Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomón, Said Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192990
Resumo: Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente.
id URGS_2ce6d0b90e95bb28eef01fbfe76c7bfd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192990
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Salomón, Said Lucas de OliveiraNicolazzi, Fernando Felizardo2019-04-16T02:34:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/192990001088603Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente.In this dissertation, is brought forward a proposal to work Latin America notion with basic education students. The intent is to encourage the understanding of the historical and cultural specificities in Latin America, as well as the similarities and differences between brazilian history and others latin american countries. I develop a didactic sequence that adds elements of the so called Information and Communication Digital Technology (ICDT) backed up on the arguing about digital culture and its potentialities when used to teach History (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Therefore, I used QR-Codes as digital tool to show a information patchwork about subjects, social movements and process from the latin american XX century. I ask which are the Latin America representations that the basic education students build from the information patchwork broadcasted in digital culture tool? I take as a loan the contribution from Modernity/Coloniality (QUIJANO, 2002, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008;) to question the “coloniality of power” and to draft, linked to the “ecology of knowledge” (SANTOS, 2007), a pedagogical artefact that, by incorporating elements of ICDT, shows Latin America as a historical, geographical and cultural territory and enable to question coloniality of the knowledge about the continent.application/pdfporEnsino de históriaEnsino e aprendizagemCultura digitalEnsino médioEnsino fundamentalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Colonialismo : América LatinaSala de aulaAmérica LatinaHistory teachingLatin AmericaDecolonialDigital cultureBuenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088603.pdf.txt001088603.pdf.txtExtracted Texttext/plain250696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/2/001088603.pdf.txt1227dd7e50fa3b660ef92eccdb5a5cf5MD52ORIGINAL001088603.pdfTexto completoapplication/pdf2273706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/1/001088603.pdffaf39d2cd4726666f8843e26dbb8a0f4MD5110183/1929902020-02-13 05:21:38.611434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-13T07:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
title Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
spellingShingle Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
Salomón, Said Lucas de Oliveira
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Cultura digital
Ensino médio
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Colonialismo : América Latina
Sala de aula
América Latina
History teaching
Latin America
Decolonial
Digital culture
title_short Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
title_full Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
title_fullStr Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
title_full_unstemmed Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
title_sort Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
author Salomón, Said Lucas de Oliveira
author_facet Salomón, Said Lucas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomón, Said Lucas de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolazzi, Fernando Felizardo
contributor_str_mv Nicolazzi, Fernando Felizardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Cultura digital
Ensino médio
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Colonialismo : América Latina
Sala de aula
América Latina
topic Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Cultura digital
Ensino médio
Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Colonialismo : América Latina
Sala de aula
América Latina
History teaching
Latin America
Decolonial
Digital culture
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Latin America
Decolonial
Digital culture
description Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/192990
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088603
url http://hdl.handle.net/10183/192990
identifier_str_mv 001088603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/2/001088603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192990/1/001088603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1227dd7e50fa3b660ef92eccdb5a5cf5
faf39d2cd4726666f8843e26dbb8a0f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085473915240448