A framework to assess safety performance measurement systems for construction projects based on the resilience engineering perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peñaloza, Guillermina Andrea
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214177
Resumo: Os sistemas de medição de desempenho de segurança (SPMSs) são elementos essenciais da gestão da segurança, contribuindo para a criação de ciclos de melhoria contínua. Na indústria da construção, a medição do desempenho de segurança é frequentemente avaliada por meio de indicadores que se baseiam principalmente em regulamentos e normas, como relatos de acidentes, acidentes com afastamento e número de inspeções de segurança, entre outros. No entanto, a literatura aponta que esses indicadores fornecem suporte limitado nos processos de tomada de decisão e aprendizagem. Suas limitações são claramente explicadas pela perspectiva da Engenharia de Resiliência (ER), perspectiva teórica adotada nesta investigação. A abordagem orientada aos sistemas da RE é consistente com o foco de melhoria de SPMSs, ao invés de métricas individuais, e pode potencialmente contribuir para melhorar o desempenho resiliente de projetos de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho de pesquisa é propor uma estrutura para avaliar SPMSs para projetos de construção com base na Perspectiva de Engenharia de Resiliência. A estrutura envolve cinco diretrizes para avaliar SPMSs e o uso de duas ferramentas de avaliação: (i) a estrutura Técnica, Organizacional e Ambiental (TOE), para identificar fontes de complexidade; e (ii) o Resilience Assessment Grid (RAG), para analisar as quatro habilidades dos sistemas resilientes. Foram realizados quatro estudos de caso em projetos de construção, um no Brasil, dois no Chile e um na Noruega. A abordagem metodológica adotada nesta investigação foi a design science. O processo de pesquisa foi dividido em cinco etapas principais: (i) encontrar um problema prático com potencial para uma contribuição teórica, (ii) obter uma compreensão do problema, (iii) desenvolver uma solução, (iv) testar a solução e avaliar sua utilidade e (v) avaliar a contribuição teórica da solução. Os quatro estudos de caso contribuíram para o desenvolvimento da solução, identificando oportunidades de melhoria para cada obra, que fornecem evidências da utilidade da solução. No que se refere à contribuição prática da solução, a operacionalização de cada diretriz de ER durante a avaliação do SPMSs forneceu categorias de análise com diferentes atributos que podem ser úteis na definição de estratégias pelas quais o SPMS contribui para a resiliência. Além disso, o uso de TOE e RAG contribuiu para o entendimento das fontes de complexidade e resiliência em cada projeto de construção. A principal contribuição teórica da solução é o refinamento das diretrizes de ER para avaliação de SPMSs, usando como ponto de partida as recomendações dos principais autores de ER no campo do gerenciamento de segurança.
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A abordagem orientada aos sistemas da RE é consistente com o foco de melhoria de SPMSs, ao invés de métricas individuais, e pode potencialmente contribuir para melhorar o desempenho resiliente de projetos de construção. Portanto, o objetivo deste trabalho de pesquisa é propor uma estrutura para avaliar SPMSs para projetos de construção com base na Perspectiva de Engenharia de Resiliência. A estrutura envolve cinco diretrizes para avaliar SPMSs e o uso de duas ferramentas de avaliação: (i) a estrutura Técnica, Organizacional e Ambiental (TOE), para identificar fontes de complexidade; e (ii) o Resilience Assessment Grid (RAG), para analisar as quatro habilidades dos sistemas resilientes. Foram realizados quatro estudos de caso em projetos de construção, um no Brasil, dois no Chile e um na Noruega. A abordagem metodológica adotada nesta investigação foi a design science. O processo de pesquisa foi dividido em cinco etapas principais: (i) encontrar um problema prático com potencial para uma contribuição teórica, (ii) obter uma compreensão do problema, (iii) desenvolver uma solução, (iv) testar a solução e avaliar sua utilidade e (v) avaliar a contribuição teórica da solução. Os quatro estudos de caso contribuíram para o desenvolvimento da solução, identificando oportunidades de melhoria para cada obra, que fornecem evidências da utilidade da solução. No que se refere à contribuição prática da solução, a operacionalização de cada diretriz de ER durante a avaliação do SPMSs forneceu categorias de análise com diferentes atributos que podem ser úteis na definição de estratégias pelas quais o SPMS contribui para a resiliência. Além disso, o uso de TOE e RAG contribuiu para o entendimento das fontes de complexidade e resiliência em cada projeto de construção. A principal contribuição teórica da solução é o refinamento das diretrizes de ER para avaliação de SPMSs, usando como ponto de partida as recomendações dos principais autores de ER no campo do gerenciamento de segurança.Safety performance measurement systems (SPMSs) are key elements of safety management, contributing for creating cycles of continuous improvement. In the construction industry, the measurement of safety performance is often assessed by using indicators that are primarily based on regulations and standards, such as reportable accidents, lost time injuries and number of safety inspections, among others. However, the literature points out that these indicators provide limited support in decision-making and learning processes. There limitations are clearly explained by Resilience Engineering (RE) perspective, the theoretical perspective adopted in this investigation. The systems-oriented approach supported by RE is consistent with the focus of improving SPMSs, rather than individual metrics, and can potentially contribute to enhance the resilient performance of construction projects. Therefore, the aim of this research work is to devise a framework to assess SPMSs for construction projects based on the Resilience Engineering Perspective. The framework entails five guidelines for assessing SPMSs, and the use of two assessment tools: (i) the Technical, Organizational and Environmental (TOE) framework, for identifying sources of complexity; and (ii) the Resilience Assessment Grid (RAG), for analysing the four abilities of resilient systems. Four case studies in construction projects were carried out, one in Brazil, two in Chile and one in Norway. The methodological approach adopted in this investigation was design science research. The research process was divided into five main steps: (i) find a practical problem with potential for a theoretical contribution, (ii) obtain an understanding of the problem, (iii) develop a solution, (iv) test the solution and evaluate its utility, and (v) assess the theoretical contribution of the solution. The four case studies contributed to the development of the solution, by identifying improvement opportunities for each construction project, which provide evidences of the utility of the solution. Regarding the practical contribution of the solution, the operationalisation of each RE guideline during the assessment of SPMSs provided categories of analysis with different attributes which can be useful in the definition of strategies by which the SPMS contributes to resilience. Moreover, the use of TOE and RAG contributed for the understanding of sources of complexity and resilience on each construction project. The main theoretical contribution of the solution is the refinement of RE guidelines for SPMSs assessment, using as a point of depart recommendations of leading RE authors of the safety management field.application/pdfengSistemas de segurançaAvaliação de desempenhoEngenharia de resiliênciaSafety performance measurement systemsResilience engineeringProject complexityA framework to assess safety performance measurement systems for construction projects based on the resilience engineering perspectiveUma estrutura para avaliar sistemas de medição de desempenho de segurança para projetos de construção com base na perspectiva da engenharia de resiliência info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestruturaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118599.pdf.txt001118599.pdf.txtExtracted Texttext/plain316973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214177/2/001118599.pdf.txtc019755415fbe10b6c0a6a4cf468e98eMD52ORIGINAL001118599.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4924824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214177/1/001118599.pdfae6deb15f199b25aaaab14f21443b2d3MD5110183/2141772023-06-25 03:42:40.178384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:42:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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