Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Vagner do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218216
Resumo: No campo da integridade estrutural, a precisão do julgamento de engenharia é limitada pela forma como as cargas são avaliadas, os modelos matemáticos são construídos e as respostas materiais são idealizadas. Em vibração aleatória, as cargas são melhor descritas em termos de PSDs (Power Spectrum Density) da variável que excita o sistema, enquanto que se as cargas são determinísticas, as abordagens baseadas no domínio do tempo são geralmente preferidas. Como o Método dos Elementos Finitos (MEF) já é consolidado como uma das ferramentas mais populares para a modelagem de materiais, na dinâmica estrutural as análises modal e harmônica são o ponto de partida para estudar as propriedades do sistema e derivar funções de transferência (FRF). As funções de transferência são fundamentais para avaliar os momentos espectrais de PSD de tensão ou deformação e construir funções de densidade de probabilidade (PDF) para avaliar danos. O método de Dirlik tem sido muito bem-sucedido na modelagem de processos de banda estreita e de banda larga. Pesquisas recentes têm se esforçado para resolver tensão residual no domínio da frequência e cobrir as lacunas na abordagem de Dirlik, como Tovo e Benasciutti, método usado nesta tese. Um estudo de caso é apresentado onde uma Câmara de Freio foi analisada, onde o objetivo é ter um método numérico de validação estrutural de durabilidade baseado em um procedimento experimental. A câmara de freio tem ambas as funções de um atuador pneumático de freio e freio de estacionamento, portanto, desempenhando um papel vital na segurança. Os resultados numéricos são comparados com testes de laboratório e de campo, onde teve-se um erro em vida de 43%, justificável pelas inúmeras complexidades do modelo numérico. Os erros numéricos experimentais da análise modal, ficaram com 0%, 4% e -8%, respectivamente, em relação ao teste experimental em shaker.
id URGS_27489bc33cd02f84e09fd4b8e34897f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218216
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nascimento, Vagner doClarke, Thomas Gabriel Rosauro2021-02-25T04:18:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/218216001121334No campo da integridade estrutural, a precisão do julgamento de engenharia é limitada pela forma como as cargas são avaliadas, os modelos matemáticos são construídos e as respostas materiais são idealizadas. Em vibração aleatória, as cargas são melhor descritas em termos de PSDs (Power Spectrum Density) da variável que excita o sistema, enquanto que se as cargas são determinísticas, as abordagens baseadas no domínio do tempo são geralmente preferidas. Como o Método dos Elementos Finitos (MEF) já é consolidado como uma das ferramentas mais populares para a modelagem de materiais, na dinâmica estrutural as análises modal e harmônica são o ponto de partida para estudar as propriedades do sistema e derivar funções de transferência (FRF). As funções de transferência são fundamentais para avaliar os momentos espectrais de PSD de tensão ou deformação e construir funções de densidade de probabilidade (PDF) para avaliar danos. O método de Dirlik tem sido muito bem-sucedido na modelagem de processos de banda estreita e de banda larga. Pesquisas recentes têm se esforçado para resolver tensão residual no domínio da frequência e cobrir as lacunas na abordagem de Dirlik, como Tovo e Benasciutti, método usado nesta tese. Um estudo de caso é apresentado onde uma Câmara de Freio foi analisada, onde o objetivo é ter um método numérico de validação estrutural de durabilidade baseado em um procedimento experimental. A câmara de freio tem ambas as funções de um atuador pneumático de freio e freio de estacionamento, portanto, desempenhando um papel vital na segurança. Os resultados numéricos são comparados com testes de laboratório e de campo, onde teve-se um erro em vida de 43%, justificável pelas inúmeras complexidades do modelo numérico. Os erros numéricos experimentais da análise modal, ficaram com 0%, 4% e -8%, respectivamente, em relação ao teste experimental em shaker.In the field of structural integrity the accuracy of engineering judgment is bounded by the way the loadings are evaluated, the mathematical models are built and the material responses are idealized. In random vibration the loads are best described in terms of the PSDs (Power Spectrum Density) of the variable exciting the system, whereas if the loads are deterministic the time domain based approaches are usually preferred. As the Finite Element Method (FEM) is already consolidated as one of the most popular tools for material modeling, in structural dynamics the modal and harmonic analyses are the starting point for studying system properties and deriving transfer functions (FRF). The transfer functions are key to evaluating the spectral moments of Stress or Strain PSDs and building probability density functions (PDF) to evaluate damage. Dirlik's Method has been very successful in modelling both narrow and broad band processes. Recent researches have endeavored to address residual stresses in the frequency domain and cover the gaps in Dirlik’s approach, like Tovo and Benasciutti, method used in this thesis. A case study is presented where a Brake Chamber has been analyzed, where the objective is to have a numerical method of structural validation of durability based on an experimental procedure. The brake chamber has both functions of a brake pneumatic actuator and parking brake, therefore playing a vital role in Safety. The numerical results are compared to laboratory and off-road field tests, where it had a life error of 43%, justified by the numerous complexities of the numerical model. The experimental numerical errors of the modal analysis, were 0%, 4% and -8%, respectively, in relation to the experimental test in shaker.application/pdfporFadiga (Engenharia)FreiosElementos finitosVibraçãoStructural calculusFatigue life predictionVibrationsModal and harmonic analysisFinite element methodPneumatic actuatorShaker experimental testsValidação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto cicloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121334.pdf.txt001121334.pdf.txtExtracted Texttext/plain127756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218216/2/001121334.pdf.txt64e64f3128ba724c501e7d2e5105fe75MD52ORIGINAL001121334.pdfTexto completoapplication/pdf5374512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218216/1/001121334.pdfa771bbc87ba127554408da8f08360694MD5110183/2182162021-03-09 04:41:53.704084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:41:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
title Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
spellingShingle Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
Nascimento, Vagner do
Fadiga (Engenharia)
Freios
Elementos finitos
Vibração
Structural calculus
Fatigue life prediction
Vibrations
Modal and harmonic analysis
Finite element method
Pneumatic actuator
Shaker experimental tests
title_short Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
title_full Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
title_fullStr Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
title_full_unstemmed Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
title_sort Validação estrutural de um atuador de freio pneumático usando método para cálculo de vida em fadiga de alto ciclo
author Nascimento, Vagner do
author_facet Nascimento, Vagner do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Vagner do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clarke, Thomas Gabriel Rosauro
contributor_str_mv Clarke, Thomas Gabriel Rosauro
dc.subject.por.fl_str_mv Fadiga (Engenharia)
Freios
Elementos finitos
Vibração
topic Fadiga (Engenharia)
Freios
Elementos finitos
Vibração
Structural calculus
Fatigue life prediction
Vibrations
Modal and harmonic analysis
Finite element method
Pneumatic actuator
Shaker experimental tests
dc.subject.eng.fl_str_mv Structural calculus
Fatigue life prediction
Vibrations
Modal and harmonic analysis
Finite element method
Pneumatic actuator
Shaker experimental tests
description No campo da integridade estrutural, a precisão do julgamento de engenharia é limitada pela forma como as cargas são avaliadas, os modelos matemáticos são construídos e as respostas materiais são idealizadas. Em vibração aleatória, as cargas são melhor descritas em termos de PSDs (Power Spectrum Density) da variável que excita o sistema, enquanto que se as cargas são determinísticas, as abordagens baseadas no domínio do tempo são geralmente preferidas. Como o Método dos Elementos Finitos (MEF) já é consolidado como uma das ferramentas mais populares para a modelagem de materiais, na dinâmica estrutural as análises modal e harmônica são o ponto de partida para estudar as propriedades do sistema e derivar funções de transferência (FRF). As funções de transferência são fundamentais para avaliar os momentos espectrais de PSD de tensão ou deformação e construir funções de densidade de probabilidade (PDF) para avaliar danos. O método de Dirlik tem sido muito bem-sucedido na modelagem de processos de banda estreita e de banda larga. Pesquisas recentes têm se esforçado para resolver tensão residual no domínio da frequência e cobrir as lacunas na abordagem de Dirlik, como Tovo e Benasciutti, método usado nesta tese. Um estudo de caso é apresentado onde uma Câmara de Freio foi analisada, onde o objetivo é ter um método numérico de validação estrutural de durabilidade baseado em um procedimento experimental. A câmara de freio tem ambas as funções de um atuador pneumático de freio e freio de estacionamento, portanto, desempenhando um papel vital na segurança. Os resultados numéricos são comparados com testes de laboratório e de campo, onde teve-se um erro em vida de 43%, justificável pelas inúmeras complexidades do modelo numérico. Os erros numéricos experimentais da análise modal, ficaram com 0%, 4% e -8%, respectivamente, em relação ao teste experimental em shaker.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:18:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121334
url http://hdl.handle.net/10183/218216
identifier_str_mv 001121334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218216/2/001121334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218216/1/001121334.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64e64f3128ba724c501e7d2e5105fe75
a771bbc87ba127554408da8f08360694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309175638556672