Fantasmas do império : o combatente na ficção de António Lobo Antunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225265 |
Resumo: | A presente tese analisa a representação do combatente da Guerra Colonial na obra do escritor português António Lobo Antunes. Após levantamento bibliográfico da produção ficcional de Lobo Antunes, foram selecionados cinco romances: Memória de elefante (1979); Os cus de Judas (1979); Conhecimento do inferno (1981); Fado Alexandrino (1983) e Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), narrativas em que o combatente desempenha o papel de protagonista. A pesquisa justifica-se pelo fato de que a Guerra Colonial se assume como evento traumático da história de Portugal, na medida em que assinala o fim do império e, ao analisar a representação e as funções que o combatente desempenha na literatura de Lobo Antunes, é possível examinar que consequências a guerra deixou na memória coletiva e na identidade da nação. O aparato teórico utilizado no desenvolvimento da pesquisa baseia-se em autores que abordam a relação entre a literatura, a história e a sociedade: Eduardo Lourenço; Margarida Calafate Ribeiro; Walter Benjamin; Theodor W. Adorno e Márcio Seligmann-Silva. Concluiu-se que os romances de Lobo Antunes desempenham o papel de epopeias negativas, objetos de memória, livros onde o passado foi reescrito, lido, tocado e transmitido entre as gerações. Os romances analisados buscam resgatar o passado e as memórias subterrâneas dos ex-combatentes para, assim, problematizar e refletir sobre a identidade portuguesa. |
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Rommel, Leonardo von PfeilTutikian, Jane Fraga2021-08-06T04:41:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/225265001129464A presente tese analisa a representação do combatente da Guerra Colonial na obra do escritor português António Lobo Antunes. Após levantamento bibliográfico da produção ficcional de Lobo Antunes, foram selecionados cinco romances: Memória de elefante (1979); Os cus de Judas (1979); Conhecimento do inferno (1981); Fado Alexandrino (1983) e Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), narrativas em que o combatente desempenha o papel de protagonista. A pesquisa justifica-se pelo fato de que a Guerra Colonial se assume como evento traumático da história de Portugal, na medida em que assinala o fim do império e, ao analisar a representação e as funções que o combatente desempenha na literatura de Lobo Antunes, é possível examinar que consequências a guerra deixou na memória coletiva e na identidade da nação. O aparato teórico utilizado no desenvolvimento da pesquisa baseia-se em autores que abordam a relação entre a literatura, a história e a sociedade: Eduardo Lourenço; Margarida Calafate Ribeiro; Walter Benjamin; Theodor W. Adorno e Márcio Seligmann-Silva. Concluiu-se que os romances de Lobo Antunes desempenham o papel de epopeias negativas, objetos de memória, livros onde o passado foi reescrito, lido, tocado e transmitido entre as gerações. Os romances analisados buscam resgatar o passado e as memórias subterrâneas dos ex-combatentes para, assim, problematizar e refletir sobre a identidade portuguesa.This thesis analyzes the representation of the Colonial War combatant in the work of the portuguese writer António Lobo Antunes. After a bibliographic survey of the fictional production of Lobo Antunes, five novels were selected: Memória de elefante (1979); Os cus de Judas (1979); Conhecimento do inferno (1981); Fado Alexandrino (1983) and Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), narratives in which the combatant plays the role of protagonist. The research is justified by the fact that the Colonial War assumes itself as a traumatic event in the history of Portugal, insofar as it marks the end of the empire and, when analyzing the representation and the functions that the combatant plays in the literature of Lobo Antunes, it is possible to examine what consequences the war left on the collective memory and identity of the nation. The theoretical apparatus used in the development of the research is based on authors who approach the relationship between literature, history and society: Eduardo Lourenço; Margarida Calafate Ribeiro; Walter Benjamin; Theodor W. Adorno and Márcio Seligmann-Silva. It was concluded that Lobo Antunes' novels play the role of negative epics, objects of memory, books where the past was rewritten, read, touched and transmitted between generations. The analyzed novels seek to rescue the past and the underground memories of ex-combatants in order to problematize and reflect on Portuguese identity.application/pdfporAntunes, Antônio Lobo, 1942-PersonagemLiteratura portuguesaGuerraLiteratura e HistóriaMemóriaIdentidadeHistória de PortugalColonial WarCombatantMemoryIdentityFantasmas do império : o combatente na ficção de António Lobo Antunesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129464.pdf.txt001129464.pdf.txtExtracted Texttext/plain540131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225265/2/001129464.pdf.txt6217160cebdd023ebb81df43d18ad3efMD52ORIGINAL001129464.pdfTexto completoapplication/pdf1450162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225265/1/001129464.pdf8ae62aaa3b29e25cd475cc4f97356dd1MD5110183/2252652021-08-18 04:33:32.244983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:33:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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