Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/192990 |
Resumo: | Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente. |
id |
URGS_2ce6d0b90e95bb28eef01fbfe76c7bfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192990 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Salomón, Said Lucas de OliveiraNicolazzi, Fernando Felizardo2019-04-16T02:34:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/192990001088603Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente.In this dissertation, is brought forward a proposal to work Latin America notion with basic education students. The intent is to encourage the understanding of the historical and cultural specificities in Latin America, as well as the similarities and differences between brazilian history and others latin american countries. I develop a didactic sequence that adds elements of the so called Information and Communication Digital Technology (ICDT) backed up on the arguing about digital culture and its potentialities when used to teach History (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Therefore, I used QR-Codes as digital tool to show a information patchwork about subjects, social movements and process from the latin american XX century. I ask which are the Latin America representations that the basic education students build from the information patchwork broadcasted in digital culture tool? I take as a loan the contribution from Modernity/Coloniality (QUIJANO, 2002, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008;) to question the “coloniality of power” and to draft, linked to the “ecology of knowledge” (SANTOS, 2007), a pedagogical artefact that, by incorporating elements of ICDT, shows Latin America as a historical, geographical and cultural territory and enable to question coloniality of the knowledge about the continent.application/pdfporEnsino de históriaEnsino e aprendizagemCultura digitalEnsino médioEnsino fundamentalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Colonialismo : América LatinaSala de aulaAmérica LatinaHistory teachingLatin AmericaDecolonialDigital cultureBuenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088603.pdf.txt001088603.pdf.txtExtracted Texttext/plain250696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/2/001088603.pdf.txt1227dd7e50fa3b660ef92eccdb5a5cf5MD52ORIGINAL001088603.pdfTexto completoapplication/pdf2273706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/1/001088603.pdffaf39d2cd4726666f8843e26dbb8a0f4MD5110183/1929902020-02-13 05:21:38.611434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-13T07:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
title |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
spellingShingle |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula Salomón, Said Lucas de Oliveira Ensino de história Ensino e aprendizagem Cultura digital Ensino médio Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Colonialismo : América Latina Sala de aula América Latina History teaching Latin America Decolonial Digital culture |
title_short |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
title_full |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
title_fullStr |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
title_sort |
Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula |
author |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
author_facet |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomón, Said Lucas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolazzi, Fernando Felizardo |
contributor_str_mv |
Nicolazzi, Fernando Felizardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Ensino e aprendizagem Cultura digital Ensino médio Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Colonialismo : América Latina Sala de aula América Latina |
topic |
Ensino de história Ensino e aprendizagem Cultura digital Ensino médio Ensino fundamental Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Colonialismo : América Latina Sala de aula América Latina History teaching Latin America Decolonial Digital culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Latin America Decolonial Digital culture |
description |
Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-16T02:34:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/192990 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/192990 |
identifier_str_mv |
001088603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/2/001088603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/1/001088603.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1227dd7e50fa3b660ef92eccdb5a5cf5 faf39d2cd4726666f8843e26dbb8a0f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085473915240448 |