Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thornton, Alessandra Figueiró
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248636
Resumo: Esta dissertação, inserida no campo da Psicologia Cognitiva na interface com a Educação, tem como objetivo examinar a relação entre desempenho leitor, compreensão leitora e memória de trabalho, em alunos concluintes do Ensino Médio. Para averiguar essas relações, serão apresentados dois estudos: O primeiro examina a relação entre o desempenho de alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma tarefa adaptada das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – e uma tarefa Cloze de compreensão leitora. O segundo estudo pretende evidenciar a relação entre a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. Para o segundo estudo serão aplicadas as seguintes tarefas: 1) um instrumento de compreensão leitora utilizando-se um texto ajustado à técnica Cloze; 2) uma tarefa de desempenho leitor adaptada das provas do Enem e 3) uma tarefa de dígitos na ordem direta e inversa da memória de trabalho. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Porto Alegre e aplicada em 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A literatura aponta um forte indício da relação entre esses constructos (compreensão leitora e memória de trabalho), realçando que, prejuízos associados a algum deles pode comprometer fortemente o desempenho dos estudantes, seja nos anos iniciais da escolarização, seja ao final da educação básica. Evidenciou-se, no primeiro estudo, uma alta correlação entre a tarefa de desempenho e compreensão leitora (Enem e a técnica Cloze). Os resultados do segundo estudo mostraram que houve correlação entre a memória de trabalho com a tarefa de compreensão leitora (Cloze). No entanto, não houve correlação significativa entre a memória de trabalho e a tarefa de desempenho a partir do Enem. Os achados da dissertação foram analisados com base no referencial teórico apresentado e discutido ao longo da dissertação. Os dois estudos apontam para o baixo desempenho evidenciado por grande parte dos alunos participantes desta pesquisa, tanto no desempenho leitor quanto na compreensão leitora. É destacada como uma importante implicação educacional a necessidade urgente de políticas abrangentes que tenham como ênfase a leitura compreensiva nesta etapa da escolaridade, com foco em programas de intervenção que privilegiem a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. É consenso a necessidade de mais pesquisas, nacionais e internacionais, que abordem tais temáticas em alunos do Ensino Médio.
id URGS_3053079ce265d6bb1a4e7dda7d05bf17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248636
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Thornton, Alessandra FigueiróCorso, Luciana Vellinho2022-09-10T05:15:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/248636001096333Esta dissertação, inserida no campo da Psicologia Cognitiva na interface com a Educação, tem como objetivo examinar a relação entre desempenho leitor, compreensão leitora e memória de trabalho, em alunos concluintes do Ensino Médio. Para averiguar essas relações, serão apresentados dois estudos: O primeiro examina a relação entre o desempenho de alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma tarefa adaptada das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – e uma tarefa Cloze de compreensão leitora. O segundo estudo pretende evidenciar a relação entre a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. Para o segundo estudo serão aplicadas as seguintes tarefas: 1) um instrumento de compreensão leitora utilizando-se um texto ajustado à técnica Cloze; 2) uma tarefa de desempenho leitor adaptada das provas do Enem e 3) uma tarefa de dígitos na ordem direta e inversa da memória de trabalho. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Porto Alegre e aplicada em 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A literatura aponta um forte indício da relação entre esses constructos (compreensão leitora e memória de trabalho), realçando que, prejuízos associados a algum deles pode comprometer fortemente o desempenho dos estudantes, seja nos anos iniciais da escolarização, seja ao final da educação básica. Evidenciou-se, no primeiro estudo, uma alta correlação entre a tarefa de desempenho e compreensão leitora (Enem e a técnica Cloze). Os resultados do segundo estudo mostraram que houve correlação entre a memória de trabalho com a tarefa de compreensão leitora (Cloze). No entanto, não houve correlação significativa entre a memória de trabalho e a tarefa de desempenho a partir do Enem. Os achados da dissertação foram analisados com base no referencial teórico apresentado e discutido ao longo da dissertação. Os dois estudos apontam para o baixo desempenho evidenciado por grande parte dos alunos participantes desta pesquisa, tanto no desempenho leitor quanto na compreensão leitora. É destacada como uma importante implicação educacional a necessidade urgente de políticas abrangentes que tenham como ênfase a leitura compreensiva nesta etapa da escolaridade, com foco em programas de intervenção que privilegiem a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. É consenso a necessidade de mais pesquisas, nacionais e internacionais, que abordem tais temáticas em alunos do Ensino Médio.This dissertation, inserted in the field of Cognitive Psychology in the interface with Education, aims to examine the relationship between reading performance, reading comprehension and working memory, in high school students. To examine these relationships, two studies will be presented: The first examines the relationship between the performance of students in the 3rd year of High School in a task adapted from the tests of languages, codes and their technologies of the National High School Examination - Enem - and one Cloze task of reading comprehension. The second study aims to highlight the relationship between reading comprehension, reading performance and working memory. For the second study the following tasks will be applied: 1) an instrument of reading comprehension using a text adjusted to the Cloze technique; 2) a task of reading performance adapted from the tests of the Enem and 3) a task of digits in the direct and inverse order of working memory. This research was carried out in a state public school in Porto Alegre and applied to 80 students of the 3rd year of High School. The literature points to a strong indication of the relationship between these constructs (reading comprehension and working memory), emphasizing that the damages associated with any one of them can strongly compromise students' performance, being in the initial years of schooling or at the end of basic education. In the first study, a high correlation between the task of performance and reading comprehension (Enem and the Cloze technique) was evidenced. The results of the second study showed that there was a correlation between the working memory and the reading comprehension task (Cloze). However, there was no significant correlation between the working memory and the performance task from Enem. The findings of the dissertation were analyzed based on the theoretical reference presented and discussed throughout the dissertation. The two studies point to the poor performance evidenced by a large part of the students participating in this research, both in reading performance and reading comprehension. It is highlighted as an important educational implication the urgent need for comprehensive policies that emphasize on comprehensive reading at this stage of schooling, concentrating on intervention programs that focus on reading comprehension, reading performance and working memory. The consensus is the need for more research, national and international, to address these issues in high school students.application/pdfporCompreensãoDesempenhoLeitorMemóriaTrabalhoReading comprehensionReading performanceWorking memoryCompreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096333.pdf.txt001096333.pdf.txtExtracted Texttext/plain264357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248636/2/001096333.pdf.txt6a6eacfadf2ecc77550651f0a13132afMD52ORIGINAL001096333.pdfTexto completoapplication/pdf1415539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248636/1/001096333.pdf20aadcc722172f686269e1d5482e5678MD5110183/2486362022-09-11 05:09:50.601304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-11T08:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
title Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
spellingShingle Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
Thornton, Alessandra Figueiró
Compreensão
Desempenho
Leitor
Memória
Trabalho
Reading comprehension
Reading performance
Working memory
title_short Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
title_full Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
title_fullStr Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
title_sort Compreensão leitora, desempenho leitor e memória de trabalho em alunos do 3º ano do ensino médio
author Thornton, Alessandra Figueiró
author_facet Thornton, Alessandra Figueiró
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thornton, Alessandra Figueiró
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Desempenho
Leitor
Memória
Trabalho
topic Compreensão
Desempenho
Leitor
Memória
Trabalho
Reading comprehension
Reading performance
Working memory
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading comprehension
Reading performance
Working memory
description Esta dissertação, inserida no campo da Psicologia Cognitiva na interface com a Educação, tem como objetivo examinar a relação entre desempenho leitor, compreensão leitora e memória de trabalho, em alunos concluintes do Ensino Médio. Para averiguar essas relações, serão apresentados dois estudos: O primeiro examina a relação entre o desempenho de alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma tarefa adaptada das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – e uma tarefa Cloze de compreensão leitora. O segundo estudo pretende evidenciar a relação entre a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. Para o segundo estudo serão aplicadas as seguintes tarefas: 1) um instrumento de compreensão leitora utilizando-se um texto ajustado à técnica Cloze; 2) uma tarefa de desempenho leitor adaptada das provas do Enem e 3) uma tarefa de dígitos na ordem direta e inversa da memória de trabalho. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Porto Alegre e aplicada em 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A literatura aponta um forte indício da relação entre esses constructos (compreensão leitora e memória de trabalho), realçando que, prejuízos associados a algum deles pode comprometer fortemente o desempenho dos estudantes, seja nos anos iniciais da escolarização, seja ao final da educação básica. Evidenciou-se, no primeiro estudo, uma alta correlação entre a tarefa de desempenho e compreensão leitora (Enem e a técnica Cloze). Os resultados do segundo estudo mostraram que houve correlação entre a memória de trabalho com a tarefa de compreensão leitora (Cloze). No entanto, não houve correlação significativa entre a memória de trabalho e a tarefa de desempenho a partir do Enem. Os achados da dissertação foram analisados com base no referencial teórico apresentado e discutido ao longo da dissertação. Os dois estudos apontam para o baixo desempenho evidenciado por grande parte dos alunos participantes desta pesquisa, tanto no desempenho leitor quanto na compreensão leitora. É destacada como uma importante implicação educacional a necessidade urgente de políticas abrangentes que tenham como ênfase a leitura compreensiva nesta etapa da escolaridade, com foco em programas de intervenção que privilegiem a compreensão leitora, o desempenho leitor e a memória de trabalho. É consenso a necessidade de mais pesquisas, nacionais e internacionais, que abordem tais temáticas em alunos do Ensino Médio.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-10T05:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096333
url http://hdl.handle.net/10183/248636
identifier_str_mv 001096333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248636/2/001096333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248636/1/001096333.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a6eacfadf2ecc77550651f0a13132af
20aadcc722172f686269e1d5482e5678
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309202420236288