Entre artes de fazer e experimentações : a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida como instituição educativa e sua inscrição na história das organizações estudantis sul-rio-grandenses (1934-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hinterholz, Marcos Luiz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257300
Resumo: A presente Tese é resultado de uma pesquisa inscrita no campo temático da história da educação e defende que a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (Ceuaca) foi uma instituição educativa não-escolarizada e um remanescente dos movimentos estudantis sul-rio-grandenses da década de 1930. Localizada em Porto Alegre-RS e fundada em 1934, a Ceuaca foi a primeira organização de moradia para estudantes do estado, funcionando de modo autônomo e autogerido por mais de oito décadas. Espécie de cooperativa, sua criação esteve em sintonia com os ideais do Manifesto de Córdoba (1918) e as disputas em torno do modelo de universidade então discutidos para o Rio Grande do Sul, especialmente no que diz respeito a função social e a democratização do ensino superior. A história dessa entidade igualmente entrecruza-se à trajetória biográfica de Aparício Cora de Almeida (1906-1935), líder estudantil dos anos 1930, ligado ao Partido Comunista do Brasil (PCB) e morto em circunstâncias nunca plenamente esclarecidas. O estudo privilegiou o arquivo da Casa do Estudante como corpus empírico, mobilizando subsidiariamente fontes jornalísticas, iconográficas e narrativas orais. Partindo de uma série de enunciados que atribuem um valor formativo à vivência da moradia estudantil, buscou-se perscrutar a Casa em suas possíveis dimensões educativas, construindo para tal a noção de espaço de possibilidades experienciais, forjada a partir do pensamento de Michel de Certeau, Michel Foucault e do conceito de instituição educativa de Justino Magalhães. As análises estiveram centradas em práticas e cenas cotidianas dessa institucionalidade e os ecos de experiências históricas gerais no seu interior, bem como as prováveis experimentações e deslocamentos dos residentes em relação a si mesmos a partir da relação com o outro no espaço da Casa. Assim, dentro do recorte temporal 1934-2021, foi possível entender a instituição como uma extensão da experiência universitária, um espaço de aquisição de saberes e habilidades fora de parâmetros certificados, favorecendo a ampliação de repertórios técnicos, culturais, éticos, estéticos e de engajamentos políticos a distintas gerações de estudantes. Foram analisados aspectos atinentes a um saber-fazer e um saber-conviver, o que concorreu para a afirmação da Ceuaca como uma instituição educativa e ao mesmo tempo possibilitou inscrevê-la na história das organizações estudantis do estado do Rio Grande do Sul. Ao buscar teorizar e conferir densidade ao fenômeno da moradia estudantil, este trabalho pretendeu ser uma contribuição aos esforços de renovação hermenêutica sobre espaços acadêmicos que tradicionalmente foram vistos como acessórios.
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A história dessa entidade igualmente entrecruza-se à trajetória biográfica de Aparício Cora de Almeida (1906-1935), líder estudantil dos anos 1930, ligado ao Partido Comunista do Brasil (PCB) e morto em circunstâncias nunca plenamente esclarecidas. O estudo privilegiou o arquivo da Casa do Estudante como corpus empírico, mobilizando subsidiariamente fontes jornalísticas, iconográficas e narrativas orais. Partindo de uma série de enunciados que atribuem um valor formativo à vivência da moradia estudantil, buscou-se perscrutar a Casa em suas possíveis dimensões educativas, construindo para tal a noção de espaço de possibilidades experienciais, forjada a partir do pensamento de Michel de Certeau, Michel Foucault e do conceito de instituição educativa de Justino Magalhães. As análises estiveram centradas em práticas e cenas cotidianas dessa institucionalidade e os ecos de experiências históricas gerais no seu interior, bem como as prováveis experimentações e deslocamentos dos residentes em relação a si mesmos a partir da relação com o outro no espaço da Casa. Assim, dentro do recorte temporal 1934-2021, foi possível entender a instituição como uma extensão da experiência universitária, um espaço de aquisição de saberes e habilidades fora de parâmetros certificados, favorecendo a ampliação de repertórios técnicos, culturais, éticos, estéticos e de engajamentos políticos a distintas gerações de estudantes. Foram analisados aspectos atinentes a um saber-fazer e um saber-conviver, o que concorreu para a afirmação da Ceuaca como uma instituição educativa e ao mesmo tempo possibilitou inscrevê-la na história das organizações estudantis do estado do Rio Grande do Sul. Ao buscar teorizar e conferir densidade ao fenômeno da moradia estudantil, este trabalho pretendeu ser uma contribuição aos esforços de renovação hermenêutica sobre espaços acadêmicos que tradicionalmente foram vistos como acessórios.The present Thesis is the result of an investigation within the thematic field of the History of Education and argues that the College Student Residence Aparício Cora de Almeida - Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (CEAUCA) was a non-school educational institution and a remnant of the student movements of the 1930s. Situated in Porto Alegre-RS and established in 1934, CEAUCA was the first student residence organization in the state, operating in an autonomous and self-managed way for more than eight decades. The creation of this cooperative-like institution was in tune with the ideals of the Cordoba Manifesto (1918) and the disputes around the university model that was then under discussion for Rio Grande do Sul, especially regarding social function and the democratization of higher education. The history of this entity is also intertwined with the biographical trajectory of Aparício Cora de Almeida (1906-1935), a student leader in the 1930s, linked to the Communist Party of Brazil (PCB) and killed in circumstances that have never been fully clarified. The study emphasized the archives of the Student House as an empirical corpus, mobilizing journalistic sources, iconography, and oral narratives. Starting from a series of statements that attribute a formative value to the experience of the student residence, we sought to scrutinize CEAUCA in its possible educational dimensions, building for this the notion of space of experiential possibilities, developed from the thought of Michel De Certeau, Michel Foucault and the concept of educational institution by Justino Magalhães. The analyses were centered on the daily practices and scenes of this institutionality and the echoes of general historical experiences within it, as well as the probable experimentations and displacements of the residents concerning themselves from the relationship with other people in the space of the House. Thus, within the 1934-2021 timeframe, it was possible to perceive the institution as an extension of the university experience, a place for the acquisition of knowledge and skills outside certificated parameters, fostering the broadening of technical, cultural, ethical, aesthetic, and political engagement repertoires for different generations of students. Aspects related to knowing to do and knowing to live together were analyzed, which contributed to the affirmation of CEAUCA as an educational institution and, at the same time, made it possible to inscribe it in the history of student organizations in the state of Rio Grande do Sul. By seeking to theorize and confer density to the phenomenon of student housing, this work aimed at being a contribution to the efforts of hermeneutic renovation on academic spaces that have traditionally been seen as accessories.application/pdfporCasa do estudanteMovimento estudantilAlunoEducational institutionStudent movementStudent housingAparício Cora de Almeida University Student House (Ceuaca)ExperienceEntre artes de fazer e experimentações : a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida como instituição educativa e sua inscrição na história das organizações estudantis sul-rio-grandenses (1934-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166333.pdf.txt001166333.pdf.txtExtracted Texttext/plain617497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257300/2/001166333.pdf.txt87c56cbf535dbf39d1aa27848e4f68deMD52ORIGINAL001166333.pdfTexto completoapplication/pdf7557943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257300/1/001166333.pdf04cd03bd2ec9a42193fd7f16fb7e3882MD5110183/2573002023-04-21 03:23:09.6413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:23:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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