O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomel, Lucas dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249868
Resumo: pesquisa busca mapear em quais áreas de gasto público ocorrem diferenças entre planejado e executado, observando a existência de dinâmicas estabelecidas e padrões de trade-off nas alterações da despesa pública durante a execução orçamentária. O orçamento público é instrumento multidisciplinar, de utilização consagrada e obrigatória na administração pública, pelo qual ocorre o gerenciamento e definição das escolhas coletivas, sendo capaz de expressar quais as prioridades alocativas entre diferentes opções de políticas públicas. Dentro deste contexto, a ação de planejar o gasto público via orçamento merece amplo estudo e investigação, uma vez que usualmente é questionada a efetiva capacidade do orçamento de predizer a ação dos gestores públicos. Foram aplicados os conceitos teóricos da Teoria da Escolha Pública e da relação Principal-Agente, relacionando os seus pressupostos com os aspectos inerentes à atividade orçamentária. A análise contemplou as leis orçamentárias anuais de 494 municípios do Rio Grande do Sul, nos exercícios de 2005 até 2016, analisando funções e subfunções representativas da atuação municipal, em abordagem descritiva e exploratória, a partir da base de dados abertos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Foram identificados recorrentes e significativos desvios entre planejado e realizado a cada exercício, sendo possível concluir que as alterações na decisão de gasto público definidas nas dotações iniciais do orçamento anual ocorrem em maior intensidade quanto mais específico for o item no orçamento: valores das ‘despesas totais’ são mais correspondentes do que a verificado no âmbito da ‘função’, enquanto há maior correspondência na ‘função’, comparativamente aquela encontrada no nível da ‘subfunção’. Dentre as despesas com maiores recorrências de suplementações, citam-se as áreas de saúde e educação, enquanto a recorrência de reduções ao longo da execução orçamentária esteve destinada nas áreas de saneamento, urbanismo, previdência e ação legislativa. Os padrões de retificações no orçamento possuíram aderência com pressupostos da Teoria da Escolha Pública, onde gestores demonstram menor preferência na execução das despesas mais relacionadas ao longo prazo, com benefícios e visibilidade apenas ao longo do tempo. Entende-se que a complexidade dos orçamentos e a gama extensa de informações contribui para conflitos ‘principal x agente’, onde há dificuldade, ao Principal, de monitoramento sobre o que o Agente sinaliza que irá realizar na condução dos recursos a cada ano. A pesquisa buscou contribuir com o conjunto de estudos relacionados à credibilidade orçamentária, apresentando melhor entendimento sobre quais áreas de gastos as administrações municipais alteram as preferências de gasto, distanciando daquelas pactuadas quando da elaboração dos orçamentos iniciais.
id URGS_3000722ab8cb7387376dde02a6b5794f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249868
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Giacomel, Lucas dos SantosSantos, André Luiz Marenco dos2022-10-12T04:45:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/249868001151086pesquisa busca mapear em quais áreas de gasto público ocorrem diferenças entre planejado e executado, observando a existência de dinâmicas estabelecidas e padrões de trade-off nas alterações da despesa pública durante a execução orçamentária. O orçamento público é instrumento multidisciplinar, de utilização consagrada e obrigatória na administração pública, pelo qual ocorre o gerenciamento e definição das escolhas coletivas, sendo capaz de expressar quais as prioridades alocativas entre diferentes opções de políticas públicas. Dentro deste contexto, a ação de planejar o gasto público via orçamento merece amplo estudo e investigação, uma vez que usualmente é questionada a efetiva capacidade do orçamento de predizer a ação dos gestores públicos. Foram aplicados os conceitos teóricos da Teoria da Escolha Pública e da relação Principal-Agente, relacionando os seus pressupostos com os aspectos inerentes à atividade orçamentária. A análise contemplou as leis orçamentárias anuais de 494 municípios do Rio Grande do Sul, nos exercícios de 2005 até 2016, analisando funções e subfunções representativas da atuação municipal, em abordagem descritiva e exploratória, a partir da base de dados abertos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Foram identificados recorrentes e significativos desvios entre planejado e realizado a cada exercício, sendo possível concluir que as alterações na decisão de gasto público definidas nas dotações iniciais do orçamento anual ocorrem em maior intensidade quanto mais específico for o item no orçamento: valores das ‘despesas totais’ são mais correspondentes do que a verificado no âmbito da ‘função’, enquanto há maior correspondência na ‘função’, comparativamente aquela encontrada no nível da ‘subfunção’. Dentre as despesas com maiores recorrências de suplementações, citam-se as áreas de saúde e educação, enquanto a recorrência de reduções ao longo da execução orçamentária esteve destinada nas áreas de saneamento, urbanismo, previdência e ação legislativa. Os padrões de retificações no orçamento possuíram aderência com pressupostos da Teoria da Escolha Pública, onde gestores demonstram menor preferência na execução das despesas mais relacionadas ao longo prazo, com benefícios e visibilidade apenas ao longo do tempo. Entende-se que a complexidade dos orçamentos e a gama extensa de informações contribui para conflitos ‘principal x agente’, onde há dificuldade, ao Principal, de monitoramento sobre o que o Agente sinaliza que irá realizar na condução dos recursos a cada ano. A pesquisa buscou contribuir com o conjunto de estudos relacionados à credibilidade orçamentária, apresentando melhor entendimento sobre quais áreas de gastos as administrações municipais alteram as preferências de gasto, distanciando daquelas pactuadas quando da elaboração dos orçamentos iniciais.The research seeks to map in which areas of public expenditure there are differences between planned and executed, observing the existence of established dynamics and trade-off patterns in changes in public expenditure during budget execution. The public budget is a multidisciplinary instrument, of consecrated and mandatory use in public administration, through which the management and definition of collective choices takes place, being able to express the allocative priorities between different public policy options. Within this context, the action of planning public spending by budget deserves extensive study and investigation, since the effective capacity of the budget to predict the action of public managers is usually questioned. The theoretical concepts of Public Choice Theory and the Principal-Agent relationship were applied, relating their assumptions with the aspects inherent to budgetary activity. The analysis included the annual budget laws of 494 municipalities in Rio Grande do Sul, from 2005 to 2016, analyzing representative functions and sub-functions of municipal action, in a descriptive and exploratory approach, based on the open database of the Audit Office of the State of Rio Grande do Sul. Recurring and significant deviations were identified between planned and executed each year, and it is possible to conclude that the changes in the public spending decision defined in the initial allocations of the annual budget occur in greater intensity the more specific the item in the budget is: values of 'total expenses ' are more matching than that found at the 'function' level, while there is greater correspondence in the 'function' compared to that found at the 'subfunction' level. Among the expenses with the highest recurrence of supplements, the areas of health and education are mentioned, while the recurrence of reductions during the budget execution was destined to the areas of sanitation, urbanism, social security and legislative action. Budget rectification patterns adhered to assumptions of the Public Choice Theory, where managers show less preference in the execution of expenses more related to the long term, with benefits and visibility only over time. It is understood that the complexity of budgets and the extensive range of information contribute to 'principal x agent' conflicts, where it is difficult for the Principal to monitor what the Agent signals that it will carry out in the conduct of resources each year. The research seeks to contribute to the set of studies related to budget credibility, presenting a better understanding of which spending areas municipal administrations change spending preferences, distancing from those agreed upon when preparing the initial budgets.application/pdfporOrçamento públicoCredibilidade (Ciência política)Planejamento governamentalOrçamento municipalPolíticas públicasCiências sociaisPublic budgetBudget credibilityPublic choiceGovernment planningMunicipal budgetO que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151086.pdf.txt001151086.pdf.txtExtracted Texttext/plain358767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249868/2/001151086.pdf.txt485d8059ef2eca30f0c4db4d3ad316b7MD52ORIGINAL001151086.pdfTexto completoapplication/pdf3867560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249868/1/001151086.pdf2f5eab032aaeb883739644d63dec059eMD5110183/2498682022-10-13 04:48:53.550624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-13T07:48:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
title O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
spellingShingle O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
Giacomel, Lucas dos Santos
Orçamento público
Credibilidade (Ciência política)
Planejamento governamental
Orçamento municipal
Políticas públicas
Ciências sociais
Public budget
Budget credibility
Public choice
Government planning
Municipal budget
title_short O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
title_full O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
title_fullStr O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
title_full_unstemmed O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
title_sort O que planejam e o que executam os municípios gaúchos? : revelando as alterações de gastos durante a execução do orçamento público (2005 - 2016)
author Giacomel, Lucas dos Santos
author_facet Giacomel, Lucas dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomel, Lucas dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, André Luiz Marenco dos
contributor_str_mv Santos, André Luiz Marenco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento público
Credibilidade (Ciência política)
Planejamento governamental
Orçamento municipal
Políticas públicas
Ciências sociais
topic Orçamento público
Credibilidade (Ciência política)
Planejamento governamental
Orçamento municipal
Políticas públicas
Ciências sociais
Public budget
Budget credibility
Public choice
Government planning
Municipal budget
dc.subject.eng.fl_str_mv Public budget
Budget credibility
Public choice
Government planning
Municipal budget
description pesquisa busca mapear em quais áreas de gasto público ocorrem diferenças entre planejado e executado, observando a existência de dinâmicas estabelecidas e padrões de trade-off nas alterações da despesa pública durante a execução orçamentária. O orçamento público é instrumento multidisciplinar, de utilização consagrada e obrigatória na administração pública, pelo qual ocorre o gerenciamento e definição das escolhas coletivas, sendo capaz de expressar quais as prioridades alocativas entre diferentes opções de políticas públicas. Dentro deste contexto, a ação de planejar o gasto público via orçamento merece amplo estudo e investigação, uma vez que usualmente é questionada a efetiva capacidade do orçamento de predizer a ação dos gestores públicos. Foram aplicados os conceitos teóricos da Teoria da Escolha Pública e da relação Principal-Agente, relacionando os seus pressupostos com os aspectos inerentes à atividade orçamentária. A análise contemplou as leis orçamentárias anuais de 494 municípios do Rio Grande do Sul, nos exercícios de 2005 até 2016, analisando funções e subfunções representativas da atuação municipal, em abordagem descritiva e exploratória, a partir da base de dados abertos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Foram identificados recorrentes e significativos desvios entre planejado e realizado a cada exercício, sendo possível concluir que as alterações na decisão de gasto público definidas nas dotações iniciais do orçamento anual ocorrem em maior intensidade quanto mais específico for o item no orçamento: valores das ‘despesas totais’ são mais correspondentes do que a verificado no âmbito da ‘função’, enquanto há maior correspondência na ‘função’, comparativamente aquela encontrada no nível da ‘subfunção’. Dentre as despesas com maiores recorrências de suplementações, citam-se as áreas de saúde e educação, enquanto a recorrência de reduções ao longo da execução orçamentária esteve destinada nas áreas de saneamento, urbanismo, previdência e ação legislativa. Os padrões de retificações no orçamento possuíram aderência com pressupostos da Teoria da Escolha Pública, onde gestores demonstram menor preferência na execução das despesas mais relacionadas ao longo prazo, com benefícios e visibilidade apenas ao longo do tempo. Entende-se que a complexidade dos orçamentos e a gama extensa de informações contribui para conflitos ‘principal x agente’, onde há dificuldade, ao Principal, de monitoramento sobre o que o Agente sinaliza que irá realizar na condução dos recursos a cada ano. A pesquisa buscou contribuir com o conjunto de estudos relacionados à credibilidade orçamentária, apresentando melhor entendimento sobre quais áreas de gastos as administrações municipais alteram as preferências de gasto, distanciando daquelas pactuadas quando da elaboração dos orçamentos iniciais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-12T04:45:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151086
url http://hdl.handle.net/10183/249868
identifier_str_mv 001151086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249868/2/001151086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249868/1/001151086.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 485d8059ef2eca30f0c4db4d3ad316b7
2f5eab032aaeb883739644d63dec059e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085598830002176