O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3117 |
Resumo: | Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes. |
id |
URGS_2a128ff7b0a7cdf8bf0d9a01728e8afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3117 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Alessandro Nunes deHoppen, Norberto2007-06-06T17:26:26Z2002http://hdl.handle.net/10183/3117000332479Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes.application/pdfporComércio eletrônico : Rio Grande do SulNegóciosInternetTecnologia da informaçãoEstratégias de negóciosConsumidor : ComportamentoMarketing : Satisfacao : ClienteIndústria químicaO relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000332479.pdf000332479.pdfTexto completoapplication/pdf312733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/1/000332479.pdf9b5a0f85459f9f7414a0dc6029237699MD51TEXT000332479.pdf.txt000332479.pdf.txtExtracted Texttext/plain206170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/2/000332479.pdf.txt05dfdf856133d29b582d7e41ad01a059MD52THUMBNAIL000332479.pdf.jpg000332479.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/3/000332479.pdf.jpgc34b91e7d2ffef4bea54e4eda54f46d1MD5310183/31172018-10-16 09:00:45.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
title |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
spellingShingle |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso Souza, Alessandro Nunes de Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul Negócios Internet Tecnologia da informação Estratégias de negócios Consumidor : Comportamento Marketing : Satisfacao : Cliente Indústria química |
title_short |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
title_full |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
title_fullStr |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
title_sort |
O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso |
author |
Souza, Alessandro Nunes de |
author_facet |
Souza, Alessandro Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alessandro Nunes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Norberto |
contributor_str_mv |
Hoppen, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul Negócios Internet Tecnologia da informação Estratégias de negócios Consumidor : Comportamento Marketing : Satisfacao : Cliente Indústria química |
topic |
Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul Negócios Internet Tecnologia da informação Estratégias de negócios Consumidor : Comportamento Marketing : Satisfacao : Cliente Indústria química |
description |
Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:26:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000332479 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3117 |
identifier_str_mv |
000332479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/1/000332479.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/2/000332479.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/3/000332479.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b5a0f85459f9f7414a0dc6029237699 05dfdf856133d29b582d7e41ad01a059 c34b91e7d2ffef4bea54e4eda54f46d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085023826575360 |