Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39664
Resumo: A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual.
id URGS_25cabdeacd4b95cef108ea59268dc6be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39664
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Arenhaldt, RafaelDorneles, Malvina do Amaral2012-04-26T01:23:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/39664000826369A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual.The thesis shows the trajectories and the (in)tense reality of students, teachers and administrators who crisscrossed, enlaced and intertwined their lives in the Knowledge Connections Program of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, in the period 2005 to 2009. It invokes and provokes a reflection on the ethical, aesthetic and affective provisions manifested in the actions and in the togetherness, the narrations and the testimonies of the lives of those who made and shaped this Program. It highlights the ways that have provided and maintained, (dis)potentialized and (un)worsened and given vigor and vitality to its realization. By listening to the testimonies of the life of students, teachers, administrators, this work exposes the disposition of its author to be listening in on life in its multiple relationships and its inter-laced destinations. To this end, it employs methodological procedures such as memorials, testimonies of life, individual and group interviews (focus group), compilation and analysis of documents, a diary of reflections and other records. The study is configured and focused on a way to do research that permits to be surprised by the mundane, with the trajectory that is shown, with life as it is; as pertains to an open and sensitive reason, to a sociology that is understanding and tender as shaped by Michel Maffesoli, and to Form and Sociology of social forms by Georg Simmel. The paths of life are intertwined beginning from the traces and marks of family and school, of the relations of work and study, community engagement, the choice of courses, the University entrance exam, the entry into higher education, living in the University. The discussion focuses on (1) identification processes and ethics evident in the testimonies, narrations and togetherness, (2) the (in)tense relations lived by the actors who produced the “Connections”, (3) both characterized by conflict as a form of sociation (Vergellschaftung) (Simmel) and transfigured by the power of politics, education, ethics, aestheticism, affectation.application/pdfporAções afirmativasUniversidade públicaExtensão universitáriaEstudanteAffirmative action and the public universityStudents of working-class originHigher educationKnowledge connections programUFRGSUniversity extensionVidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000826369.pdf.txt000826369.pdf.txtExtracted Texttext/plain585334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/2/000826369.pdf.txt3183c79049bd603083bd40e3c3021fa0MD52ORIGINAL000826369.pdf000826369.pdfTexto completoapplication/pdf2412893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/1/000826369.pdfd8c34c429012b0b9335a2b09c8608082MD51THUMBNAIL000826369.pdf.jpg000826369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/3/000826369.pdf.jpg8ba8b8807776678c8d20331ff11d959dMD5310183/396642018-10-10 08:23:18.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
title Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
spellingShingle Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
Arenhaldt, Rafael
Ações afirmativas
Universidade pública
Extensão universitária
Estudante
Affirmative action and the public university
Students of working-class origin
Higher education
Knowledge connections program
UFRGS
University extension
title_short Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
title_full Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
title_fullStr Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
title_full_unstemmed Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
title_sort Vidas em conexões (in)tensas na UFRGS: o Programa Conexões de Saberes como uma pedagogia do estar-junto na Universidade
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
contributor_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Universidade pública
Extensão universitária
Estudante
topic Ações afirmativas
Universidade pública
Extensão universitária
Estudante
Affirmative action and the public university
Students of working-class origin
Higher education
Knowledge connections program
UFRGS
University extension
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative action and the public university
Students of working-class origin
Higher education
Knowledge connections program
UFRGS
University extension
description A tese mostra as trajetórias e a presença (in)tensa de estudantes, docentes e gestores que entrecruzaram e en(tre)laçaram suas vidas no Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no período de 2005 a 2009. Invoca e provoca uma reflexão sobre as disposições éticas, estéticas e afetuais que se manifestaram nas ações e no estar-junto, nas narrativas e testemunhos das vidas daqueles que fizeram e configuraram o referido Programa. Põe em evidência as formas que teceram e sustentaram, (des)mobilizaram e (des)potencializaram, deram vigor e vitalismo à sua realização. Através da escuta dos testemunhos de vida de estudantes, de professores, de gestores, a pesquisa expõe a disposição do seu autor em ser e estar escutador da vida em suas múltiplas relações e em seus destinos entre-cruzados. Para tanto, utiliza-se de procedimentos metodológicos tais como memoriais, testemunhos de vida, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), compilação e análise de documentos, um diário de reflexões e outros registros. O estudo se configura e se ampara em um modo de fazer pesquisa que se permite surpreender com o dado mundano, com a trajetória que se mostra, com a vida que é; próprio de uma razão aberta e sensível, de uma Sociologia compreensiva, acariciante e do formismo de Michel Maffesoli, bem como da Forma e da Sociologia das formas sociais de Georg Simmel. As trajetórias de vida são entrelaçadas a partir dos traços e marcas familiares e escolares, das relações trabalho-estudo, do engajamento comunitário, da escolha do curso, do Concurso Vestibular, do ingresso no Ensino Superior, do viver na Universidade. A reflexão privilegia (1) os processos de identificação e as éticas manifestas nos testemunhos, nas narrativas e no estar-junto; (2) as (in)tensas relações vivenciadas pelos atores que produziram o Conexões ; (3) ambos caracterizados pelo conflito como uma forma de sociação (Simmel) e transfigurados pela potência do político, do educativo, do ético, do estético, do afetual.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-26T01:23:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000826369
url http://hdl.handle.net/10183/39664
identifier_str_mv 000826369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/2/000826369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/1/000826369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39664/3/000826369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3183c79049bd603083bd40e3c3021fa0
d8c34c429012b0b9335a2b09c8608082
8ba8b8807776678c8d20331ff11d959d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085223780581376