Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13198 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em Novo Hamburgo. Nosso objetivo foi o de implementar unidades didáticas com um caráter fortemente conceitual para contribuir para uma aprendizagem significativa por parte de nossos alunos. Dentre as unidades trabalhadas, abordamos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak.Também desenvolvemos uma unidade específica sobre mapas conceituais, uma vez que estes foram nosso principal instrumento de avaliação juntamente com a construção de histórias em quadrinhos. A discussão sobre a natureza do conhecimento cientifico também se fez presente em nossa abordagem. Elaboramos, de forma conceitual e livre de qualquer formalismo matemático, uma unidade didática sobre modelos atômicos e partículas elementares, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e também desmitificar conceitos de Física Contemporânea como muito complexos para o ensino médio. Na seqüência a abordagem feita sob forma de unidade didática foi sobre tópicos de eletricidade e eletromagnetismo. Nossa metodologia foi baseada na utilização de textos pré-elaborados, aulas expositivas, discussões em sala de aula, utilização de simulações computacionais e experimentos práticos sobre os tópicos abordados. Quanto à formação continuada, propomos a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (denominado InterAge), construído a partir de problemas da prática pedagógica de professores. Neste ambiente todo o material de pesquisa sobre o assunto como também os textos construídos para utilização nas unidades didáticas trabalhadas, estão disponibilizados e poderão ser utilizados por docentes já em atividade.Como resultado de nossa proposta verificamos uma considerável tendência por parte dos alunos, em passar a enxergar a Física como uma Ciência bonita e instigante. Também constatamos uma rica relação entre os conceitos estudados com base nos mapas conceituais elaborados e também nas histórias em quadrinhos. A Física como matéria mais próxima de uma abordagem nas séries iniciais também foi uma concepção presente nas respostas dos alunos em questionário final por nós aplicado. O produto educacional de nosso trabalho se constitui em textos sobre as unidades didáticas implementadas, bem como uma situação-problema e material disponibilizado no ambiente virtual supracitado. |
id |
URGS_29ae1aa3878c798d4ce9edea93b88257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13198 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Machado, Marcelo AraújoOstermann, Fernanda2008-06-19T04:12:33Z2005http://hdl.handle.net/10183/13198000640874Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em Novo Hamburgo. Nosso objetivo foi o de implementar unidades didáticas com um caráter fortemente conceitual para contribuir para uma aprendizagem significativa por parte de nossos alunos. Dentre as unidades trabalhadas, abordamos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak.Também desenvolvemos uma unidade específica sobre mapas conceituais, uma vez que estes foram nosso principal instrumento de avaliação juntamente com a construção de histórias em quadrinhos. A discussão sobre a natureza do conhecimento cientifico também se fez presente em nossa abordagem. Elaboramos, de forma conceitual e livre de qualquer formalismo matemático, uma unidade didática sobre modelos atômicos e partículas elementares, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e também desmitificar conceitos de Física Contemporânea como muito complexos para o ensino médio. Na seqüência a abordagem feita sob forma de unidade didática foi sobre tópicos de eletricidade e eletromagnetismo. Nossa metodologia foi baseada na utilização de textos pré-elaborados, aulas expositivas, discussões em sala de aula, utilização de simulações computacionais e experimentos práticos sobre os tópicos abordados. Quanto à formação continuada, propomos a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (denominado InterAge), construído a partir de problemas da prática pedagógica de professores. Neste ambiente todo o material de pesquisa sobre o assunto como também os textos construídos para utilização nas unidades didáticas trabalhadas, estão disponibilizados e poderão ser utilizados por docentes já em atividade.Como resultado de nossa proposta verificamos uma considerável tendência por parte dos alunos, em passar a enxergar a Física como uma Ciência bonita e instigante. Também constatamos uma rica relação entre os conceitos estudados com base nos mapas conceituais elaborados e também nas histórias em quadrinhos. A Física como matéria mais próxima de uma abordagem nas séries iniciais também foi uma concepção presente nas respostas dos alunos em questionário final por nós aplicado. O produto educacional de nosso trabalho se constitui em textos sobre as unidades didáticas implementadas, bem como uma situação-problema e material disponibilizado no ambiente virtual supracitado.In this work we present a project developed in high school classes in the context of a preparation course for elementary teachers. It took place during the year of 2004 in the Santa Catarina School in the city of Novo Hamburgo. We intended to implement didactical units with a conceptual emphasis and contribute to student‟s meaningful learning. We developed the following units: The theory of David Ausubel concerning meaningful learning; conceptual maps; the nature of scientific knowledge; atomic models; elementary particles and electromagnetism. For the in-service preparation we proposed the use of a virtual learning environment called InterAge that was thought to help teachers to reflect about their practice. Some results obtained in the scope of our project were evidence of student‟s conceptual changes concerning critical views of science, physical concepts and, mainly the need to consider seriously about the introduction of Physics in elementary school. Our educational products were texts on the didactical units and their organization in the virtual environment above.application/pdfporEnsino de físicaAprendizagem significativaFormação de professoresEnsino fundamentalMapa conceitualSéries iniciaisEnsino por unidades didáticasElementary teachers preparation courseIn-service preparation teachersElementary schoolMeaningful learningDidactical unitsDesenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000640874.pdf000640874.pdfTexto completoapplication/pdf4228768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/1/000640874.pdf9062f6106b391e52d803296f90b5b50cMD51TEXT000640874.pdf.txt000640874.pdf.txtExtracted Texttext/plain314457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/2/000640874.pdf.txt982dd341c9529328d015a6bf0a68c246MD52THUMBNAIL000640874.pdf.jpg000640874.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/3/000640874.pdf.jpg6ae74648ed38c6f8498861fb2015247aMD5310183/131982018-10-17 07:28:18.171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:28:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental Machado, Marcelo Araújo Ensino de física Aprendizagem significativa Formação de professores Ensino fundamental Mapa conceitual Séries iniciais Ensino por unidades didáticas Elementary teachers preparation course In-service preparation teachers Elementary school Meaningful learning Didactical units |
title_short |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Machado, Marcelo Araújo |
author_facet |
Machado, Marcelo Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marcelo Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
contributor_str_mv |
Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa Formação de professores Ensino fundamental Mapa conceitual Séries iniciais Ensino por unidades didáticas |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Formação de professores Ensino fundamental Mapa conceitual Séries iniciais Ensino por unidades didáticas Elementary teachers preparation course In-service preparation teachers Elementary school Meaningful learning Didactical units |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary teachers preparation course In-service preparation teachers Elementary school Meaningful learning Didactical units |
description |
Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em Novo Hamburgo. Nosso objetivo foi o de implementar unidades didáticas com um caráter fortemente conceitual para contribuir para uma aprendizagem significativa por parte de nossos alunos. Dentre as unidades trabalhadas, abordamos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak.Também desenvolvemos uma unidade específica sobre mapas conceituais, uma vez que estes foram nosso principal instrumento de avaliação juntamente com a construção de histórias em quadrinhos. A discussão sobre a natureza do conhecimento cientifico também se fez presente em nossa abordagem. Elaboramos, de forma conceitual e livre de qualquer formalismo matemático, uma unidade didática sobre modelos atômicos e partículas elementares, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e também desmitificar conceitos de Física Contemporânea como muito complexos para o ensino médio. Na seqüência a abordagem feita sob forma de unidade didática foi sobre tópicos de eletricidade e eletromagnetismo. Nossa metodologia foi baseada na utilização de textos pré-elaborados, aulas expositivas, discussões em sala de aula, utilização de simulações computacionais e experimentos práticos sobre os tópicos abordados. Quanto à formação continuada, propomos a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (denominado InterAge), construído a partir de problemas da prática pedagógica de professores. Neste ambiente todo o material de pesquisa sobre o assunto como também os textos construídos para utilização nas unidades didáticas trabalhadas, estão disponibilizados e poderão ser utilizados por docentes já em atividade.Como resultado de nossa proposta verificamos uma considerável tendência por parte dos alunos, em passar a enxergar a Física como uma Ciência bonita e instigante. Também constatamos uma rica relação entre os conceitos estudados com base nos mapas conceituais elaborados e também nas histórias em quadrinhos. A Física como matéria mais próxima de uma abordagem nas séries iniciais também foi uma concepção presente nas respostas dos alunos em questionário final por nós aplicado. O produto educacional de nosso trabalho se constitui em textos sobre as unidades didáticas implementadas, bem como uma situação-problema e material disponibilizado no ambiente virtual supracitado. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-06-19T04:12:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13198 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000640874 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13198 |
identifier_str_mv |
000640874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/1/000640874.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/2/000640874.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13198/3/000640874.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9062f6106b391e52d803296f90b5b50c 982dd341c9529328d015a6bf0a68c246 6ae74648ed38c6f8498861fb2015247a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085121496186880 |