Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179524 |
Resumo: | Residentes de um mesmo contexto urbano podem apresentar padrões distintos de deslocamento. A distinção desses padrões pode estar relacionada às diferenças na percepção acerca da caminhabilidade do entorno. Para estimular mudanças no padrão de deslocamento dos usuários de transporte motorizado é importante compreender como os fatores do ambiente urbano, percebidos por esses usuários, se diferenciam em relação aos usuários de transporte ativo, e a partir disso montar estratégias eficientes para cada público alvo. A partir de uma pesquisa realizada com moradores de bairros da zona leste do município de São Paulo, este trabalho compara os usuários de transporte ativo, coletivo e individual em relação a três questões: (i) os fatores que influenciam a percepção da caminhabilidade (dentre eles a segurança pública), (ii) o impacto da caminhabilidade na satisfação com o bairro e (iii) a relação entre percepção de caminhabilidade, satisfação com o bairro e o impacto nos hábitos de deslocamento ativos (frequência e tempos de viagem semanais) reportados para os três grupos. Para analisar tais relações, foram desenvolvidos modelos de equações estruturais, que permitem testar uma hipótese entre múltiplas variáveis e que diversas variáveis observadas representem conceitos que não podem ser diretamente medidos (variáveis latentes), como a percepção de caminhabilidade e a sensação de segurança pública Os resultados obtidos mostraram a existência de diferenças na percepção do ambiente construído entre usuários de transporte ativo, transporte coletivo e transporte individual motorizado. As diferenças principais foram encontradas entre os usuários de transporte ativo e os usuários de transporte motorizado (coletivo e individual), tanto em relação à percepção do ambiente, quanto em relação à sua influência no comportamento do usuário relativo à viagem. A preocupação com a segurança pública parece ser superestimada por aqueles que não realizam deslocamentos ativos regularmente. Investimentos em segurança pública e na qualidade do ambiente mostram ter um efeito positivo em todos os usuários, tanto no que se refere à satisfação com o bairro quanto à utilização de modos ativos de deslocamento. O impacto da percepção do ambiente na satisfação com o bairro foi maior para os usuários de transporte coletivo e individual. |
id |
URGS_28d91ea7a4a6412320f231c405800343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179524 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Samios, Ariadne Amanda BarbosaLarrañaga Uriarte, Ana MargaritaCybis, Helena Beatriz Bettella2018-06-20T02:29:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/179524001068578Residentes de um mesmo contexto urbano podem apresentar padrões distintos de deslocamento. A distinção desses padrões pode estar relacionada às diferenças na percepção acerca da caminhabilidade do entorno. Para estimular mudanças no padrão de deslocamento dos usuários de transporte motorizado é importante compreender como os fatores do ambiente urbano, percebidos por esses usuários, se diferenciam em relação aos usuários de transporte ativo, e a partir disso montar estratégias eficientes para cada público alvo. A partir de uma pesquisa realizada com moradores de bairros da zona leste do município de São Paulo, este trabalho compara os usuários de transporte ativo, coletivo e individual em relação a três questões: (i) os fatores que influenciam a percepção da caminhabilidade (dentre eles a segurança pública), (ii) o impacto da caminhabilidade na satisfação com o bairro e (iii) a relação entre percepção de caminhabilidade, satisfação com o bairro e o impacto nos hábitos de deslocamento ativos (frequência e tempos de viagem semanais) reportados para os três grupos. Para analisar tais relações, foram desenvolvidos modelos de equações estruturais, que permitem testar uma hipótese entre múltiplas variáveis e que diversas variáveis observadas representem conceitos que não podem ser diretamente medidos (variáveis latentes), como a percepção de caminhabilidade e a sensação de segurança pública Os resultados obtidos mostraram a existência de diferenças na percepção do ambiente construído entre usuários de transporte ativo, transporte coletivo e transporte individual motorizado. As diferenças principais foram encontradas entre os usuários de transporte ativo e os usuários de transporte motorizado (coletivo e individual), tanto em relação à percepção do ambiente, quanto em relação à sua influência no comportamento do usuário relativo à viagem. A preocupação com a segurança pública parece ser superestimada por aqueles que não realizam deslocamentos ativos regularmente. Investimentos em segurança pública e na qualidade do ambiente mostram ter um efeito positivo em todos os usuários, tanto no que se refere à satisfação com o bairro quanto à utilização de modos ativos de deslocamento. O impacto da percepção do ambiente na satisfação com o bairro foi maior para os usuários de transporte coletivo e individual.Residents of a same urban context may present different travel patterns. The distinction of these travel patterns may be related to differences in the perception of the environment walkability. To stimulate changes in the travel pattern of motorized transport users, it is important to understand how the environmental factors perceived by these users differ in relation to the users of active transport, and from that, create efficient strategies for each target public. Based on a survey with residents of neighborhoods in the eastern part of the city of São Paulo, this study compares users of active, public and private transport in relation to three issues: (i) the factors that influence perceived walkability (among them public security) (ii) the impact of walkability on neighborhood satisfaction, and (iii) the relationship between perceived walkability, neighborhood satisfaction, and the impact on active commuting patterns (weekly frequency and travel times) reported for all three groups. To analyze such relationships, structural equation models have been developed, which allow testing a hypothesis among multiple variables and that several observed variables represent concepts that cannot be directly measured (latent variables), such as perceived walkability and sense of public security The results showed the existence of differences in the perception of the built environment between users of active, public and private transport. The main differences were found between users of active and users of motorized transport (public and private), both in relation to the perception of the environment and its influence on travel user behavior. Concern about public safety seems to be overestimated by those who do not regularly commute by active means. Investments in public security and environmental quality have a positive effect on all users, both regarding neighborhood satisfaction and the use of active modes of travel. The impact of perceived environment on neighborhood satisfaction was greater for users of public and individual transport.application/pdfporCaminhabilidadePercepção do usuárioSegurança públicaWalkabilityStructural equation modellingSecurityNeighborhood perceptionNeighborhood satisfactionImpacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068578.pdf001068578.pdfTexto completoapplication/pdf4197195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179524/1/001068578.pdf64ba221b4145f1a07e6d565c8e0e3eb0MD51TEXT001068578.pdf.txt001068578.pdf.txtExtracted Texttext/plain246898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179524/2/001068578.pdf.txt2c625b04201bf873058563281b818763MD5210183/1795242018-06-21 02:31:40.803272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-21T05:31:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
title |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
spellingShingle |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte Samios, Ariadne Amanda Barbosa Caminhabilidade Percepção do usuário Segurança pública Walkability Structural equation modelling Security Neighborhood perception Neighborhood satisfaction |
title_short |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
title_full |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
title_fullStr |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
title_full_unstemmed |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
title_sort |
Impacto do ambiente construído na utilização de modos ativos : análise das percepções dos usuários de diferentes modos de transporte |
author |
Samios, Ariadne Amanda Barbosa |
author_facet |
Samios, Ariadne Amanda Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samios, Ariadne Amanda Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cybis, Helena Beatriz Bettella |
contributor_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita Cybis, Helena Beatriz Bettella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caminhabilidade Percepção do usuário Segurança pública |
topic |
Caminhabilidade Percepção do usuário Segurança pública Walkability Structural equation modelling Security Neighborhood perception Neighborhood satisfaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Walkability Structural equation modelling Security Neighborhood perception Neighborhood satisfaction |
description |
Residentes de um mesmo contexto urbano podem apresentar padrões distintos de deslocamento. A distinção desses padrões pode estar relacionada às diferenças na percepção acerca da caminhabilidade do entorno. Para estimular mudanças no padrão de deslocamento dos usuários de transporte motorizado é importante compreender como os fatores do ambiente urbano, percebidos por esses usuários, se diferenciam em relação aos usuários de transporte ativo, e a partir disso montar estratégias eficientes para cada público alvo. A partir de uma pesquisa realizada com moradores de bairros da zona leste do município de São Paulo, este trabalho compara os usuários de transporte ativo, coletivo e individual em relação a três questões: (i) os fatores que influenciam a percepção da caminhabilidade (dentre eles a segurança pública), (ii) o impacto da caminhabilidade na satisfação com o bairro e (iii) a relação entre percepção de caminhabilidade, satisfação com o bairro e o impacto nos hábitos de deslocamento ativos (frequência e tempos de viagem semanais) reportados para os três grupos. Para analisar tais relações, foram desenvolvidos modelos de equações estruturais, que permitem testar uma hipótese entre múltiplas variáveis e que diversas variáveis observadas representem conceitos que não podem ser diretamente medidos (variáveis latentes), como a percepção de caminhabilidade e a sensação de segurança pública Os resultados obtidos mostraram a existência de diferenças na percepção do ambiente construído entre usuários de transporte ativo, transporte coletivo e transporte individual motorizado. As diferenças principais foram encontradas entre os usuários de transporte ativo e os usuários de transporte motorizado (coletivo e individual), tanto em relação à percepção do ambiente, quanto em relação à sua influência no comportamento do usuário relativo à viagem. A preocupação com a segurança pública parece ser superestimada por aqueles que não realizam deslocamentos ativos regularmente. Investimentos em segurança pública e na qualidade do ambiente mostram ter um efeito positivo em todos os usuários, tanto no que se refere à satisfação com o bairro quanto à utilização de modos ativos de deslocamento. O impacto da percepção do ambiente na satisfação com o bairro foi maior para os usuários de transporte coletivo e individual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T02:29:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179524 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068578 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179524 |
identifier_str_mv |
001068578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179524/1/001068578.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179524/2/001068578.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64ba221b4145f1a07e6d565c8e0e3eb0 2c625b04201bf873058563281b818763 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085444523655168 |