Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fröhlich, Cláudia Bechara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17444
Resumo: Este é um estudo sobre a transmissão da leitura no projeto Clube do Professor Leitor- Escritor, desenvolvido nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, Estado do Rio Grande do Sul, situados em uma região de colonização tipicamente alemã, distante aproximadamente 60 km de Porto Alegre. Esse projeto apresenta uma modalidade para a formação de docentes em que o conto ficcional constituiu-se como texto fundamental de estudo, e congrega professores municipais que atuam no ensino fundamental daqueles municípios. O foco desta pesquisa foi a forma como as leituras compartilhadas estabeleceram-se no projeto Clube do Professor Leitor-Escritor e os efeitos dessa transmissão no modo como os participantes (d)escreveram sua prática docente durante o projeto. Para a leitura desse Clube, operou-se com quatro tipos de textos que circulavam no projeto, e cuja trama foi chamada de textumalidades: texto conto literário, texto diário de borda, leitura-texto e texto conto de formação. Procedeu-se a essa leitura do Clube por intermédio das lentes teóricas oferecidas fundamentalmente por Freud, Lacan e Barthes. A aposta dos coordenadores do Clube era de que a abertura de um espaço de leitura compartilhada promoveria também a escrita criativa dos participantes, além de auxiliá-los na forma como poderiam operar essa transmissão para seus alunos. Percebeu-se, entretanto, que a leitura favoreceu de fato a escrita de narrativas criativas no Clube, porém não numa continuidade imaginária. Como na Banda de Moebius, pode surgir uma torsão do encontro entre os significantes do conto literário e os fragmentos da memória. Disso resulta como efeito a virada da leitura para a escrita de narrativas e fundamentalmente o desenrolar de uma terceira história que é um narrar a própria prática docente. Enquanto leem contos e escrevem narrativas, os professores tecem o enredo de um conto de formação. Nesse movimento, os participantes constroem hipóteses sobre a forma como podem operar a passagem dessa experiência no Clube para seus alunos e de como podem manter vivo o lugar do "passador" como um elo de uma cadeia infindável.
id URGS_24c1d838ff8376a74a0904ed656c46c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17444
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fröhlich, Cláudia BecharaMoschen, Simone Zanon2009-10-14T04:17:11Z2009http://hdl.handle.net/10183/17444000717615Este é um estudo sobre a transmissão da leitura no projeto Clube do Professor Leitor- Escritor, desenvolvido nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, Estado do Rio Grande do Sul, situados em uma região de colonização tipicamente alemã, distante aproximadamente 60 km de Porto Alegre. Esse projeto apresenta uma modalidade para a formação de docentes em que o conto ficcional constituiu-se como texto fundamental de estudo, e congrega professores municipais que atuam no ensino fundamental daqueles municípios. O foco desta pesquisa foi a forma como as leituras compartilhadas estabeleceram-se no projeto Clube do Professor Leitor-Escritor e os efeitos dessa transmissão no modo como os participantes (d)escreveram sua prática docente durante o projeto. Para a leitura desse Clube, operou-se com quatro tipos de textos que circulavam no projeto, e cuja trama foi chamada de textumalidades: texto conto literário, texto diário de borda, leitura-texto e texto conto de formação. Procedeu-se a essa leitura do Clube por intermédio das lentes teóricas oferecidas fundamentalmente por Freud, Lacan e Barthes. A aposta dos coordenadores do Clube era de que a abertura de um espaço de leitura compartilhada promoveria também a escrita criativa dos participantes, além de auxiliá-los na forma como poderiam operar essa transmissão para seus alunos. Percebeu-se, entretanto, que a leitura favoreceu de fato a escrita de narrativas criativas no Clube, porém não numa continuidade imaginária. Como na Banda de Moebius, pode surgir uma torsão do encontro entre os significantes do conto literário e os fragmentos da memória. Disso resulta como efeito a virada da leitura para a escrita de narrativas e fundamentalmente o desenrolar de uma terceira história que é um narrar a própria prática docente. Enquanto leem contos e escrevem narrativas, os professores tecem o enredo de um conto de formação. Nesse movimento, os participantes constroem hipóteses sobre a forma como podem operar a passagem dessa experiência no Clube para seus alunos e de como podem manter vivo o lugar do "passador" como um elo de uma cadeia infindável.This is a study about the transmission of the reading in the Reading-Writing Teacher's Club's project, developed in the cities of Dois Irmãos and Morro Reuter, Rio Grande do Sul state, located in a region of typically German colonization, distant about 60 km from Porto Alegre. This project presents a method for training teachers in which the fictional tale was the fundamental text for study and it brings together teachers who work in municipal elementary schools of those cities. The focus of this research was how the shared readings were established in the Reading-Writing Teacher's Club's project and the effects of this transmission and in the way the participants have described/written their teaching practice during the project. To the reading of this Club one operated on four types of texts that circulated in the project, whose plot has been called textumialities: literary tale text, boundary diary text, reading-text and training tale text. One proceeded this reading of the Club through the theoretical lenses mainly offered by Freud, Lacan and Barthes. The Club coordinators' bet was that the opening of a shared reading space would promote also the participants' creative writing as well to assist them in the way how they could operate that transmission to their students. It was noticed, however, that the reading in fact supported the writing of creative narrative in the Club, but not in an imaginary continuity. Torsion, as in the Moebius Band, can emerge from the encounter among the literary tale significant and the memory fragments. The turn over from the reading to the writing of tales and fundamentally the development of a third story which is a telling of one's own teaching practice results as an effect of it. While they read tales and writing narratives, the teachers weave the plot of a training tale. In that motion, the participants construct hypotheses on how they can operate the passage of this experience in the Club to their students and how they can keep alive the "shifter" spot as a link in an endless chain.application/pdfporProfessorFormaçãoLeituraPsicanáliseBarthes, Roland 1915-1980.Lacan, Jacques 1901-1981.Freud, Sigmund 1856-1939.Teachers' trainingLanguageReadingTransmissionPsychoanalysisNas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000717615.pdf.txt000717615.pdf.txtExtracted Texttext/plain428151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/2/000717615.pdf.txt011fd80502bba00e36b9d18fc4800798MD52ORIGINAL000717615.pdf000717615.pdfTexto completoapplication/pdf1216383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/1/000717615.pdfc94235cb1616725dc573d6e3381c8a80MD51THUMBNAIL000717615.pdf.jpg000717615.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/3/000717615.pdf.jpg8e819dcd824b9b1fcb792aecef07e99dMD5310183/174442018-10-16 09:07:35.048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
title Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
spellingShingle Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
Fröhlich, Cláudia Bechara
Professor
Formação
Leitura
Psicanálise
Barthes, Roland 1915-1980.
Lacan, Jacques 1901-1981.
Freud, Sigmund 1856-1939.
Teachers' training
Language
Reading
Transmission
Psychoanalysis
title_short Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
title_full Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
title_fullStr Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
title_full_unstemmed Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
title_sort Nas dobras de um conto : leitura e transmissão no clube do professor leitor-escritor
author Fröhlich, Cláudia Bechara
author_facet Fröhlich, Cláudia Bechara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fröhlich, Cláudia Bechara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moschen, Simone Zanon
contributor_str_mv Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Leitura
Psicanálise
Barthes, Roland 1915-1980.
Lacan, Jacques 1901-1981.
Freud, Sigmund 1856-1939.
topic Professor
Formação
Leitura
Psicanálise
Barthes, Roland 1915-1980.
Lacan, Jacques 1901-1981.
Freud, Sigmund 1856-1939.
Teachers' training
Language
Reading
Transmission
Psychoanalysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers' training
Language
Reading
Transmission
Psychoanalysis
description Este é um estudo sobre a transmissão da leitura no projeto Clube do Professor Leitor- Escritor, desenvolvido nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, Estado do Rio Grande do Sul, situados em uma região de colonização tipicamente alemã, distante aproximadamente 60 km de Porto Alegre. Esse projeto apresenta uma modalidade para a formação de docentes em que o conto ficcional constituiu-se como texto fundamental de estudo, e congrega professores municipais que atuam no ensino fundamental daqueles municípios. O foco desta pesquisa foi a forma como as leituras compartilhadas estabeleceram-se no projeto Clube do Professor Leitor-Escritor e os efeitos dessa transmissão no modo como os participantes (d)escreveram sua prática docente durante o projeto. Para a leitura desse Clube, operou-se com quatro tipos de textos que circulavam no projeto, e cuja trama foi chamada de textumalidades: texto conto literário, texto diário de borda, leitura-texto e texto conto de formação. Procedeu-se a essa leitura do Clube por intermédio das lentes teóricas oferecidas fundamentalmente por Freud, Lacan e Barthes. A aposta dos coordenadores do Clube era de que a abertura de um espaço de leitura compartilhada promoveria também a escrita criativa dos participantes, além de auxiliá-los na forma como poderiam operar essa transmissão para seus alunos. Percebeu-se, entretanto, que a leitura favoreceu de fato a escrita de narrativas criativas no Clube, porém não numa continuidade imaginária. Como na Banda de Moebius, pode surgir uma torsão do encontro entre os significantes do conto literário e os fragmentos da memória. Disso resulta como efeito a virada da leitura para a escrita de narrativas e fundamentalmente o desenrolar de uma terceira história que é um narrar a própria prática docente. Enquanto leem contos e escrevem narrativas, os professores tecem o enredo de um conto de formação. Nesse movimento, os participantes constroem hipóteses sobre a forma como podem operar a passagem dessa experiência no Clube para seus alunos e de como podem manter vivo o lugar do "passador" como um elo de uma cadeia infindável.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-14T04:17:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17444
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000717615
url http://hdl.handle.net/10183/17444
identifier_str_mv 000717615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/2/000717615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/1/000717615.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17444/3/000717615.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 011fd80502bba00e36b9d18fc4800798
c94235cb1616725dc573d6e3381c8a80
8e819dcd824b9b1fcb792aecef07e99d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085156171546624