Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerber, Alessander Mario
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15750
Resumo: Na presente tese de doutorado focalizamos as músicas gravadas por Carlos Gardel (1917 a 1935) e por Carmen Miranda (1930 a 1940), articulando-as com a imagem e a performance dos artistas, as quais podem ser observadas na audição das gravações, nos filmes dos quais participaram e em fotos divulgadas em revistas da época, para analisar as representações das identidades nacionais argentina e brasileira do período. Considerando que tal período é, exatamente, o de emergência de determinados meios de comunicação de massas (a indústria fonográfica, o rádio e o cinema), observa-se que estes dois artistas tornaram-se ídolos nacionais através destes meios e foram mediadores na construção das identidades nacionais. Desta forma, estabeleceram, nas representações contidas em suas músicas, imagem e performance, relações entre a identidade nacional e outras identidades já existentes anteriormente entre seu público. Neste trabalho, analisamos também estas relações, especialmente da identidade nacional com as identidades populares e de elite, com as identidades étnicas e regionais.
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spelling Kerber, Alessander MarioWasserman, Claudia2009-05-12T04:12:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/15750000594877Na presente tese de doutorado focalizamos as músicas gravadas por Carlos Gardel (1917 a 1935) e por Carmen Miranda (1930 a 1940), articulando-as com a imagem e a performance dos artistas, as quais podem ser observadas na audição das gravações, nos filmes dos quais participaram e em fotos divulgadas em revistas da época, para analisar as representações das identidades nacionais argentina e brasileira do período. Considerando que tal período é, exatamente, o de emergência de determinados meios de comunicação de massas (a indústria fonográfica, o rádio e o cinema), observa-se que estes dois artistas tornaram-se ídolos nacionais através destes meios e foram mediadores na construção das identidades nacionais. Desta forma, estabeleceram, nas representações contidas em suas músicas, imagem e performance, relações entre a identidade nacional e outras identidades já existentes anteriormente entre seu público. Neste trabalho, analisamos também estas relações, especialmente da identidade nacional com as identidades populares e de elite, com as identidades étnicas e regionais.In this doctorate thesis we remarked the music recorded by Carlos Gardel (1917- 1935) and Carmen Miranda (1930-1940) matching image and performance of these artists, which can be look on hearing recorded, in the movies that both played a part in and in the photos published in magazines in that time, to analyze the Brazilian and Argentine national identity. Regarding that epoch exactly the development of the mass media (phonografic industry, radio and cinema) we can realize these artists became national idols by these communications and they were mediators that national identity form. By this way, they established, in their musics, images and performances representations relationship between national identity and others identities just extant before among their public. In this thesis we analyze these relationship especially of national identity with popular and elite identity, with ethnic identity and regional identity.application/pdfporIdentidade nacionalBrasilArgentinaGardel, Carlos, 1890-1935Miranda, Carmem, 1909-1955História culturalArgentine national identityRepresentationsBrazilian national identityRepresentações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000594877.pdf000594877.pdfTexto completoapplication/pdf1866868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15750/1/000594877.pdf2e7753d5bbc22c90b9e92c28469f30bfMD51TEXT000594877.pdf.txt000594877.pdf.txtExtracted Texttext/plain652672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15750/2/000594877.pdf.txt5ad711bdcb22163ccad861fd86a1091cMD52THUMBNAIL000594877.pdf.jpg000594877.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15750/3/000594877.pdf.jpg996dff818e3301593f8e744812ece25fMD5310183/157502019-05-02 02:33:46.227979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-02T05:33:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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