Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belfort, Susana Andréa Inácio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271851
Resumo: Ao longo da história, os povos indígenas enfrentaram significativas lutas, especialmente após a invasão de seus territórios. No entanto, essas lutas seguem sendo invisibilizadas pela História oficial, que insiste em perpetuar informações genéricas, distorcidas ou falsas sobre as culturas indígenas, alimentando estereótipos sobre esses povos. A negação das culturas indígenas faz parte de uma estratégia de manutenção de uma visão hegemônica. Assim, não é de se surpreender que, no século XXI, alunos, professores e acadêmicos se espantem ao descobrir a existência de diferentes povos indígenas no país, que ainda preservam suas línguas, costumes e histórias distintas. A falta de informações sobre o povo indígena Kaingáng, que tradicionalmente habita os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e sua história, lutas e resistência, impulsiona esta pesquisa. Também impulsiona esta pesquisa a urgência em demarcar este território de conhecimento institucionalizado e colonializado: a universidade, a partir da produção e autoria de uma pesquisadora indígena. Nesse contexto, a pesquisa aborda a educação escolar indígena sob a perspectiva e trajetória de Andila Kaingáng, uma mulher indígena, educadora e líder, também conhecida como “guerreira Kaingáng”. Sua vida é marcada por seu protagonismo no movimento indígena nacional desde os 17 anos, lutando pela educação escolar do povo Kaingáng. Após mais de 500 anos de silenciamento de nossas vozes, a fala de Andila Kaingáng é de extrema importância para reconstruir os caminhos percorridos e as conexões que compõem a história do povo Kaingáng. A trajetória de Andila Kaingáng busca inspirar não apenas o meio acadêmico, mas também todas as mulheres indígenas a superar a marginalização histórica e a ouvir as vozes que ainda ecoam suas lutas e resistências.
id URGS_2db459e0f786b0290f041fdb157e53be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271851
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Belfort, Susana Andréa InácioMenezes, Magali Mendes de2024-02-10T05:06:46Z2023http://hdl.handle.net/10183/271851001195620Ao longo da história, os povos indígenas enfrentaram significativas lutas, especialmente após a invasão de seus territórios. No entanto, essas lutas seguem sendo invisibilizadas pela História oficial, que insiste em perpetuar informações genéricas, distorcidas ou falsas sobre as culturas indígenas, alimentando estereótipos sobre esses povos. A negação das culturas indígenas faz parte de uma estratégia de manutenção de uma visão hegemônica. Assim, não é de se surpreender que, no século XXI, alunos, professores e acadêmicos se espantem ao descobrir a existência de diferentes povos indígenas no país, que ainda preservam suas línguas, costumes e histórias distintas. A falta de informações sobre o povo indígena Kaingáng, que tradicionalmente habita os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e sua história, lutas e resistência, impulsiona esta pesquisa. Também impulsiona esta pesquisa a urgência em demarcar este território de conhecimento institucionalizado e colonializado: a universidade, a partir da produção e autoria de uma pesquisadora indígena. Nesse contexto, a pesquisa aborda a educação escolar indígena sob a perspectiva e trajetória de Andila Kaingáng, uma mulher indígena, educadora e líder, também conhecida como “guerreira Kaingáng”. Sua vida é marcada por seu protagonismo no movimento indígena nacional desde os 17 anos, lutando pela educação escolar do povo Kaingáng. Após mais de 500 anos de silenciamento de nossas vozes, a fala de Andila Kaingáng é de extrema importância para reconstruir os caminhos percorridos e as conexões que compõem a história do povo Kaingáng. A trajetória de Andila Kaingáng busca inspirar não apenas o meio acadêmico, mas também todas as mulheres indígenas a superar a marginalização histórica e a ouvir as vozes que ainda ecoam suas lutas e resistências.Throughout history, indigenous groups have faced many significant battles, especially after their territory was invaded. However, these battles keep being obfuscated by official history,that insists on perpetuating generic, misinformed or false information about indigenous culture, feeding stereotypes about these groups. The denial of indigenous’ cultures is part of a maintenance strategy of a hegemonic point of view. Therefore, it is not surprising that, during the 21st century, students, teachers and academics get shocked when finding out about the existence of different indigenous groups in the country that still preserve their different language, habits and history. The lack of information about the Kaingáng indigenous group, that traditionally lives in the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná and São Paulo, and about their history, battles and resistance, propels this research. It also propels the urgency in delimiting the territory of institutionalized and colonialized knowledge: the university, based on the production and authorship of an indigenous researcher. In this context, this research talks about indigenous education under the perspective and path of Andila Kaingáng, an indigenous woman, tutor and leader who is also known as “Kaingáng Warrior”. Her life is marked by her appearance in the national indigenous movement since she was 17 years old, fighting for the school education of the Kaingáng people. After more than 500 years of silencing our voices, Andila Kaingáng’s speech is extremely important in order to rebuild paths traveled and connections that make up the Kaingáng Group’s history. Andila Kaingáng’s path seeks to inspire not only the academics, but also all indigenous women to overcome history’s marginalization and isten to the voices whose battles and resistances still echo.application/pdfporEducação indígenaHistória da educaçãoÍndios kaingangIndigenous scholar educationHistory of the indigenous scholar educationKaingáng groupIndigenous schoolsAndila KaingángTra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingánginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195620.pdf.txt001195620.pdf.txtExtracted Texttext/plain490938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271851/2/001195620.pdf.txtf50a0ce104242226030c88cb5ddc47c2MD52ORIGINAL001195620.pdfTexto completoapplication/pdf9584771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271851/1/001195620.pdf8cb2e8de5e8455f2d376c7f5df412a55MD5110183/2718512024-02-11 06:03:58.929805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-11T08:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
title Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
spellingShingle Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
Belfort, Susana Andréa Inácio
Educação indígena
História da educação
Índios kaingang
Indigenous scholar education
History of the indigenous scholar education
Kaingáng group
Indigenous schools
Andila Kaingáng
title_short Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
title_full Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
title_fullStr Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
title_full_unstemmed Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
title_sort Tra(n)çando caminhos : a história de vida de Andila Kaingáng
author Belfort, Susana Andréa Inácio
author_facet Belfort, Susana Andréa Inácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belfort, Susana Andréa Inácio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Magali Mendes de
contributor_str_mv Menezes, Magali Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
História da educação
Índios kaingang
topic Educação indígena
História da educação
Índios kaingang
Indigenous scholar education
History of the indigenous scholar education
Kaingáng group
Indigenous schools
Andila Kaingáng
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous scholar education
History of the indigenous scholar education
Kaingáng group
Indigenous schools
Andila Kaingáng
description Ao longo da história, os povos indígenas enfrentaram significativas lutas, especialmente após a invasão de seus territórios. No entanto, essas lutas seguem sendo invisibilizadas pela História oficial, que insiste em perpetuar informações genéricas, distorcidas ou falsas sobre as culturas indígenas, alimentando estereótipos sobre esses povos. A negação das culturas indígenas faz parte de uma estratégia de manutenção de uma visão hegemônica. Assim, não é de se surpreender que, no século XXI, alunos, professores e acadêmicos se espantem ao descobrir a existência de diferentes povos indígenas no país, que ainda preservam suas línguas, costumes e histórias distintas. A falta de informações sobre o povo indígena Kaingáng, que tradicionalmente habita os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e sua história, lutas e resistência, impulsiona esta pesquisa. Também impulsiona esta pesquisa a urgência em demarcar este território de conhecimento institucionalizado e colonializado: a universidade, a partir da produção e autoria de uma pesquisadora indígena. Nesse contexto, a pesquisa aborda a educação escolar indígena sob a perspectiva e trajetória de Andila Kaingáng, uma mulher indígena, educadora e líder, também conhecida como “guerreira Kaingáng”. Sua vida é marcada por seu protagonismo no movimento indígena nacional desde os 17 anos, lutando pela educação escolar do povo Kaingáng. Após mais de 500 anos de silenciamento de nossas vozes, a fala de Andila Kaingáng é de extrema importância para reconstruir os caminhos percorridos e as conexões que compõem a história do povo Kaingáng. A trajetória de Andila Kaingáng busca inspirar não apenas o meio acadêmico, mas também todas as mulheres indígenas a superar a marginalização histórica e a ouvir as vozes que ainda ecoam suas lutas e resistências.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-10T05:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195620
url http://hdl.handle.net/10183/271851
identifier_str_mv 001195620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271851/2/001195620.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271851/1/001195620.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f50a0ce104242226030c88cb5ddc47c2
8cb2e8de5e8455f2d376c7f5df412a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085638589906944