Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenhaldt, Rafael
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5993
Resumo: Este estudo faz uma reflexão da docência na escola de Educação Profissional, a partir das manifestações éticas e dos processos de identificação visibilizados nas trajetórias de vida, no estar-junto e na convivência da escola. Por meio da escuta do testemunho de vida de seis professores de Educação Profissional, bem como na relação do estar-junto na Escola Técnica Mesquita, a pesquisa contempla uma disposição em ser e estar escuta-dor da docência. Para tanto, são utilizados o Diário de Reflexões e os Relatos de Vida, através de disposições metodológicas como a empatia, a intuição, a escuta e o olhar sensível. O estudo apresenta e dá visibilidade às dimensões éticas manifestas na escola, caracterizadas na perspectiva da "outra lógica do estar-junto" (Maffesoli). Reflete sobre os processos de identificação e de a-firma-ção do ser docente, na dimensão de se compreender os múltiplos sustentáculos das emoções éticas e das pedagogias manifestas e anunciadas no testemunho da docência. Enquanto operador analítico-interpretativo, a investigação lança mão de um Baralho de Cartas na perspectiva da compreensão das diferentes e singulares formas e manifestações dos caminhos, dos des(a)tinos e da vida da docência. São apresentadas as imagens e os significados das Cartas, os lances, o jogo, suas leituras e interpretações. Nesse sentido, a escola dos destinos cruzados foi a metáfora encontrada para apresentar a vida da docência, caracterizadas pelas temáticas do ingresso na docência, dos processos de identificação, das éticas que sustentam o fazer e o conceber da docência, das desestabilizações e da negação da docência, dos processos de mobilização e a-firma-ção, bem como dos rituais do estar-junto na escola, vislumbrando um outro jeito de ver e compreender a formação de professores.O texto convida o leitor a sentar-se na mesa circular da pesquisa, juntamente com Maffesoli, Calvino, Maturana e os professores de Educação Profissional - atores e autores dos relatos de vida - para um inusitado encontro na perspectiva de se compreender a forma e o jeito que a docência se diz, se narra, se manifesta, se lembra.
id URGS_2849616cbfbfdb247603d3ee69883fad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5993
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Arenhaldt, RafaelDorneles, Malvina do Amaral2007-06-06T18:51:40Z2005http://hdl.handle.net/10183/5993000523247Este estudo faz uma reflexão da docência na escola de Educação Profissional, a partir das manifestações éticas e dos processos de identificação visibilizados nas trajetórias de vida, no estar-junto e na convivência da escola. Por meio da escuta do testemunho de vida de seis professores de Educação Profissional, bem como na relação do estar-junto na Escola Técnica Mesquita, a pesquisa contempla uma disposição em ser e estar escuta-dor da docência. Para tanto, são utilizados o Diário de Reflexões e os Relatos de Vida, através de disposições metodológicas como a empatia, a intuição, a escuta e o olhar sensível. O estudo apresenta e dá visibilidade às dimensões éticas manifestas na escola, caracterizadas na perspectiva da "outra lógica do estar-junto" (Maffesoli). Reflete sobre os processos de identificação e de a-firma-ção do ser docente, na dimensão de se compreender os múltiplos sustentáculos das emoções éticas e das pedagogias manifestas e anunciadas no testemunho da docência. Enquanto operador analítico-interpretativo, a investigação lança mão de um Baralho de Cartas na perspectiva da compreensão das diferentes e singulares formas e manifestações dos caminhos, dos des(a)tinos e da vida da docência. São apresentadas as imagens e os significados das Cartas, os lances, o jogo, suas leituras e interpretações. Nesse sentido, a escola dos destinos cruzados foi a metáfora encontrada para apresentar a vida da docência, caracterizadas pelas temáticas do ingresso na docência, dos processos de identificação, das éticas que sustentam o fazer e o conceber da docência, das desestabilizações e da negação da docência, dos processos de mobilização e a-firma-ção, bem como dos rituais do estar-junto na escola, vislumbrando um outro jeito de ver e compreender a formação de professores.O texto convida o leitor a sentar-se na mesa circular da pesquisa, juntamente com Maffesoli, Calvino, Maturana e os professores de Educação Profissional - atores e autores dos relatos de vida - para um inusitado encontro na perspectiva de se compreender a forma e o jeito que a docência se diz, se narra, se manifesta, se lembra.application/pdfporEscola Técnica José César de Mesquita.ProfessorEnsino técnicoIdentidadeÉticaPrática pedagógicaPorto Alegre (RS)Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000523247.pdf000523247.pdfTexto completoapplication/pdf927931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/1/000523247.pdf1a7fe5fc4983ef926c5141b4756e29e6MD51TEXT000523247.pdf.txt000523247.pdf.txtExtracted Texttext/plain283039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/2/000523247.pdf.txtc8e72bf732e404240035b07deaf7b288MD52THUMBNAIL000523247.pdf.jpg000523247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/3/000523247.pdf.jpg2261aba304070681e16c4e556939f866MD5310183/59932018-10-05 08:58:14.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:58:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
title Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
spellingShingle Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
Arenhaldt, Rafael
Escola Técnica José César de Mesquita.
Professor
Ensino técnico
Identidade
Ética
Prática pedagógica
Porto Alegre (RS)
title_short Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
title_full Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
title_fullStr Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
title_full_unstemmed Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
title_sort Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
author Arenhaldt, Rafael
author_facet Arenhaldt, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
contributor_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Técnica José César de Mesquita.
Professor
Ensino técnico
Identidade
Ética
Prática pedagógica
Porto Alegre (RS)
topic Escola Técnica José César de Mesquita.
Professor
Ensino técnico
Identidade
Ética
Prática pedagógica
Porto Alegre (RS)
description Este estudo faz uma reflexão da docência na escola de Educação Profissional, a partir das manifestações éticas e dos processos de identificação visibilizados nas trajetórias de vida, no estar-junto e na convivência da escola. Por meio da escuta do testemunho de vida de seis professores de Educação Profissional, bem como na relação do estar-junto na Escola Técnica Mesquita, a pesquisa contempla uma disposição em ser e estar escuta-dor da docência. Para tanto, são utilizados o Diário de Reflexões e os Relatos de Vida, através de disposições metodológicas como a empatia, a intuição, a escuta e o olhar sensível. O estudo apresenta e dá visibilidade às dimensões éticas manifestas na escola, caracterizadas na perspectiva da "outra lógica do estar-junto" (Maffesoli). Reflete sobre os processos de identificação e de a-firma-ção do ser docente, na dimensão de se compreender os múltiplos sustentáculos das emoções éticas e das pedagogias manifestas e anunciadas no testemunho da docência. Enquanto operador analítico-interpretativo, a investigação lança mão de um Baralho de Cartas na perspectiva da compreensão das diferentes e singulares formas e manifestações dos caminhos, dos des(a)tinos e da vida da docência. São apresentadas as imagens e os significados das Cartas, os lances, o jogo, suas leituras e interpretações. Nesse sentido, a escola dos destinos cruzados foi a metáfora encontrada para apresentar a vida da docência, caracterizadas pelas temáticas do ingresso na docência, dos processos de identificação, das éticas que sustentam o fazer e o conceber da docência, das desestabilizações e da negação da docência, dos processos de mobilização e a-firma-ção, bem como dos rituais do estar-junto na escola, vislumbrando um outro jeito de ver e compreender a formação de professores.O texto convida o leitor a sentar-se na mesa circular da pesquisa, juntamente com Maffesoli, Calvino, Maturana e os professores de Educação Profissional - atores e autores dos relatos de vida - para um inusitado encontro na perspectiva de se compreender a forma e o jeito que a docência se diz, se narra, se manifesta, se lembra.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000523247
url http://hdl.handle.net/10183/5993
identifier_str_mv 000523247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/1/000523247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/2/000523247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5993/3/000523247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a7fe5fc4983ef926c5141b4756e29e6
c8e72bf732e404240035b07deaf7b288
2261aba304070681e16c4e556939f866
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085061340430336