Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festa, Flavio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132034
Resumo: Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o referencial teórico da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Descrevem-se em detalhe as situações-problema e os recursos selecionados e utilizados, bem como a sequência de como o tema foi abordado no ensino regular, com turmas de terceiro ano. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. O resultado indica que é possível trabalhar assuntos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciam e mostram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.
id URGS_2ba795e3f1eaf183202494f99b3efe20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132034
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Festa, FlavioMassoni, Neusa TeresinhaPureur Neto, Paulo2016-01-20T02:40:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/132034000982877Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o referencial teórico da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Descrevem-se em detalhe as situações-problema e os recursos selecionados e utilizados, bem como a sequência de como o tema foi abordado no ensino regular, com turmas de terceiro ano. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. O resultado indica que é possível trabalhar assuntos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciam e mostram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.This work is a narrative of an application teaching experience that composed the topic of Superconductivity in a Public High School located in Veranópolis city, RS, with the theoretical reference of the Conceptual Fields Theory from Gérard Vergnaud. The problem situations and the selected used resources are detailed described, as well the sequence like it was seen with high school third year students. The way the module was thought and the possible intensity level are throughout the text, which also offers a literature review where there are discussions about the relevance of the Modern and contemporary Physics inclusion in High School curriculum. The result indicates that it is possible to develop Modern and contemporary Physics issues in High School, because the students enjoy and cheer learning current topics, and that the effort to insert small curriculum changes is valid and needs to be encouraged as one possible solution to achieve the Basic Education quality improvement. At the end, it is presented an educational product as a supporting text, orientation and motivation to Physics’ teachers.application/pdfporEnsino de física : Ensino médioCurrículo escolarFisica modernaSupercondutividadeTeoria dos campos conceituaisHigh schoolCurriculum updateSuperconductivityProposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982877.pdf000982877.pdfTexto completoapplication/pdf4361822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/1/000982877.pdf6b58aaa55ed8e597d3e298cd1f661dd8MD51TEXT000982877.pdf.txt000982877.pdf.txtExtracted Texttext/plain351346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/2/000982877.pdf.txt6508a6c9c56295543ee7bf7f794c31b7MD52THUMBNAIL000982877.pdf.jpg000982877.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/3/000982877.pdf.jpg19a92c25a5905c038a47973e2994ecd3MD5310183/1320342018-10-25 10:21:24.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:21:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
title Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
spellingShingle Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
Festa, Flavio
Ensino de física : Ensino médio
Currículo escolar
Fisica moderna
Supercondutividade
Teoria dos campos conceituais
High school
Curriculum update
Superconductivity
title_short Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
title_full Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
title_fullStr Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
title_sort Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
author Festa, Flavio
author_facet Festa, Flavio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Festa, Flavio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pureur Neto, Paulo
contributor_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Pureur Neto, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física : Ensino médio
Currículo escolar
Fisica moderna
Supercondutividade
Teoria dos campos conceituais
topic Ensino de física : Ensino médio
Currículo escolar
Fisica moderna
Supercondutividade
Teoria dos campos conceituais
High school
Curriculum update
Superconductivity
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Curriculum update
Superconductivity
description Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o referencial teórico da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Descrevem-se em detalhe as situações-problema e os recursos selecionados e utilizados, bem como a sequência de como o tema foi abordado no ensino regular, com turmas de terceiro ano. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. O resultado indica que é possível trabalhar assuntos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciam e mostram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T02:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982877
url http://hdl.handle.net/10183/132034
identifier_str_mv 000982877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/1/000982877.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/2/000982877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132034/3/000982877.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b58aaa55ed8e597d3e298cd1f661dd8
6508a6c9c56295543ee7bf7f794c31b7
19a92c25a5905c038a47973e2994ecd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085348518133760