Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236269 |
Resumo: | Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS. |
id |
URGS_2d04a85495dd2611832b786c01061823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236269 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lenhart, Adriano ValdemarWaschburger, RonaldoPan, Aline Cristiane2022-03-26T05:02:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/236269001135308Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS.In this work, an educational product associated with a tool called Bargraph Oscilloscope for Physics Teaching was developed, aimed at teaching alternating current (AC) electrical circuits, which are so present in the daily experience of students. This type of circuit makes use of graphic information of voltages and currents varying over time, requiring the student to have the ability to interpret, read and build graphic representations. However, although graphs are very important representational tools in all disciplines, especially in the representation of data or in the interpretation of variations and relationships, the result of the 2018 Programme for International Student Assessment (PISA) shows the interpretation of graphics as the "Achilles' heel" of young Brazilians. In order to help students with difficulties in using, interpreting, reading and building graphical representations, this work presents the construction and use of the Bargraph Oscilloscope for Physics Teaching, using the observation of previous knowledge in the construction of new concepts in order to improve students' ability to understand graphical presentation in teaching and learning electrical circuits with voltages and currents varying over time. This educational product presents the development and construction of the bargraph oscilloscope together with the didactic sequence, used in the analysis of circuits with alternating correct. The application of the educational product took place in the midst of sanitary measures (Covid-19 pandemic), in 2020, in a state high school in the city of Montenegro, RS.application/pdfporFísica : EnsinoOsciloscópiosCorrente alternadaPhysics TeachingAC circuitOscilloscopeOsciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135308.pdf.txt001135308.pdf.txtExtracted Texttext/plain201041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/2/001135308.pdf.txtd3506b007891346b0662e308903c8fd4MD52ORIGINAL001135308.pdfTexto completoapplication/pdf9277607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/1/001135308.pdf96207b49de52502cce54e097705b93f7MD5110183/2362692022-04-05 04:40:09.996345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
title |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
spellingShingle |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada Lenhart, Adriano Valdemar Física : Ensino Osciloscópios Corrente alternada Physics Teaching AC circuit Oscilloscope |
title_short |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
title_full |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
title_fullStr |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
title_full_unstemmed |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
title_sort |
Osciloscópio Bargraph para o ensino de Física : circuitos de corrente alternada |
author |
Lenhart, Adriano Valdemar |
author_facet |
Lenhart, Adriano Valdemar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenhart, Adriano Valdemar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Waschburger, Ronaldo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pan, Aline Cristiane |
contributor_str_mv |
Waschburger, Ronaldo Pan, Aline Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Osciloscópios Corrente alternada |
topic |
Física : Ensino Osciloscópios Corrente alternada Physics Teaching AC circuit Oscilloscope |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Teaching AC circuit Oscilloscope |
description |
Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional associado a uma ferramenta denominada Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física voltada ao ensino de circuitos elétricos com corrente alternada (CA), tão presentes na vivência diária dos alunos. Esse tipo de circuito faz uso de informações gráficas de tensões e correntes variando no tempo, exigindo do estudante as habilidades de interpretar, ler e construir representações gráficas. No entanto, embora os gráficos sejam ferramentas representacionais muito importantes em todas as disciplinas, especialmente na representação de dados em gráficos ou na interpretação de variações e relações, o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA – Programme for International Student Assessment) 2018 mostra a interpretação de gráficos como o "calcanhar de Aquiles" dos jovens brasileiros. A fim de auxiliar os estudantes nas dificuldades em usar, interpretar, ler e construir representações gráficas, o trabalho apresenta a construção e o uso do Osciloscópio Bargraph para o Ensino de Física, utilizando da observação de conhecimentos prévios na construção de novos conceitos de modo a aprimorar a capacidade dos alunos de compreender a apresentação gráfica no ensino e aprendizagem de circuitos elétricos com tensões e correntes variando no tempo. Esse produto educacional apresenta o desenvolvimento e a construção do osciloscópio bargraph juntamente com a sequência didática, utilizada na análise de circuitos com corrente alternada. A aplicação do produto educacional ocorreu em meio às medidas sanitárias (pandemia de Covid-19), em 2020, em uma escola estadual de ensino médio, no município de Montenegro, RS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-26T05:02:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236269 |
identifier_str_mv |
001135308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/2/001135308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236269/1/001135308.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3506b007891346b0662e308903c8fd4 96207b49de52502cce54e097705b93f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085580275449856 |