Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39664 |
Resumo: | A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual. |
id |
URGS_25cabdeacd4b95cef108ea59268dc6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39664 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Arenhaldt, RafaelDorneles, Malvina do Amaral2012-04-26T01:23:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/39664000826369A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual.The thesis shows the trajectories and the (in)tense reality of students, teachers and administrators who crisscrossed, enlaced and intertwined their lives in the Knowledge Connections Program of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, in the period 2005 to 2009. It invokes and provokes a reflection on the ethical, aesthetic and affective provisions manifested in the actions and in the togetherness, the narrations and the testimonies of the lives of those who made and shaped this Program. It highlights the ways that have provided and maintained, (dis)potentialized and (un)worsened and given vigor and vitality to its realization. By listening to the testimonies of the life of students, teachers, administrators, this work exposes the disposition of its author to be listening in on life in its multiple relationships and its inter-laced destinations. To this end, it employs methodological procedures such as memorials, testimonies of life, individual and group interviews (focus group), compilation and analysis of documents, a diary of reflections and other records. The study is configured and focused on a way to do research that permits to be surprised by the mundane, with the trajectory that is shown, with life as it is; as pertains to an open and sensitive reason, to a sociology that is understanding and tender as shaped by Michel Maffesoli, and to Form and Sociology of social forms by Georg Simmel. The paths of life are intertwined beginning from the traces and marks of family and school, of the relations of work and study, community engagement, the choice of courses, the University entrance exam, the entry into higher education, living in the University. The discussion focuses on (1) identification processes and ethics evident in the testimonies, narrations and togetherness, (2) the (in)tense relations lived by the actors who produced the “Connections”, (3) both characterized by conflict as a form of sociation (Vergellschaftung) (Simmel) and transfigured by the power of politics, education, ethics, aestheticism, affectation.application/pdfporAções afirmativasUniversidade públicaExtensão universitáriaEstudanteAffirmative action and the public universityStudents of working-class originHigher educationKnowledge connections programUFRGSUniversity extensionVidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000826369.pdf.txt000826369.pdf.txtExtracted Texttext/plain585334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/2/000826369.pdf.txt3183c79049bd603083bd40e3c3021fa0MD52ORIGINAL000826369.pdf000826369.pdfTexto completoapplication/pdf2412893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/1/000826369.pdfd8c34c429012b0b9335a2b09c8608082MD51THUMBNAIL000826369.pdf.jpg000826369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/3/000826369.pdf.jpg8ba8b8807776678c8d20331ff11d959dMD5310183/396642018-10-10 08:23:18.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
title |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
spellingShingle |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade Arenhaldt, Rafael Ações afirmativas Universidade pública Extensão universitária Estudante Affirmative action and the public university Students of working-class origin Higher education Knowledge connections program UFRGS University extension |
title_short |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
title_full |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
title_fullStr |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
title_full_unstemmed |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
title_sort |
Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade |
author |
Arenhaldt, Rafael |
author_facet |
Arenhaldt, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorneles, Malvina do Amaral |
contributor_str_mv |
Dorneles, Malvina do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Universidade pública Extensão universitária Estudante |
topic |
Ações afirmativas Universidade pública Extensão universitária Estudante Affirmative action and the public university Students of working-class origin Higher education Knowledge connections program UFRGS University extension |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative action and the public university Students of working-class origin Higher education Knowledge connections program UFRGS University extension |
description |
A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-26T01:23:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39664 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000826369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39664 |
identifier_str_mv |
000826369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/2/000826369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/1/000826369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/3/000826369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3183c79049bd603083bd40e3c3021fa0 d8c34c429012b0b9335a2b09c8608082 8ba8b8807776678c8d20331ff11d959d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085223780581376 |