Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13285 |
Resumo: | Depois de transcorrida mais de uma década da implantação do Ensino por Ciclos de Formação (ECF) em Porto Alegre, este estudo pretende rever os princípios originários dessa política educacional, efetuando uma análise das perspectivas de ensino de seis professores entrevistados, quanto a currículo, a prática pedagógica e a avaliação do conhecimento educacional comparando dois períodos distintos – o da implantação do ECF e o atual. A análise fundamentou-se nos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein e apontou a atual aproximação do currículo das escolas investigadas a um “código de coleção”, em oposição ao “código de integração” existente nos momentos iniciais da implementação da referida política educacional. Por sua vez, as práticas pedagógicas dos professores entrevistados e a avaliação do conhecimento educacional por eles realizada, permanecem, predominantemente, com características inerentes às pedagogias invisíveis. Aponta-se, no presente, a possibilidade de retenção dos alunos, ao final de cada ciclo, que se constitui como um movimento, realizado pela mantenedora, contrário às diretrizes estabelecidas para o ECF em Porto Alegre. |
id |
URGS_2e43546b1ed9bd166b3f2be3966ae1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13285 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Klovan, Cristiane FigueiróVeit, Maria Helena Degani2008-07-03T04:11:52Z2008http://hdl.handle.net/10183/13285000642749Depois de transcorrida mais de uma década da implantação do Ensino por Ciclos de Formação (ECF) em Porto Alegre, este estudo pretende rever os princípios originários dessa política educacional, efetuando uma análise das perspectivas de ensino de seis professores entrevistados, quanto a currículo, a prática pedagógica e a avaliação do conhecimento educacional comparando dois períodos distintos – o da implantação do ECF e o atual. A análise fundamentou-se nos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein e apontou a atual aproximação do currículo das escolas investigadas a um “código de coleção”, em oposição ao “código de integração” existente nos momentos iniciais da implementação da referida política educacional. Por sua vez, as práticas pedagógicas dos professores entrevistados e a avaliação do conhecimento educacional por eles realizada, permanecem, predominantemente, com características inerentes às pedagogias invisíveis. Aponta-se, no presente, a possibilidade de retenção dos alunos, ao final de cada ciclo, que se constitui como um movimento, realizado pela mantenedora, contrário às diretrizes estabelecidas para o ECF em Porto Alegre.Following nearly a decade of the implementation of the Teaching through Formation Cycles (Ensino por Ciclos de Formação - ECF) in Porto Alegre, the present study aims at reviewing the original principles of such educational policy, through performing the analysis of the teaching perspectives applied by six teachers who have been interviewed, regarding curriculum, pedagogic practices and the assessment of the educational knowledge. Such analysis has been performed through the comparison of two distinct periods of time – the time at the implementation of the EFC and the current moment. The analysis was founded on the classification and framing concepts by the sociologist Basil Bernstein and it has pointed out that the curriculum applied in the schools under research shows a proximity trend towards a “collection code” as opposed to an “integration code” that was present in the initial moments of the implementation of said educational policy. The pedagogical practices used by the teachers that have been interviewed, together with the assessment of the educational knowledge performed still consist, basically, of the intrinsic characteristics of the invisible pedagogies. It has been noted that, currently, there is the possibility of the student’s retention at the end of each cycle, possibility that has been identified as a movement performed by the administrative founding agency and that is contrary to the guidelines established for the ECF in Porto Alegre.application/pdfporEnsino por ciclosEnsino público municipalProfessorPrática pedagógicaPorto Alegre (RS)Teaching through Formation CyclesMunicipal public teachingPorto AlegreTeacherPedagogical practiceBernsteinBasilPerspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642749.pdf000642749.pdfTexto completoapplication/pdf1010657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/1/000642749.pdfd2d30f858b3a60fea41a1ccc11c29101MD51TEXT000642749.pdf.txt000642749.pdf.txtExtracted Texttext/plain385826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/2/000642749.pdf.txt7554bae29faefe4bf96807e6674d4c07MD52THUMBNAIL000642749.pdf.jpg000642749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/3/000642749.pdf.jpg06abb69939a3f333462fada131818070MD5310183/132852021-08-18 04:47:13.865234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
title |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
spellingShingle |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual Klovan, Cristiane Figueiró Ensino por ciclos Ensino público municipal Professor Prática pedagógica Porto Alegre (RS) Teaching through Formation Cycles Municipal public teaching Porto Alegre Teacher Pedagogical practice Bernstein Basil |
title_short |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
title_full |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
title_fullStr |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
title_sort |
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual |
author |
Klovan, Cristiane Figueiró |
author_facet |
Klovan, Cristiane Figueiró |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klovan, Cristiane Figueiró |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veit, Maria Helena Degani |
contributor_str_mv |
Veit, Maria Helena Degani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por ciclos Ensino público municipal Professor Prática pedagógica Porto Alegre (RS) |
topic |
Ensino por ciclos Ensino público municipal Professor Prática pedagógica Porto Alegre (RS) Teaching through Formation Cycles Municipal public teaching Porto Alegre Teacher Pedagogical practice Bernstein Basil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching through Formation Cycles Municipal public teaching Porto Alegre Teacher Pedagogical practice Bernstein Basil |
description |
Depois de transcorrida mais de uma década da implantação do Ensino por Ciclos de Formação (ECF) em Porto Alegre, este estudo pretende rever os princípios originários dessa política educacional, efetuando uma análise das perspectivas de ensino de seis professores entrevistados, quanto a currículo, a prática pedagógica e a avaliação do conhecimento educacional comparando dois períodos distintos – o da implantação do ECF e o atual. A análise fundamentou-se nos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein e apontou a atual aproximação do currículo das escolas investigadas a um “código de coleção”, em oposição ao “código de integração” existente nos momentos iniciais da implementação da referida política educacional. Por sua vez, as práticas pedagógicas dos professores entrevistados e a avaliação do conhecimento educacional por eles realizada, permanecem, predominantemente, com características inerentes às pedagogias invisíveis. Aponta-se, no presente, a possibilidade de retenção dos alunos, ao final de cada ciclo, que se constitui como um movimento, realizado pela mantenedora, contrário às diretrizes estabelecidas para o ECF em Porto Alegre. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-07-03T04:11:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13285 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000642749 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13285 |
identifier_str_mv |
000642749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/1/000642749.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/2/000642749.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13285/3/000642749.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2d30f858b3a60fea41a1ccc11c29101 7554bae29faefe4bf96807e6674d4c07 06abb69939a3f333462fada131818070 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085122660106240 |