A engenharia e análise do valor como ferramenta de otimização de investimentos em infraestrutura rodoviária no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234961 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado retrata pesquisa que objetiva propor uma metodologia de gestão de projetos de infraestrutura viária que seja capaz de atender às constantes exigências de restrição orçamentária no Brasil, identificando caminhos para otimizar investimentos e, simultaneamente, garantir requisitos de qualidade e melhoria de performance dos empreendimentos. Utilizou-se como ferramenta basilar a engenharia e análise do valor – EAV, conforme diretrizes do Departamento de Transportes da Califórnia – Caltrans/EUA formuladas a partir de resolução normativa do Federal Higway Administration – FHWA/EUA, cujos resultados apontam a expressiva soma de USD 1,5 bilhões de economia anual, com uma taxa de retorno do investimento média de 1:180 nos últimos 6 anos, ou seja, para cada dólar investido em estudos de EAV, são economizados 180 dólares nos custos de implantação dos empreendimentos estudados. Ao final, o trabalho buscou analisar e sugerir a implantação da metodologia e sua eficácia em projetos piloto em todo o território brasileiro, para diferentes situações recorrentes da engenharia rodoviária nacional, com resultados cuja faixa de abrangência corroborou os retornos de capital investido observados nos EUA, numa faixa de abrangência média onde, para cada real investido, a economia gerada, no que tange aos custos de implantação dos empreendimentos, alcançou cifras da ordem de R$ 5, para projetos de pequeno vulto, a R$ 6000 para projetos de grande porte. Para a consecução dos estudos de caso, foram realizadas adaptações da metodologia original para melhor refletir realidade nacional, terminando pela proposição de um guia de diretrizes para a realização de estudos para obras mais complexas e/ou de grande vulto, de tal forma a garantir agregação de valor aos projetos por meio da maximização do desempenho e redução dos custos iniciais e ao longo do ciclo de vida. Também como resultado, um método inovador de engenharia e análise do valor foi estabelecido para projetos de infraestrutura de pequena e baixa complexidade, de tal modo a permitir a maximização dos resultados obtidos pela aplicação de metodologia de gestão de projetos também para os empreendimentos ditos “de baixo custo |
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Pitta, Danilo MartinelliCeratti, Jorge Augusto Pereira2022-02-10T04:36:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/234961001137037O trabalho aqui apresentado retrata pesquisa que objetiva propor uma metodologia de gestão de projetos de infraestrutura viária que seja capaz de atender às constantes exigências de restrição orçamentária no Brasil, identificando caminhos para otimizar investimentos e, simultaneamente, garantir requisitos de qualidade e melhoria de performance dos empreendimentos. Utilizou-se como ferramenta basilar a engenharia e análise do valor – EAV, conforme diretrizes do Departamento de Transportes da Califórnia – Caltrans/EUA formuladas a partir de resolução normativa do Federal Higway Administration – FHWA/EUA, cujos resultados apontam a expressiva soma de USD 1,5 bilhões de economia anual, com uma taxa de retorno do investimento média de 1:180 nos últimos 6 anos, ou seja, para cada dólar investido em estudos de EAV, são economizados 180 dólares nos custos de implantação dos empreendimentos estudados. Ao final, o trabalho buscou analisar e sugerir a implantação da metodologia e sua eficácia em projetos piloto em todo o território brasileiro, para diferentes situações recorrentes da engenharia rodoviária nacional, com resultados cuja faixa de abrangência corroborou os retornos de capital investido observados nos EUA, numa faixa de abrangência média onde, para cada real investido, a economia gerada, no que tange aos custos de implantação dos empreendimentos, alcançou cifras da ordem de R$ 5, para projetos de pequeno vulto, a R$ 6000 para projetos de grande porte. Para a consecução dos estudos de caso, foram realizadas adaptações da metodologia original para melhor refletir realidade nacional, terminando pela proposição de um guia de diretrizes para a realização de estudos para obras mais complexas e/ou de grande vulto, de tal forma a garantir agregação de valor aos projetos por meio da maximização do desempenho e redução dos custos iniciais e ao longo do ciclo de vida. Também como resultado, um método inovador de engenharia e análise do valor foi estabelecido para projetos de infraestrutura de pequena e baixa complexidade, de tal modo a permitir a maximização dos resultados obtidos pela aplicação de metodologia de gestão de projetos também para os empreendimentos ditos “de baixo custoThe study presented here portrays research that aims to propose a methodology for the management of road infrastructure projects that is capable of meeting the requirements of the budget restraint in Brazil, identifying ways to optimize investments and, simultaneously, ensure quality and improve the performance of projects. The value engineering/value analysis - VE was used as a basic tool, according to the guidelines of the Department of Transport of California - Caltrans / USA, formulated from a normative resolution of the Federal Higway Administration - FHWA / USA, with results showing the expressive sum of USD 1.5 billion in annual savings, with an average return on investment of 1:180 in the last 6 years, that is, for every dollar invested in VE studies, 180 dollars are saved. In the end, the research sought, analyzed and suggested the implementation of the methodology and its effectiveness in pilot projects throughout the Brazilian territory, for different recurrent situations of national road engineering, with results whose range of coverage corroborated the returns on invested capital observed in the USA, in a range where, for each real invested, the savings generated reached figures in the order of R$ 100 to R$ 200. In order to carry out the case studies, adaptations were made to the original methodology to better reflect the national reality, ending with the proposal of a guideline for carrying out studies for more complex and/or large-scale contracts, in order to ensure value aggregation to projects by maximizing performance and reducing upfront and life cycle costs. Also, as a result, an innovative engineering and value analysis method was established for infrastructure projects of small and low complexity, in such a way as to allow the maximization of the results obtained by the application of project management methodology also for the so-called “low cost roads".application/pdfporRodovias : Projeto e construçãoGestão de projetosAnálise de investimentosA engenharia e análise do valor como ferramenta de otimização de investimentos em infraestrutura rodoviária no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestruturaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137037.pdf.txt001137037.pdf.txtExtracted Texttext/plain759070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234961/2/001137037.pdf.txt57795a15eebf0c50b66680eef42fb681MD52ORIGINAL001137037.pdfTexto completoapplication/pdf8538517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234961/1/001137037.pdfecfbffaf7d9236fcc7aea07ae76e3fadMD5110183/2349612022-02-22 04:54:15.800141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:54:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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