O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7541 |
Resumo: | Este trabalho relata a utilização de tópicos ligados à Astronomia, como motivação educacional, a fim de inserir o estudo das radiações eletromagnéticas com abordagem na Física Moderna e Contemporânea. Em geral, a bibliografia atual disponível trata deste assunto (sob o título “ondas eletromagnéticas”) no capítulo relacionado a “ondas”, dentro da Física Clássica, não abordando assim, conceitos da Física Moderna: dualidade onda partícula, quantização da energia, efeito fotoelétrico, Lei de Planck, etc. O tema foi abordado utilizando atividades práticas: observação do Sol, observação do céu com telescópio, simulação computacional através de applets disponíveis na Internet, atividades de laboratório, sempre partindo de aspectos relacionados à Astronomia. A proposta foi aplicada em uma turma de terceira série de Ensino Médio, do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, cidade do Vale do Rio dos Sinos. Este trabalho foi embasado pela Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e de Novak, e pela Teoria de mediação de Vygotsky. A partir dos dados colhidos através de testes comparativos, entrevistas e depoimentos dos alunos, foi possível detectar que eles estiveram motivados para a aprendizagem, sendo que alguns inclusive passaram a interessar-se mais pela disciplina de Física. Ao finalizar a aplicação desta proposta de trabalho, foi criado um CD com textos, simulações e sugestões para aplicações em sala de aula. |
id |
URGS_2561d929dd9704aef73da25a8a2a46a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7541 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schmitt, César EduardoSantiago, Basilio Xavier2007-06-06T19:07:26Z2006http://hdl.handle.net/10183/7541000547624Este trabalho relata a utilização de tópicos ligados à Astronomia, como motivação educacional, a fim de inserir o estudo das radiações eletromagnéticas com abordagem na Física Moderna e Contemporânea. Em geral, a bibliografia atual disponível trata deste assunto (sob o título “ondas eletromagnéticas”) no capítulo relacionado a “ondas”, dentro da Física Clássica, não abordando assim, conceitos da Física Moderna: dualidade onda partícula, quantização da energia, efeito fotoelétrico, Lei de Planck, etc. O tema foi abordado utilizando atividades práticas: observação do Sol, observação do céu com telescópio, simulação computacional através de applets disponíveis na Internet, atividades de laboratório, sempre partindo de aspectos relacionados à Astronomia. A proposta foi aplicada em uma turma de terceira série de Ensino Médio, do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, cidade do Vale do Rio dos Sinos. Este trabalho foi embasado pela Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e de Novak, e pela Teoria de mediação de Vygotsky. A partir dos dados colhidos através de testes comparativos, entrevistas e depoimentos dos alunos, foi possível detectar que eles estiveram motivados para a aprendizagem, sendo que alguns inclusive passaram a interessar-se mais pela disciplina de Física. Ao finalizar a aplicação desta proposta de trabalho, foi criado um CD com textos, simulações e sugestões para aplicações em sala de aula.application/pdfporEnsino de astronomia : Ensino médioEletromagnetismoMétodos de ensinoOndas eletromagnéticasAprendizagem significativaConstrutivismoO uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000547624.pdf000547624.pdfTexto completoapplication/pdf3215574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/1/000547624.pdfde124e07febc52a22b70fa1b1adf7f9cMD51TEXT000547624.pdf.txt000547624.pdf.txtExtracted Texttext/plain194098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/2/000547624.pdf.txt44e59fece03aa60e5666f8881b9f619dMD52THUMBNAIL000547624.pdf.jpg000547624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/3/000547624.pdf.jpg74cea2bfda9e938fc79ed98b5f174ce7MD5310183/75412022-12-28 06:06:16.035044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-28T08:06:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
title |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
spellingShingle |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio Schmitt, César Eduardo Ensino de astronomia : Ensino médio Eletromagnetismo Métodos de ensino Ondas eletromagnéticas Aprendizagem significativa Construtivismo |
title_short |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
title_full |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
title_fullStr |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
title_sort |
O uso da astronomia como instrumento para a introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas no ensino médio |
author |
Schmitt, César Eduardo |
author_facet |
Schmitt, César Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, César Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago, Basilio Xavier |
contributor_str_mv |
Santiago, Basilio Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de astronomia : Ensino médio Eletromagnetismo Métodos de ensino Ondas eletromagnéticas Aprendizagem significativa Construtivismo |
topic |
Ensino de astronomia : Ensino médio Eletromagnetismo Métodos de ensino Ondas eletromagnéticas Aprendizagem significativa Construtivismo |
description |
Este trabalho relata a utilização de tópicos ligados à Astronomia, como motivação educacional, a fim de inserir o estudo das radiações eletromagnéticas com abordagem na Física Moderna e Contemporânea. Em geral, a bibliografia atual disponível trata deste assunto (sob o título “ondas eletromagnéticas”) no capítulo relacionado a “ondas”, dentro da Física Clássica, não abordando assim, conceitos da Física Moderna: dualidade onda partícula, quantização da energia, efeito fotoelétrico, Lei de Planck, etc. O tema foi abordado utilizando atividades práticas: observação do Sol, observação do céu com telescópio, simulação computacional através de applets disponíveis na Internet, atividades de laboratório, sempre partindo de aspectos relacionados à Astronomia. A proposta foi aplicada em uma turma de terceira série de Ensino Médio, do Instituto Estadual de Educação de Sapiranga, cidade do Vale do Rio dos Sinos. Este trabalho foi embasado pela Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e de Novak, e pela Teoria de mediação de Vygotsky. A partir dos dados colhidos através de testes comparativos, entrevistas e depoimentos dos alunos, foi possível detectar que eles estiveram motivados para a aprendizagem, sendo que alguns inclusive passaram a interessar-se mais pela disciplina de Física. Ao finalizar a aplicação desta proposta de trabalho, foi criado um CD com textos, simulações e sugestões para aplicações em sala de aula. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:07:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7541 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000547624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7541 |
identifier_str_mv |
000547624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/1/000547624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/2/000547624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7541/3/000547624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de124e07febc52a22b70fa1b1adf7f9c 44e59fece03aa60e5666f8881b9f619d 74cea2bfda9e938fc79ed98b5f174ce7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085078106112000 |