Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfredini, Roberta Lusa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49037
Resumo: A distribuição dos usos do tempo de mulheres professoras e estudantes em curso de graduação exige um processo de acomodação das atividades diárias.O presente estudo procura compreender como o tempo de estudos está inserido na vida das alunas-professoras de um curso a distância. Para compreender qual é esse lugar estudaram-se os conceitos de tempo e gênero e seu entrelaçamento. Entende-se que nossa noção de tempo é construída ao longo dos anos e não é natural para o indivíduo. O gênero é compreendido como uma relação de poder entre os sexos. O lugar que homens e mulheres ocupam é socialmente construído e o emprego dos tempos diários está intimamente ligado a essa relação. Os dados foram coletados através da pesquisa de usos do tempo com a aplicação de diários. Para a tabulação usou-se o SPSS, onde os eventos e suas durações foram registrados. Além do tempo de estudos foram elencadas as atividades em que as alunas-professoras dedicam mais tempo. São elas: o tempo de cuidados pessoais, de trabalho remunerado e de cuidados com a casa e família. Observou-se que as alunas-professoras que dedicam mais tempo aos estudos diminuem seus tempos de cuidados pessoais e de atividades sociais e de lazer. O tempo dedicado aos cuidados com a casa e a família mantém-se estável. A manutenção do lar é uma prerrogativa social para as mulheres. Os conceitos de tempo e gênero se entrelaçam nas tomadas de decisões e ações dessas alunas-professoras. As temporalidades são reconstruídas para que elas se dediquem a sua formação.
id URGS_2c4905ef0444755ba95e74931270c901
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49037
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Manfredini, Roberta LusaCarvalho, Marie Jane Soares2012-05-18T09:20:28Z2011http://hdl.handle.net/10183/49037000826575A distribuição dos usos do tempo de mulheres professoras e estudantes em curso de graduação exige um processo de acomodação das atividades diárias.O presente estudo procura compreender como o tempo de estudos está inserido na vida das alunas-professoras de um curso a distância. Para compreender qual é esse lugar estudaram-se os conceitos de tempo e gênero e seu entrelaçamento. Entende-se que nossa noção de tempo é construída ao longo dos anos e não é natural para o indivíduo. O gênero é compreendido como uma relação de poder entre os sexos. O lugar que homens e mulheres ocupam é socialmente construído e o emprego dos tempos diários está intimamente ligado a essa relação. Os dados foram coletados através da pesquisa de usos do tempo com a aplicação de diários. Para a tabulação usou-se o SPSS, onde os eventos e suas durações foram registrados. Além do tempo de estudos foram elencadas as atividades em que as alunas-professoras dedicam mais tempo. São elas: o tempo de cuidados pessoais, de trabalho remunerado e de cuidados com a casa e família. Observou-se que as alunas-professoras que dedicam mais tempo aos estudos diminuem seus tempos de cuidados pessoais e de atividades sociais e de lazer. O tempo dedicado aos cuidados com a casa e a família mantém-se estável. A manutenção do lar é uma prerrogativa social para as mulheres. Os conceitos de tempo e gênero se entrelaçam nas tomadas de decisões e ações dessas alunas-professoras. As temporalidades são reconstruídas para que elas se dediquem a sua formação.The time distribution of female teachers and students at the graduate level requires a process of accommodation of activities of daily living. This study seeks to understand how time studies are integrated into the life of the students-teachers of a distance learning course. To understand this we studied the concepts of time and gender and its relationship. It is understood that the notion of time is built over the years and is not natural to the individual. Gender is understood as a relationship of power between the sexes. The place occupied by men and women is socially constructed and the use of daily time is closely connected to this relation. Data were collected through the survey of the uses of time with the implementation of diaries. For the tabulation, it was used the ˜SPSS˜, where the events and their durations were recorded. Apart from the time of study, the activities were listed in which student teachers spend more time. They are: personal care time, paid work and care for the house and family. It was observed that the students-teachers who devote more time to study lower their times of personal care and social and leisure activities. The time devoted to caring for the home and family is stable. The home maintenance is a social obligation for women. The concepts of time and gender intertwine in decision-making and actions of these students-teachers. The time frames are reconstructed so that they engage in their studies.application/pdfporProfessorFormaçãoGêneroTemporalidadeUses of timeGenderTeacher educationFormação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000826575.pdf000826575.pdfTexto completoapplication/pdf1053943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/1/000826575.pdf464e7bdc795e65cbb56f1bff2b4d44b9MD51TEXT000826575.pdf.txt000826575.pdf.txtExtracted Texttext/plain144258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/2/000826575.pdf.txtd0bbc6179108562fadfc65b66ac3dab0MD52THUMBNAIL000826575.pdf.jpg000826575.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/3/000826575.pdf.jpg3780c56e63a68e462f746c52556462bdMD5310183/490372018-10-11 09:26:43.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
title Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
spellingShingle Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
Manfredini, Roberta Lusa
Professor
Formação
Gênero
Temporalidade
Uses of time
Gender
Teacher education
title_short Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
title_full Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
title_fullStr Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
title_full_unstemmed Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
title_sort Formação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídos
author Manfredini, Roberta Lusa
author_facet Manfredini, Roberta Lusa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfredini, Roberta Lusa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
contributor_str_mv Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Gênero
Temporalidade
topic Professor
Formação
Gênero
Temporalidade
Uses of time
Gender
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Uses of time
Gender
Teacher education
description A distribuição dos usos do tempo de mulheres professoras e estudantes em curso de graduação exige um processo de acomodação das atividades diárias.O presente estudo procura compreender como o tempo de estudos está inserido na vida das alunas-professoras de um curso a distância. Para compreender qual é esse lugar estudaram-se os conceitos de tempo e gênero e seu entrelaçamento. Entende-se que nossa noção de tempo é construída ao longo dos anos e não é natural para o indivíduo. O gênero é compreendido como uma relação de poder entre os sexos. O lugar que homens e mulheres ocupam é socialmente construído e o emprego dos tempos diários está intimamente ligado a essa relação. Os dados foram coletados através da pesquisa de usos do tempo com a aplicação de diários. Para a tabulação usou-se o SPSS, onde os eventos e suas durações foram registrados. Além do tempo de estudos foram elencadas as atividades em que as alunas-professoras dedicam mais tempo. São elas: o tempo de cuidados pessoais, de trabalho remunerado e de cuidados com a casa e família. Observou-se que as alunas-professoras que dedicam mais tempo aos estudos diminuem seus tempos de cuidados pessoais e de atividades sociais e de lazer. O tempo dedicado aos cuidados com a casa e a família mantém-se estável. A manutenção do lar é uma prerrogativa social para as mulheres. Os conceitos de tempo e gênero se entrelaçam nas tomadas de decisões e ações dessas alunas-professoras. As temporalidades são reconstruídas para que elas se dediquem a sua formação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-18T09:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49037
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000826575
url http://hdl.handle.net/10183/49037
identifier_str_mv 000826575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/1/000826575.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/2/000826575.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49037/3/000826575.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 464e7bdc795e65cbb56f1bff2b4d44b9
d0bbc6179108562fadfc65b66ac3dab0
3780c56e63a68e462f746c52556462bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309016388173824