Elementos e relações importantes para o estabelecimento de ambientes organizacionais inovadores em Instituições Federais de Ensino Superior - IFES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212386 |
Resumo: | Inovar tornou-se estratégia essencial para as organizações que desejam constituir vantagens em relação aos seus concorrentes. A maioria dos estudos sobre inovação é voltada quase que exclusivamente para a análise da gestão na iniciativa privada, e nos últimos anos, as instituições federais de ensino superior e seus gestores também mobilizam esforços para explorar as possibilidades decorrentes de uma abordagem estruturada de gestão para à inovação. Este trabalho identifica os elementos que influenciam o estabelecimento de um ambiente organizacional inovador em Instituições Federais de Ensino Superior. Para isso, foi investigado na literatura da área de inovação organizacional os elementos necessários para estabelecer um ambiente inovador, que orientou à quatorze elementos principais. Após, foi utilizada uma abordagem de Modelagem de Equações Estruturais para estabelecer a relação entre os elementos. Os dados que serviram de base para a construção do modelo foram coletados junto aos Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Com os resultados obtidos foi possível estabelecer as relações entre os elementos que contribuem para o estabelecimento de um ambiente inovador. A partir dos objetivos estabelecidos neste estudo, conclui-se que a inovação organizacional constitui um processo complexo e dinâmico, caraterizado por interações de elementos que facilitam ou que dificultam o estabelecimento de um ambiente organizacional inovador. Do ponto de vista de implicações gerenciais, salienta-se que os elementos mapeados nesta dissertação podem servir de subsídio aos responsáveis pelo desenvolvimento do empreendedorismo e inovação em instituições federais de ensino superior. |
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Aguiar, Adriana Féres deRibeiro, Jose Luis Duarte2020-07-24T03:39:47Z2020http://hdl.handle.net/10183/212386001115062Inovar tornou-se estratégia essencial para as organizações que desejam constituir vantagens em relação aos seus concorrentes. A maioria dos estudos sobre inovação é voltada quase que exclusivamente para a análise da gestão na iniciativa privada, e nos últimos anos, as instituições federais de ensino superior e seus gestores também mobilizam esforços para explorar as possibilidades decorrentes de uma abordagem estruturada de gestão para à inovação. Este trabalho identifica os elementos que influenciam o estabelecimento de um ambiente organizacional inovador em Instituições Federais de Ensino Superior. Para isso, foi investigado na literatura da área de inovação organizacional os elementos necessários para estabelecer um ambiente inovador, que orientou à quatorze elementos principais. Após, foi utilizada uma abordagem de Modelagem de Equações Estruturais para estabelecer a relação entre os elementos. Os dados que serviram de base para a construção do modelo foram coletados junto aos Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Com os resultados obtidos foi possível estabelecer as relações entre os elementos que contribuem para o estabelecimento de um ambiente inovador. A partir dos objetivos estabelecidos neste estudo, conclui-se que a inovação organizacional constitui um processo complexo e dinâmico, caraterizado por interações de elementos que facilitam ou que dificultam o estabelecimento de um ambiente organizacional inovador. Do ponto de vista de implicações gerenciais, salienta-se que os elementos mapeados nesta dissertação podem servir de subsídio aos responsáveis pelo desenvolvimento do empreendedorismo e inovação em instituições federais de ensino superior.Innovating has become an essential strategy for organizations that want to provide advantages over their competitors. Most studies on innovation are almost exclusively focused on management analysis in the private sector, and in recent years, federal higher education institutions and their managers have also mobilized efforts to explore the possibilities arising from a structured management approach to innovation. This work identifies the elements that influence the establishment of an innovative organizational environment in Federal Institutions of Higher Education. For this, the elements necessary to establish an innovative environment were investigated in the literature in the area of organizational innovation, which guided fourteen main elements. Afterwards, a Structural Equation Modeling approach was used to establish the relationship between the elements. The data that served as the basis for the construction of the model were collected from the Pro-Rectors of Research and Innovation of the Brazilian Federal Institutions of Higher Education. With the results obtained it was possible to establish the relationships between the elements that contribute to the establishment of an innovative environment. Based on the objectives established in this study, it is concluded that organizational innovation is a complex and dynamic process, characterized by interactions of elements that facilitate or hinder the establishment of an innovative organizational environment. From the point of view of managerial implications, it is emphasized that the elements mapped in this dissertation can serve as a subsidy for those responsible for the development of entrepreneurship and innovation in federal higher education institutions.application/pdfporAmbiente organizacionalInovaçãoEmpreendedorismoSetor públicoInstituições de ensino superiorOrganizational environmentInnovationEntrepreneurshipPublic sectorUniversitiesElementos e relações importantes para o estabelecimento de ambientes organizacionais inovadores em Instituições Federais de Ensino Superior - IFESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115062.pdf.txt001115062.pdf.txtExtracted Texttext/plain134244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212386/2/001115062.pdf.txtecf5f5a7046e9d6f416f5eda63e38163MD52ORIGINAL001115062.pdfTexto completoapplication/pdf1292202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212386/1/001115062.pdf056974c12993c9b2f814be521f7a5d2eMD5110183/2123862020-07-25 03:58:33.955069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-25T06:58:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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