O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Antonio Cesar dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37620
Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da reforma do ensino secundário que ficou conhecida como “Reforma Francisco Campos”. Está baseado na análise das questões das provas de Matemática que foram aplicadas nesses cursos nos anos de 1936 e 1937 e investiga os conteúdos ensinados, as maneiras como eram avaliados e possíveis marcas deixadas pelos professores que faziam parte das bancas de prova. Busca identificar, também, as origens do ensino de matemática praticado nos cursos, considerando, de um lado, a legislação do ensino da época, e, de outro lado, a história singular da instituição, tomando como referência relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre, entrevistas e depoimentos de ex-alunos e ex-professores e bibliografia relacionada ao tema. O trabalho busca, assim, contribuir para o estudo da história do ensino de matemática e também para a historiografia do antigo Instituto Júlio de Castilhos, hoje, Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
id URGS_2bddd12227fcf800059f72cf766b9ac7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37620
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Esperança, Antonio Cesar dos SantosBurigo, Elisabete Zardo2012-03-20T01:21:24Z2011http://hdl.handle.net/10183/37620000823015O trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da reforma do ensino secundário que ficou conhecida como “Reforma Francisco Campos”. Está baseado na análise das questões das provas de Matemática que foram aplicadas nesses cursos nos anos de 1936 e 1937 e investiga os conteúdos ensinados, as maneiras como eram avaliados e possíveis marcas deixadas pelos professores que faziam parte das bancas de prova. Busca identificar, também, as origens do ensino de matemática praticado nos cursos, considerando, de um lado, a legislação do ensino da época, e, de outro lado, a história singular da instituição, tomando como referência relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre, entrevistas e depoimentos de ex-alunos e ex-professores e bibliografia relacionada ao tema. O trabalho busca, assim, contribuir para o estudo da história do ensino de matemática e também para a historiografia do antigo Instituto Júlio de Castilhos, hoje, Colégio Estadual Júlio de Castilhos.This paper aims to investigate a historical review of mathematics teaching in the Pré-Médico e Pré-Técnico courses that took place at Instituto Júlio de Castilhos, during the period of Brazilian secondary school curricular reform (High School), which was known as ‘Reforma Francisco Campos’. The study is based on the analysis of questions of Mathematics tests applied to Cursos Complementares in 1936 and 1937. Through those tests it is possible to examine what contents were developed, how the contents were assessed and what possible marks were left by the Mathematics teachers who prepared the tests. The study also investigates the origins of the mathematics teaching practice of Mathematics in the Cursos Complementares, considering both the Education policies of that time, and the unique history of the institution, based on reports of the Engineering School of Porto Alegre, interviews and testimonials of former students and former teachers and as well as on bibliography related to the topic. In this way, this research aims to contribute to the study of the history of mathematics teaching and, particularly, to the historiography of Instituto Júlio de Castilhos, today called Colégio Estadual Júlio de Castilhos.application/pdfporEnsino da matematicaHistória da educaçãoEnsino secundárioEducação MatemáticaInstituto Julio de Castilhos.Mathematics teachingInstituto Júlio de CastilhosSecondary schoolHistory of educationO ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823015.pdf000823015.pdfTexto completoapplication/pdf5524360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/1/000823015.pdfd3abe793c093e06cc346b0a8527235e5MD51TEXT000823015.pdf.txt000823015.pdf.txtExtracted Texttext/plain260784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/2/000823015.pdf.txt3dc1dd93e1937f35b56375038e668838MD52THUMBNAIL000823015.pdf.jpg000823015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/3/000823015.pdf.jpgfd22a41c1d2e757948336da76a3eddf9MD5310183/376202018-10-10 08:00:29.031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
title O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
spellingShingle O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
Esperança, Antonio Cesar dos Santos
Ensino da matematica
História da educação
Ensino secundário
Educação Matemática
Instituto Julio de Castilhos.
Mathematics teaching
Instituto Júlio de Castilhos
Secondary school
History of education
title_short O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
title_full O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
title_fullStr O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
title_full_unstemmed O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
title_sort O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
author Esperança, Antonio Cesar dos Santos
author_facet Esperança, Antonio Cesar dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Antonio Cesar dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
História da educação
Ensino secundário
Educação Matemática
Instituto Julio de Castilhos.
topic Ensino da matematica
História da educação
Ensino secundário
Educação Matemática
Instituto Julio de Castilhos.
Mathematics teaching
Instituto Júlio de Castilhos
Secondary school
History of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching
Instituto Júlio de Castilhos
Secondary school
History of education
description O trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da reforma do ensino secundário que ficou conhecida como “Reforma Francisco Campos”. Está baseado na análise das questões das provas de Matemática que foram aplicadas nesses cursos nos anos de 1936 e 1937 e investiga os conteúdos ensinados, as maneiras como eram avaliados e possíveis marcas deixadas pelos professores que faziam parte das bancas de prova. Busca identificar, também, as origens do ensino de matemática praticado nos cursos, considerando, de um lado, a legislação do ensino da época, e, de outro lado, a história singular da instituição, tomando como referência relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre, entrevistas e depoimentos de ex-alunos e ex-professores e bibliografia relacionada ao tema. O trabalho busca, assim, contribuir para o estudo da história do ensino de matemática e também para a historiografia do antigo Instituto Júlio de Castilhos, hoje, Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-20T01:21:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823015
url http://hdl.handle.net/10183/37620
identifier_str_mv 000823015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/1/000823015.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/2/000823015.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37620/3/000823015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3abe793c093e06cc346b0a8527235e5
3dc1dd93e1937f35b56375038e668838
fd22a41c1d2e757948336da76a3eddf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085222332497920