A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Silvana Baggio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247650
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estudos sobre a palavra artística, Maria Knebel (1898-1985), também foram utilizadas como fonte bibliográfica para o aprofundamento do tema da tese. A leitura de autores de diferentes campos do conhecimento foi suporte na produção de novas reflexões. Considerou-se como parte fundamental da metodologia da pesquisa a experiência prática como forma de acesso aos conhecimentos específicos que demanda o objeto de estudo. A vivência nas aulas de voz e fala ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento do Sistema, em uma prática de trabalho desenvolvida sob o legado das descobertas de Stanislávski. Com a pesquisa, revelam-se os conceitos, a metodologia de trabalho, os exercícios, os procedimentos e os princípios do Sistema que orientam a moderna pedagogia da fala cênica. As incursões teórico-práticas da pesquisa constituíram um período de revisão formativa para a pesquisadora, atriz e professora que a impulsionam a dar continuidade ao seu aperfeiçoamento, capacitando-a para prosseguir no desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, promovendo o avanço na metodologia de ensino da voz e da fala junto aos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSM. Ao ampliar a compreensão sobre o tema da pesquisa, busca-se a difusão dos conhecimentos artísticos e pedagógicos envolvidos, contribuindo para incentivar o cultivo do trabalho com a fala cênica no contexto da educação de atores brasileiros.
id URGS_2ef1731adb87884dcf2de7de9ad41a00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247650
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ávila, Silvana BaggioTorres Neto, Walter Lima2022-08-20T04:57:31Z2022http://hdl.handle.net/10183/247650001148297Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estudos sobre a palavra artística, Maria Knebel (1898-1985), também foram utilizadas como fonte bibliográfica para o aprofundamento do tema da tese. A leitura de autores de diferentes campos do conhecimento foi suporte na produção de novas reflexões. Considerou-se como parte fundamental da metodologia da pesquisa a experiência prática como forma de acesso aos conhecimentos específicos que demanda o objeto de estudo. A vivência nas aulas de voz e fala ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento do Sistema, em uma prática de trabalho desenvolvida sob o legado das descobertas de Stanislávski. Com a pesquisa, revelam-se os conceitos, a metodologia de trabalho, os exercícios, os procedimentos e os princípios do Sistema que orientam a moderna pedagogia da fala cênica. As incursões teórico-práticas da pesquisa constituíram um período de revisão formativa para a pesquisadora, atriz e professora que a impulsionam a dar continuidade ao seu aperfeiçoamento, capacitando-a para prosseguir no desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, promovendo o avanço na metodologia de ensino da voz e da fala junto aos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSM. Ao ampliar a compreensão sobre o tema da pesquisa, busca-se a difusão dos conhecimentos artísticos e pedagógicos envolvidos, contribuindo para incentivar o cultivo do trabalho com a fala cênica no contexto da educação de atores brasileiros.This thesis has as its object of study the stage speech from the perspective of Konstantin Stanislavski's System (1863 -1938). The main objective of the investigation is to learn the practice — techniques, exercises, and procedures — and the theory — principles and notions — that underlie the field of stage speech according to the System. Stanislavski's work was the primary source to investigate artistic and pedagogical thinking about stage speech. The works of his disciple and collaborator in the studies on the creative word, Maria Knebel (1898-1985), were also used as bibliographic source for deepening the thesis's theme. Reading authors from different fields of knowledge supported new reflections. Practical experience was considered a fundamental part of the research methodology to access the specific knowledge that the object of study demands. The expertise in voice and speech classes taught by the Russian pedagogue Elena Konstantinovna Gaissionok was fundamental for the understanding and deepening the System in a work practice developed under the legacy of Stanislavski's discoveries. The modern pedagogy of stage speech is revealed with research, concepts, work methodology, exercises, procedures, and principles of the System that guide it. The theoretical-practical incursions of the research constituted a period of formative review for the researcher, actress, and teacher that impelled her to continue her improvement, enabling her to continue in the development of her pedagogical practice, promoting advances in teaching methodology of voice and speech with the students of the Course in Performing Arts at UFSM. By expanding the understanding of this research topic, the aim is to spread the artistic and pedagogical knowledge involved, contributing to encouraging spreading the work with stage speech in the context of the education of the Brazilian actors.application/pdfporGaissionok, Elena KonstantinovnaStanislavski, Constantin, 1863-1938Pedagogia teatralStanislavski's systemRussian theatrical pedagogyPedagogy of stage speechVerbal actionA fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148297.pdf.txt001148297.pdf.txtExtracted Texttext/plain469341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247650/2/001148297.pdf.txt38b6122f41c8444abe1c63a0a076eeb2MD52ORIGINAL001148297.pdfTexto completoapplication/pdf22520714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247650/1/001148297.pdf0c7d3a63a26592c7b02ebcd41a35ac55MD5110183/2476502022-09-03 05:00:44.168808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-03T08:00:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
title A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
spellingShingle A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
Ávila, Silvana Baggio
Gaissionok, Elena Konstantinovna
Stanislavski, Constantin, 1863-1938
Pedagogia teatral
Stanislavski's system
Russian theatrical pedagogy
Pedagogy of stage speech
Verbal action
title_short A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
title_full A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
title_fullStr A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
title_full_unstemmed A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
title_sort A fala cênica na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski
author Ávila, Silvana Baggio
author_facet Ávila, Silvana Baggio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Silvana Baggio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres Neto, Walter Lima
contributor_str_mv Torres Neto, Walter Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Gaissionok, Elena Konstantinovna
Stanislavski, Constantin, 1863-1938
Pedagogia teatral
topic Gaissionok, Elena Konstantinovna
Stanislavski, Constantin, 1863-1938
Pedagogia teatral
Stanislavski's system
Russian theatrical pedagogy
Pedagogy of stage speech
Verbal action
dc.subject.eng.fl_str_mv Stanislavski's system
Russian theatrical pedagogy
Pedagogy of stage speech
Verbal action
description Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estudos sobre a palavra artística, Maria Knebel (1898-1985), também foram utilizadas como fonte bibliográfica para o aprofundamento do tema da tese. A leitura de autores de diferentes campos do conhecimento foi suporte na produção de novas reflexões. Considerou-se como parte fundamental da metodologia da pesquisa a experiência prática como forma de acesso aos conhecimentos específicos que demanda o objeto de estudo. A vivência nas aulas de voz e fala ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento do Sistema, em uma prática de trabalho desenvolvida sob o legado das descobertas de Stanislávski. Com a pesquisa, revelam-se os conceitos, a metodologia de trabalho, os exercícios, os procedimentos e os princípios do Sistema que orientam a moderna pedagogia da fala cênica. As incursões teórico-práticas da pesquisa constituíram um período de revisão formativa para a pesquisadora, atriz e professora que a impulsionam a dar continuidade ao seu aperfeiçoamento, capacitando-a para prosseguir no desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, promovendo o avanço na metodologia de ensino da voz e da fala junto aos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSM. Ao ampliar a compreensão sobre o tema da pesquisa, busca-se a difusão dos conhecimentos artísticos e pedagógicos envolvidos, contribuindo para incentivar o cultivo do trabalho com a fala cênica no contexto da educação de atores brasileiros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-20T04:57:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247650
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148297
url http://hdl.handle.net/10183/247650
identifier_str_mv 001148297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247650/2/001148297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247650/1/001148297.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 38b6122f41c8444abe1c63a0a076eeb2
0c7d3a63a26592c7b02ebcd41a35ac55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309201552015360