançados pelos programas PROEX no Brasil, embora com variações em suas práticas no tempo e no espaço.
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