Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenhart, Adriano Valdemar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236269
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS.
id URGS_2d04a85495dd2611832b786c01061823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236269
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lenhart, Adriano ValdemarWaschburger, RonaldoPan, Aline Cristiane2022-03-26T05:02:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/236269001135308Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS.In this work, an educational product associated with a tool called Bargraph Oscilloscope for Physics Teaching was developed, aimed at teaching alternating current (AC) electrical circuits, which are so present in the daily experience of students. This type of circuit makes use of graphic information of voltages and currents varying over time, requiring the student to have the ability to interpret, read and build graphic representations. However, although graphs are very important representational tools in all disciplines, especially in the representation of data or in the interpretation of variations and relationships, the result of the 2018 Programme for International Student Assessment (PISA) shows the interpretation of graphics as the "Achilles' heel" of young Brazilians. In order to help students with difficulties in using, interpreting, reading and building graphical representations, this work presents the construction and use of the Bargraph Oscilloscope for Physics Teaching, using the observation of previous knowledge in the construction of new concepts in order to improve students' ability to understand graphical presentation in teaching and learning electrical circuits with voltages and currents varying over time. This educational product presents the development and construction of the bargraph oscilloscope together with the didactic sequence, used in the analysis of circuits with alternating correct. The application of the educational product took place in the midst of sanitary measures (Covid-19 pandemic), in 2020, in a state high school in the city of Montenegro, RS.application/pdfporFísica : EnsinoOsciloscópiosCorrente alternadaPhysics TeachingAC circuitOscilloscopeOsciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135308.pdf.txt001135308.pdf.txtExtracted Texttext/plain201041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/2/001135308.pdf.txtd3506b007891346b0662e308903c8fd4MD52ORIGINAL001135308.pdfTexto completoapplication/pdf9277607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/1/001135308.pdf96207b49de52502cce54e097705b93f7MD5110183/2362692022-04-05 04:40:09.996345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
title Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
spellingShingle Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
Lenhart, Adriano Valdemar
Física : Ensino
Osciloscópios
Corrente alternada
Physics Teaching
AC circuit
Oscilloscope
title_short Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
title_full Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
title_fullStr Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
title_full_unstemmed Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
title_sort Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
author Lenhart, Adriano Valdemar
author_facet Lenhart, Adriano Valdemar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenhart, Adriano Valdemar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Waschburger, Ronaldo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pan, Aline Cristiane
contributor_str_mv Waschburger, Ronaldo
Pan, Aline Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Osciloscópios
Corrente alternada
topic Física : Ensino
Osciloscópios
Corrente alternada
Physics Teaching
AC circuit
Oscilloscope
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics Teaching
AC circuit
Oscilloscope
description Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-26T05:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135308
url http://hdl.handle.net/10183/236269
identifier_str_mv 001135308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/2/001135308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/1/001135308.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3506b007891346b0662e308903c8fd4
96207b49de52502cce54e097705b93f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309193804087296