Os trajetos do imaginário e a alfabetização de adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200680 |
Resumo: | o presente trabalho pretende dar uma contribuição ao pensar sobre a alfabetização de adultos, através do viés do Imaginário. Partindo das dificuldades apresentadas pelos educandos adultos em processo de alfabetização, e de observações da pesquisadora quanto às representações dos alunos em relação ao conhecimento da língua escrita, o estudo do imaginário tenta apresentar um novo olhar sobre esse campo da pedagogia. Através do autor Gilbert Durand, realizamos uma leitura acerca das representações de um grupo de adultos analfabetos, cujos significados sobre o processo de alfabetização os remetem a uma luta dualista, do bem contra o mal, da luz contra às trevas, do "saber" contra o "nãosaber"; através de uma transcendência estática ou por uma conquista através do tempo.Através de Duborgel, é analisado o uso de imagens na escola, as quais são substituídas também por textos semelhantes, formando uma série de dispositivos de domesticação do imaginário, empobrecendo-o, construindo uma pedagogia social da observação e da razão. Nosso trabalho conclui que o processo de alfabetização é um embate entre significados, por um lado, aqueles marcados pela eficácia do escrito, dada pelo caráter funcional legitimado na sociedade; por outro, pelas possibilidades de expandir o imaginário sobre a leitura e escrita. |
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Comerlato, Denise MariaEizirik, Marisa Faermann2019-10-12T03:55:07Z1994http://hdl.handle.net/10183/200680000095039o presente trabalho pretende dar uma contribuição ao pensar sobre a alfabetização de adultos, através do viés do Imaginário. Partindo das dificuldades apresentadas pelos educandos adultos em processo de alfabetização, e de observações da pesquisadora quanto às representações dos alunos em relação ao conhecimento da língua escrita, o estudo do imaginário tenta apresentar um novo olhar sobre esse campo da pedagogia. Através do autor Gilbert Durand, realizamos uma leitura acerca das representações de um grupo de adultos analfabetos, cujos significados sobre o processo de alfabetização os remetem a uma luta dualista, do bem contra o mal, da luz contra às trevas, do "saber" contra o "nãosaber"; através de uma transcendência estática ou por uma conquista através do tempo.Através de Duborgel, é analisado o uso de imagens na escola, as quais são substituídas também por textos semelhantes, formando uma série de dispositivos de domesticação do imaginário, empobrecendo-o, construindo uma pedagogia social da observação e da razão. Nosso trabalho conclui que o processo de alfabetização é um embate entre significados, por um lado, aqueles marcados pela eficácia do escrito, dada pelo caráter funcional legitimado na sociedade; por outro, pelas possibilidades de expandir o imaginário sobre a leitura e escrita.The present work aims at contributing to the pondering over the teaching of reading to the adultsf through the perspective of the Imaginary. Based upon the difficulties presented by the students during the process of learning how to readf and on the observations made by the researcher as to the students• representations concerning their knowledge of the written languagef the study of the imaginary aims at presenting a new view on this field of pedagogy. Through the author Gilbert Durandf we have carried out a reading on a group of illiterate adults' representations about the process of learning how to read which has led us into a dualistic struggle f the good against the evil f the light against the darknessf the "knowledge" against the "ignorance"; through a static transcendence or a conquest over the years. Through Duborgelf it is analyzed the use of images at schoolf substituted by similar textsf which ended up by developing a series of devices that led to the limited use of the imaginary f even to its impoverishmentf thereby building a social pedagogy which is only concerned with the observation and reasoning. Our work has thus come to the conclusion that the process of teaching how to read is a struggle among meaningsf on one handf those characterized by the efficacy of the writingf given by the functional character legitimized by the society andf on de other handf by the possibilities of spreading the imaginary over the reading and the writing.application/pdfporAlfabetizaçãoEducação de adultosOs trajetos do imaginário e a alfabetização de adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1994mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000095039.pdf.txt000095039.pdf.txtExtracted Texttext/plain280878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200680/2/000095039.pdf.txt7497e7ebb5725b9f96008b819c283ecaMD52ORIGINAL000095039.pdfTexto completoapplication/pdf6713498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200680/1/000095039.pdf99c8e5f31ad9b6062bb02d46c26f5872MD5110183/2006802019-10-13 03:50:58.256304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:50:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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