Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12854 |
Resumo: | Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual. |
id |
URGS_2e9ef323f0dc995a80d0de223e0aa832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12854 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Capra, Carmen LúciaPillar, Analice DutraRossi, Maria Helena Wagner2008-05-10T04:12:38Z2007http://hdl.handle.net/10183/12854000629604Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.This dissertation joins with the contemporary discussions of art/education understanding the teacher as the product and the producer of meanings by its own aesthetic experiences. Propose a comprehension of how the teacher articulates its aesthetic experiences with the visual arts teaching through case study – six teachers from Municipal Education System of Caxias do Sul - RS – and qualitative approach. It substantiates itself theoretically in the reflection about modern and post-modern thoughts in the art, education and art/education, also considering the conceptions of experience and aesthetic experiences. In its development the research evidences that the contemporary teaching of visual arts constitutes itself, in heterogeneous form, both post moderns and moderns’ aspects, remarking that the teacher’s aesthetic experience has the potential to act positively in the building of artistic knowledge in the school in consonance with the complexity of the nowadays world.application/pdfporArtes visuaisPrática pedagógicaTeaching the visual artsAesthetic experienceTeacher practiceEnsino de artes visuais : experiência estética e prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000629604.pdf000629604.pdfTexto completoapplication/pdf2424122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/1/000629604.pdfd32ec133005f6abf8296660601a2c390MD51TEXT000629604.pdf.txt000629604.pdf.txtExtracted Texttext/plain359273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/2/000629604.pdf.txt7913f9efeebe694f42b68902f3a43779MD52THUMBNAIL000629604.pdf.jpg000629604.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/3/000629604.pdf.jpg1eabfebf128af0772d7518205d69406aMD5310183/128542018-10-16 08:53:37.808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
title |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
spellingShingle |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente Capra, Carmen Lúcia Artes visuais Prática pedagógica Teaching the visual arts Aesthetic experience Teacher practice |
title_short |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
title_full |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
title_fullStr |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
title_full_unstemmed |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
title_sort |
Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente |
author |
Capra, Carmen Lúcia |
author_facet |
Capra, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capra, Carmen Lúcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rossi, Maria Helena Wagner |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra Rossi, Maria Helena Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Prática pedagógica |
topic |
Artes visuais Prática pedagógica Teaching the visual arts Aesthetic experience Teacher practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching the visual arts Aesthetic experience Teacher practice |
description |
Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-05-10T04:12:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12854 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000629604 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12854 |
identifier_str_mv |
000629604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/1/000629604.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/2/000629604.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12854/3/000629604.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d32ec133005f6abf8296660601a2c390 7913f9efeebe694f42b68902f3a43779 1eabfebf128af0772d7518205d69406a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085118714314752 |