Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ost, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134895
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo experimental acerca da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável. É estudado o escoamento sobre dois cilindros dispostos lado a lado, para o canal aerodinâmico com intensidade de turbulência inferior a 1%, para o canal aerodinâmico com grade promotora de turbulência com intensidade de turbulência de 8 a 7%, e para uma seção do canal aerodinâmico sem paredes laterais. A técnica experimental aplicada consiste na medição das flutuações de velocidade no canal aerodinâmico utilizando a técnica da anemometria de fio quente. As medições são realizadas com duas sondas, uma fixa e outra móvel que foi posicionada em seis pontos diferentes do escoamento. Os dados medidos são tratados através de ferramentas estatísticas, análise espectral e transformadas de ondaletas. Os resultados confirmam a existência do fenômeno da biestabilidade e mostram como o fenômeno sofre alterações quando exposto às condições de maior intensidade de turbulência e redução da razão de bloqueio pela retirada das paredes laterais em uma seção do canal. Para a condição de maior intensidade de turbulência, os resultados mostram que as trocas de modo se intensificam, e em alguns dos pontos de medição os sinais referentes à sonda móvel não apresentam características de biestabilidade. Para o caso sem paredes laterais, os sinais apresentam características de biestabilidade até o momento em que as paredes são removidas.
id URGS_26cf20f7a5663a4715dfeaaac21bf2bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134895
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ost, Ana PaulaMoller, Sergio Vicosa2016-04-06T02:06:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/134895000988347Este trabalho apresenta um estudo experimental acerca da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável. É estudado o escoamento sobre dois cilindros dispostos lado a lado, para o canal aerodinâmico com intensidade de turbulência inferior a 1%, para o canal aerodinâmico com grade promotora de turbulência com intensidade de turbulência de 8 a 7%, e para uma seção do canal aerodinâmico sem paredes laterais. A técnica experimental aplicada consiste na medição das flutuações de velocidade no canal aerodinâmico utilizando a técnica da anemometria de fio quente. As medições são realizadas com duas sondas, uma fixa e outra móvel que foi posicionada em seis pontos diferentes do escoamento. Os dados medidos são tratados através de ferramentas estatísticas, análise espectral e transformadas de ondaletas. Os resultados confirmam a existência do fenômeno da biestabilidade e mostram como o fenômeno sofre alterações quando exposto às condições de maior intensidade de turbulência e redução da razão de bloqueio pela retirada das paredes laterais em uma seção do canal. Para a condição de maior intensidade de turbulência, os resultados mostram que as trocas de modo se intensificam, e em alguns dos pontos de medição os sinais referentes à sonda móvel não apresentam características de biestabilidade. Para o caso sem paredes laterais, os sinais apresentam características de biestabilidade até o momento em que as paredes são removidas.This work presents an experimental study, about the influence of the pitch to diameter ratio and the turbulence intensity on a bistable flow. The flow through two cylinders side-by-side is studied in an aerodynamic channel with turbulence intensity lower than 1%, in an aerodynamic channel with a turbulence grid, that increased the turbulence intensity to about 8 to 7%, and a section of the aerodynamic channel without lateral walls. The experimental technique consists in the measurements of the fluctuating velocities in the aerodynamic channel, using hot wire anemometry. The measurements are performed with two probes, one static, and one movable, positioned in six different points of the flow. The acquired data are analysed through statistical, spectral and wavelet tools. The results confirmed the occurrence of the bistable phenomenon and shows how it behaves when exposed to different conditions of turbulence intensity, and reduction of the blockage ratio aspect due to removal of the lateral walls of a channel section. The results for the higher turbulence intensity condition shows that the switches are intensified, some data resulting of the measurements of the second probe, do not show bistable characteristics. In the no-walls section case, the signals showed bistable features, until the moment the walls were removed.application/pdfporEscoamento turbulentoAnálise matemáticaBistabilityTurbulence intensityPitch to diameter ratioExperimental studyEstudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988347.pdf000988347.pdfTexto completoapplication/pdf2789798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/1/000988347.pdfcd3efeb48fb12a1ca90473bbdee975deMD51TEXT000988347.pdf.txt000988347.pdf.txtExtracted Texttext/plain145960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/2/000988347.pdf.txt21fdfa6f0b9fa76dee12fbc4e26f710bMD52THUMBNAIL000988347.pdf.jpg000988347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/3/000988347.pdf.jpg7fde1e85a0a48fa12625e7ea78d89c81MD5310183/1348952018-10-08 08:34:02.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
title Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
spellingShingle Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
Ost, Ana Paula
Escoamento turbulento
Análise matemática
Bistability
Turbulence intensity
Pitch to diameter ratio
Experimental study
title_short Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
title_full Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
title_fullStr Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
title_full_unstemmed Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
title_sort Estudo experimental da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável em dois cilindros paralelos
author Ost, Ana Paula
author_facet Ost, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ost, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moller, Sergio Vicosa
contributor_str_mv Moller, Sergio Vicosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escoamento turbulento
Análise matemática
topic Escoamento turbulento
Análise matemática
Bistability
Turbulence intensity
Pitch to diameter ratio
Experimental study
dc.subject.eng.fl_str_mv Bistability
Turbulence intensity
Pitch to diameter ratio
Experimental study
description Este trabalho apresenta um estudo experimental acerca da influência da razão de espaçamento e da intensidade de turbulência no escoamento biestável. É estudado o escoamento sobre dois cilindros dispostos lado a lado, para o canal aerodinâmico com intensidade de turbulência inferior a 1%, para o canal aerodinâmico com grade promotora de turbulência com intensidade de turbulência de 8 a 7%, e para uma seção do canal aerodinâmico sem paredes laterais. A técnica experimental aplicada consiste na medição das flutuações de velocidade no canal aerodinâmico utilizando a técnica da anemometria de fio quente. As medições são realizadas com duas sondas, uma fixa e outra móvel que foi posicionada em seis pontos diferentes do escoamento. Os dados medidos são tratados através de ferramentas estatísticas, análise espectral e transformadas de ondaletas. Os resultados confirmam a existência do fenômeno da biestabilidade e mostram como o fenômeno sofre alterações quando exposto às condições de maior intensidade de turbulência e redução da razão de bloqueio pela retirada das paredes laterais em uma seção do canal. Para a condição de maior intensidade de turbulência, os resultados mostram que as trocas de modo se intensificam, e em alguns dos pontos de medição os sinais referentes à sonda móvel não apresentam características de biestabilidade. Para o caso sem paredes laterais, os sinais apresentam características de biestabilidade até o momento em que as paredes são removidas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-06T02:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988347
url http://hdl.handle.net/10183/134895
identifier_str_mv 000988347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/1/000988347.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/2/000988347.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134895/3/000988347.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd3efeb48fb12a1ca90473bbdee975de
21fdfa6f0b9fa76dee12fbc4e26f710b
7fde1e85a0a48fa12625e7ea78d89c81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085355696685056