A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196539
Resumo: NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores da Universidade Regional de Blumenau – LIFE/Furb. A dissertação é apresentada em três capítulos em formato de artigos. No primeiro capítulo, essa pesquisa traz um breve histórico de iniciativas do governo brasileiro para a formação de professores da rede pública de educação básica para o uso de tecnologias, como forma de contextualizar o tema da pesquisa. No segundo capítulo, apresenta-se uma reflexão sobre a formação de professores para o uso das tecnologias digitais, a partir da análise de produções bibliográficas sobre essa temática. O objetivo do segundo capítulo é problematizar a formação inicial e continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, considerando o papel do professor diante dessas tecnologias. No terceiro capítulo, apresentam-se os resultados do estudo de caso sobre o LIFE/Furb, no qual se utilizou metodologia de caráter qualitativo e fez uso da aplicação de questionários aos professores que participaram de uma formação no LIFE/Furb, cujo objetivo foi verificar a relação dos professores com tecnologias antes de participarem da formação e como essa relação se estabelece após a participação na formação proporcionada pelo LIFE/Furb. Esta dissertação de mestrado conclui que não basta equipar as escolas com tecnologias de última geração; é necessário preparar, motivar e qualificar constantemente os professores para o uso dessas tecnologias. As formações inicial e continuada de professores são cruciais para fazer com que estes profissionais acompanhem as mudanças que ocorrem na sociedade e, dessa forma, evitem que a escola se torne ultrapassada.
id URGS_251989d3ff7e82b6e56d373c5421110b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196539
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cruz, Ninna Carla Zamariolli de AraújoNobile, Marcia Finimundi2019-07-04T02:33:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/196539001095283NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores da Universidade Regional de Blumenau – LIFE/Furb. A dissertação é apresentada em três capítulos em formato de artigos. No primeiro capítulo, essa pesquisa traz um breve histórico de iniciativas do governo brasileiro para a formação de professores da rede pública de educação básica para o uso de tecnologias, como forma de contextualizar o tema da pesquisa. No segundo capítulo, apresenta-se uma reflexão sobre a formação de professores para o uso das tecnologias digitais, a partir da análise de produções bibliográficas sobre essa temática. O objetivo do segundo capítulo é problematizar a formação inicial e continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, considerando o papel do professor diante dessas tecnologias. No terceiro capítulo, apresentam-se os resultados do estudo de caso sobre o LIFE/Furb, no qual se utilizou metodologia de caráter qualitativo e fez uso da aplicação de questionários aos professores que participaram de uma formação no LIFE/Furb, cujo objetivo foi verificar a relação dos professores com tecnologias antes de participarem da formação e como essa relação se estabelece após a participação na formação proporcionada pelo LIFE/Furb. Esta dissertação de mestrado conclui que não basta equipar as escolas com tecnologias de última geração; é necessário preparar, motivar e qualificar constantemente os professores para o uso dessas tecnologias. As formações inicial e continuada de professores são cruciais para fazer com que estes profissionais acompanhem as mudanças que ocorrem na sociedade e, dessa forma, evitem que a escola se torne ultrapassada.This dissertation seeks to investigate how teacher training occurs for the use of digital information and communication technologies and for this purpose it has proposed to carry out a case study on the Support Program for Interdisciplinary Laboratories of Educators Training of the Regional University of Blumenau - LIFE/Furb. In the first chapter, this research brings a brief history of initiatives by the Brazilian government to training teachers of the public basic education network for the use of technologies as a way of contextualizing the research theme. The second chapter presents a reflection on teachers training for the use of digital technologies, based on the analysis of bibliographic productions on this theme. The objective of this chapter is to problematize the initial and continuing teacher training for the use of digital information and communication technologies, considering the role of the teacher in these technologies. The third chapter presents the results of the LIFE/Furb case study. The methodology used in this research is qualitative and made use of surveys with the teachers who participated in a LIFE/Furb training, whose objective was to verify the relationship of teachers with technologies before participating in the training and how this relationship is established after participation in training provided by LIFE/Furb. This study concludes that it is not enough to equip schools with state-of-the-art technologies, it is necessary to prepare, motivate and constantly qualify teachers for the use of these technologies. Initial and continuing teacher trainings are crucial in getting these professionals to follow the changes that take place in society and thus prevent the school from becoming outdated.application/pdfporUniversidade Regional de BlumenauFormação de professoresEducação continuadaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Teacher trainingTechnologiesSchoolEducationA formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095283.pdf.txt001095283.pdf.txtExtracted Texttext/plain246031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196539/2/001095283.pdf.txtaf50e08e35988f6473af72b1e0897953MD52ORIGINAL001095283.pdfTexto completoapplication/pdf1856985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196539/1/001095283.pdfe6920595ccf1402a9cd60f244ee02845MD5110183/1965392019-07-05 02:33:52.581368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
title A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
spellingShingle A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo
Universidade Regional de Blumenau
Formação de professores
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Teacher training
Technologies
School
Education
title_short A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
title_full A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
title_fullStr A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
title_full_unstemmed A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
title_sort A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
author Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo
author_facet Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
contributor_str_mv Nobile, Marcia Finimundi
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
Formação de professores
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Universidade Regional de Blumenau
Formação de professores
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Teacher training
Technologies
School
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Technologies
School
Education
description NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores da Universidade Regional de Blumenau – LIFE/Furb. A dissertação é apresentada em três capítulos em formato de artigos. No primeiro capítulo, essa pesquisa traz um breve histórico de iniciativas do governo brasileiro para a formação de professores da rede pública de educação básica para o uso de tecnologias, como forma de contextualizar o tema da pesquisa. No segundo capítulo, apresenta-se uma reflexão sobre a formação de professores para o uso das tecnologias digitais, a partir da análise de produções bibliográficas sobre essa temática. O objetivo do segundo capítulo é problematizar a formação inicial e continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, considerando o papel do professor diante dessas tecnologias. No terceiro capítulo, apresentam-se os resultados do estudo de caso sobre o LIFE/Furb, no qual se utilizou metodologia de caráter qualitativo e fez uso da aplicação de questionários aos professores que participaram de uma formação no LIFE/Furb, cujo objetivo foi verificar a relação dos professores com tecnologias antes de participarem da formação e como essa relação se estabelece após a participação na formação proporcionada pelo LIFE/Furb. Esta dissertação de mestrado conclui que não basta equipar as escolas com tecnologias de última geração; é necessário preparar, motivar e qualificar constantemente os professores para o uso dessas tecnologias. As formações inicial e continuada de professores são cruciais para fazer com que estes profissionais acompanhem as mudanças que ocorrem na sociedade e, dessa forma, evitem que a escola se torne ultrapassada.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-04T02:33:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196539
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095283
url http://hdl.handle.net/10183/196539
identifier_str_mv 001095283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196539/2/001095283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196539/1/001095283.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af50e08e35988f6473af72b1e0897953
e6920595ccf1402a9cd60f244ee02845
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085486306263040