O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alessandro Nunes de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3117
Resumo: Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes.
id URGS_2a128ff7b0a7cdf8bf0d9a01728e8afd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3117
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Alessandro Nunes deHoppen, Norberto2007-06-06T17:26:26Z2002http://hdl.handle.net/10183/3117000332479Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes.application/pdfporComércio eletrônico : Rio Grande do SulNegóciosInternetTecnologia da informaçãoEstratégias de negóciosConsumidor : ComportamentoMarketing : Satisfacao : ClienteIndústria químicaO relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000332479.pdf000332479.pdfTexto completoapplication/pdf312733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/1/000332479.pdf9b5a0f85459f9f7414a0dc6029237699MD51TEXT000332479.pdf.txt000332479.pdf.txtExtracted Texttext/plain206170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/2/000332479.pdf.txt05dfdf856133d29b582d7e41ad01a059MD52THUMBNAIL000332479.pdf.jpg000332479.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/3/000332479.pdf.jpgc34b91e7d2ffef4bea54e4eda54f46d1MD5310183/31172018-10-16 09:00:45.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
title O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
spellingShingle O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
Souza, Alessandro Nunes de
Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul
Negócios
Internet
Tecnologia da informação
Estratégias de negócios
Consumidor : Comportamento
Marketing : Satisfacao : Cliente
Indústria química
title_short O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
title_full O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
title_fullStr O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
title_full_unstemmed O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
title_sort O relacionamento de comércio eletrônico entre empresa e revendedor : um estudo de caso
author Souza, Alessandro Nunes de
author_facet Souza, Alessandro Nunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alessandro Nunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Norberto
contributor_str_mv Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul
Negócios
Internet
Tecnologia da informação
Estratégias de negócios
Consumidor : Comportamento
Marketing : Satisfacao : Cliente
Indústria química
topic Comércio eletrônico : Rio Grande do Sul
Negócios
Internet
Tecnologia da informação
Estratégias de negócios
Consumidor : Comportamento
Marketing : Satisfacao : Cliente
Indústria química
description Este trabalho analisa o relacionamento negócio-a-consumidor (business-to-consumer) entre uma empresa do setor de tintas do Rio Grande do Sul e seus revendedores. O estudo busca questionar a visão destes revendedores sobre o comércio eletrônico e atendimento de suas necessidades pela empresa de tintas, com o objetivo de encontrar caminhos para minimizar o impacto do novo relacionamento. Aspectos como estrutura de TI, potencial de investimento em e-business, expectativas, receios, vantagens, desvantagens e satisfação com o comércio eletrônico, entre outros, foram questionados junto a estes revendedores, resultando num perfil defensivo, com expectativas quanto à agilidade no processo como um todo e com a obtenção de informações sobre produtos e assistência técnica via site, ao mesmo tempo em que há receio quanto à impessoalidade desta nova forma de relacionamento (devido à pouca cultura Internet dos revendedores) e quanto a investir em comércio eletrônico (motivado tanto pelo receio da TI quanto pela infra-estrutura tecnológica dada como suficiente atualmente implantada nestas empresas). Ao final, os resultados são comparados com o trabalho de Labres (2001), que mediu o impacto do relacionamento business-to-business entre a mesma empresa e seus grandes clientes.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000332479
url http://hdl.handle.net/10183/3117
identifier_str_mv 000332479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/1/000332479.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/2/000332479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3117/3/000332479.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b5a0f85459f9f7414a0dc6029237699
05dfdf856133d29b582d7e41ad01a059
c34b91e7d2ffef4bea54e4eda54f46d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085023826575360