Funções executivas, habilidades motoras e desempenho escolar em crianças com desordem coordenativa de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199173 |
Resumo: | Esta tese é apresentada conforme o modelo Escandinavo para estudos acadêmicos. Portanto, os resultados obtidos por meio dos métodos propostos para responder e atender as finalidades e objetivos dessa pesquisa, estão organizados em forma de uma sequência de artigos escritos que são desmembrados do problema de pesquisa. A tese está dividida em duas partes. Na primeira etapa pretende-se dizer que crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) tem também déficits em funções cognitivas, especificamente, prejuízos das funções executivas (FE). Na sequencia é apontada a Tese de que há uma estreita relação entre comportamento motor e cognitivo e mais especificamente que crianças com DCD apresentam deficits nas funções executivas que predizem deficits do desempenho da escrita e da matemática no contexto escolar. Essa tese aponta para a necessidade de se pensar o funcionamento executivo/motor como parte dos processos de intervenção. Dessa forma, o objetivo desta tese é investigar as relações entre habilidades motoras e componentes das funções executivas em crianças com DCD, com risco para DCD e com desenvolvimento motor típico, assim como desenvolver tarefas para controle inibitório nesta população e averiguar o impacto das interações motoras-executivas como preditoras do desempenho da escrita e da matemática. Para iniciar esta investigação o primeiro artigo propôs mapear as tarefas e testes de exame de cada componente da função executiva (memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva) em estudos com crianças com DCD, risco de DCD e crianças com dificuldades motoras, bem como caracterizar os desfechos apresentados. Para isso foi realizado um estudo de revisão sistemática conduzido de acordo com o método Preferred Reporting Items for SystematicReviews and Meta-Analyzes (PRISMA). Após o processo de seleção, dos 1475 artigos encontrados inicialmente e identificados por triagem de título e resumo, 29 artigos foram elegidos para a análise. Os resultados apontaram 31 diferentes tipos de testes e tarefas para a avaliação das FE em crianças com DCD. Os resultados apontam ainda que parte dos testes e tarefas encontrados nos estudos requerem processamento verbal, não verbal ou complexo viso espacial, com ou sem demanda motora envolvida. Em algumas tarefas cognitivas, essas diferentes demandas ou diferentes tipos de estímulos envolvidos nos testes podem causar perda secundária na execução, camuflando os deficits executivos primários que devem ser predominantemente examinados (viés de desempenho motor ou de percepção visual), limitando assim a avaliação mais específica as funções executivas reais neste grupo de crianças com atraso motor. Estas conclusões do artigo 1 levaram a proposta de apresentar o processo de desenvolvimento e busca de evidências de validade de conteúdo, construto e critério de um conjunto de 4 tarefas verbais e não verbais baseadas no paradigma Go/No-go, desenvolvidas em smartphone, denominado Go/No-go App Test. Levando em consideração a exposição de crianças a dispositivos eletrônicos em diferentes países, um App para avaliar a funções executivas parece uma solução prática que poderia ser utilizada em pesquisas e clínicas, possibilitando a medição de variáveis verbais e motoras relacionadas ao controle inibitório de crianças. Além disso, pode minimizar o papel dos aspectos secundários na avaliação do controle inibitório. Para validar este teste participaram do presente estudo três profissionais com doutorado em Neuropsicologia e com mais de 10 anos de experiência em pesquisa e ensino em funções executivas. 252 crianças foram incluídas para investigar a validade do paradigma em crianças, sendo constituído um grupo de 53 crianças com DCD para verificar a validade do modelo em crianças com esse tipo de desordem de desenvolvimento. Os resultados do presente estudo sugerem que o teste Go/No-Go App minimiza o viés motor para investigação do controle inibitório. Os presentes resultados demonstram que o Go/No-Go App é um teste com evidência adequada de validade para a avaliação do controle inibitório em crianças típicas entre 8 a 10 anos de idade e em crianças com DCD. Com o desenvolvimento e validação deste instrumento foi realizado o terceiro artigo desta tese que aponta como hipótese que crianças com DCD, além do comprometimento motor também apresentam prejuízo no desempenho em alguns componentes das funções executivas. No entanto, não há consenso sobre qual subdomínio executivo específico é mais afetado. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar as funções executivas - memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, em crianças com DCD, em risco de DCD (r-DCD) e em crianças com Desenvolvimento Típico (TD). Uma amostra de 397 crianças foi avaliada, distribuída posteriormente nos grupos, com DCD (n = 63), em r-DCD (n = 31) e com TD (n = 63) com base nos tesets de triagem; MABC-2, MABCChecklist e teste WASI para avaliação do QI. Todas as medidas de função executiva incluíram tarefas verbais e não verbais para memória de trabalho (Odd-One-Out e Span auditivo de palavras), controle inibitório (testes Go / No-Go e Hayling) e flexibilidade cognitiva (Teste de Cinco Dígitos e Trail Making Teste). A análise de variância multivariada foi utilizada para verificar os efeitos do grupo nas funções executivas. Os resultados deste estudo apontam que o grupo DCD apresentou diferenças significativas com menores escores em relação ao grupo TD na memória de trabalho viso espacial e verbal; no controle inibitório (tarefas Go/No-Go e Hayling Parte B / erros) e tarefas verbais e não verbais de flexibilidade cognitiva; O grupo r-DCD apresentou escores mais baixos em comparação ao grupo TD para memória de trabalho visoespacial e para flexibilidade cognitiva. Na medida em que as crianças com DCD e rDCD também apresentavam síndrome descendente, as funções executivas preventivas deveriam ser estimuladas especialmente para esse grupo subclínico. Ao verificar a tese que existe um déficit das funções executivas em crianças com DCD e com risco para DCD o quarto artigo desta tese buscou examinar se as funções executivas (memória de trabalho, inibição e flexibilidade cognitiva), habilidades locomotoras e habilidades motoras de controle de objetos são fatores preditivos significativos para o desempenho da escrita e matemática em crianças com DCD e em risco de DCD. A mesma estrutura metodológica do terceiro estudo foi realizada. Além disso, foram avaliadas as habilidades motoras fundamentias através do teste TGMD-3 e testes de desempenho da escita e matemática, através do teste TDE II. Uma análise de regressão linear múltipla multivariada e modelo de equação foram utilizados para verificar a capacidade preditiva das variáveis investigadas. Os resultados deste estudo sugerem que o baixo desempenho em medidas de inibição e nos testes de memória de trabalho visuoespacial predizem performances de escrita e matemática nas crianças com DCD e r-DCD. |
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Sartori, Rodrigo FloresValentini, Nadia CristinaFonseca, Rochele Paz2019-09-13T03:48:36Z2019http://hdl.handle.net/10183/199173001097385Esta tese é apresentada conforme o modelo Escandinavo para estudos acadêmicos. Portanto, os resultados obtidos por meio dos métodos propostos para responder e atender as finalidades e objetivos dessa pesquisa, estão organizados em forma de uma sequência de artigos escritos que são desmembrados do problema de pesquisa. A tese está dividida em duas partes. Na primeira etapa pretende-se dizer que crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) tem também déficits em funções cognitivas, especificamente, prejuízos das funções executivas (FE). Na sequencia é apontada a Tese de que há uma estreita relação entre comportamento motor e cognitivo e mais especificamente que crianças com DCD apresentam deficits nas funções executivas que predizem deficits do desempenho da escrita e da matemática no contexto escolar. Essa tese aponta para a necessidade de se pensar o funcionamento executivo/motor como parte dos processos de intervenção. Dessa forma, o objetivo desta tese é investigar as relações entre habilidades motoras e componentes das funções executivas em crianças com DCD, com risco para DCD e com desenvolvimento motor típico, assim como desenvolver tarefas para controle inibitório nesta população e averiguar o impacto das interações motoras-executivas como preditoras do desempenho da escrita e da matemática. Para iniciar esta investigação o primeiro artigo propôs mapear as tarefas e testes de exame de cada componente da função executiva (memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva) em estudos com crianças com DCD, risco de DCD e crianças com dificuldades motoras, bem como caracterizar os desfechos apresentados. Para isso foi realizado um estudo de revisão sistemática conduzido de acordo com o método Preferred Reporting Items for SystematicReviews and Meta-Analyzes (PRISMA). Após o processo de seleção, dos 1475 artigos encontrados inicialmente e identificados por triagem de título e resumo, 29 artigos foram elegidos para a análise. Os resultados apontaram 31 diferentes tipos de testes e tarefas para a avaliação das FE em crianças com DCD. Os resultados apontam ainda que parte dos testes e tarefas encontrados nos estudos requerem processamento verbal, não verbal ou complexo viso espacial, com ou sem demanda motora envolvida. Em algumas tarefas cognitivas, essas diferentes demandas ou diferentes tipos de estímulos envolvidos nos testes podem causar perda secundária na execução, camuflando os deficits executivos primários que devem ser predominantemente examinados (viés de desempenho motor ou de percepção visual), limitando assim a avaliação mais específica as funções executivas reais neste grupo de crianças com atraso motor. Estas conclusões do artigo 1 levaram a proposta de apresentar o processo de desenvolvimento e busca de evidências de validade de conteúdo, construto e critério de um conjunto de 4 tarefas verbais e não verbais baseadas no paradigma Go/No-go, desenvolvidas em smartphone, denominado Go/No-go App Test. Levando em consideração a exposição de crianças a dispositivos eletrônicos em diferentes países, um App para avaliar a funções executivas parece uma solução prática que poderia ser utilizada em pesquisas e clínicas, possibilitando a medição de variáveis verbais e motoras relacionadas ao controle inibitório de crianças. Além disso, pode minimizar o papel dos aspectos secundários na avaliação do controle inibitório. Para validar este teste participaram do presente estudo três profissionais com doutorado em Neuropsicologia e com mais de 10 anos de experiência em pesquisa e ensino em funções executivas. 252 crianças foram incluídas para investigar a validade do paradigma em crianças, sendo constituído um grupo de 53 crianças com DCD para verificar a validade do modelo em crianças com esse tipo de desordem de desenvolvimento. Os resultados do presente estudo sugerem que o teste Go/No-Go App minimiza o viés motor para investigação do controle inibitório. Os presentes resultados demonstram que o Go/No-Go App é um teste com evidência adequada de validade para a avaliação do controle inibitório em crianças típicas entre 8 a 10 anos de idade e em crianças com DCD. Com o desenvolvimento e validação deste instrumento foi realizado o terceiro artigo desta tese que aponta como hipótese que crianças com DCD, além do comprometimento motor também apresentam prejuízo no desempenho em alguns componentes das funções executivas. No entanto, não há consenso sobre qual subdomínio executivo específico é mais afetado. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar as funções executivas - memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, em crianças com DCD, em risco de DCD (r-DCD) e em crianças com Desenvolvimento Típico (TD). Uma amostra de 397 crianças foi avaliada, distribuída posteriormente nos grupos, com DCD (n = 63), em r-DCD (n = 31) e com TD (n = 63) com base nos tesets de triagem; MABC-2, MABCChecklist e teste WASI para avaliação do QI. Todas as medidas de função executiva incluíram tarefas verbais e não verbais para memória de trabalho (Odd-One-Out e Span auditivo de palavras), controle inibitório (testes Go / No-Go e Hayling) e flexibilidade cognitiva (Teste de Cinco Dígitos e Trail Making Teste). A análise de variância multivariada foi utilizada para verificar os efeitos do grupo nas funções executivas. Os resultados deste estudo apontam que o grupo DCD apresentou diferenças significativas com menores escores em relação ao grupo TD na memória de trabalho viso espacial e verbal; no controle inibitório (tarefas Go/No-Go e Hayling Parte B / erros) e tarefas verbais e não verbais de flexibilidade cognitiva; O grupo r-DCD apresentou escores mais baixos em comparação ao grupo TD para memória de trabalho visoespacial e para flexibilidade cognitiva. Na medida em que as crianças com DCD e rDCD também apresentavam síndrome descendente, as funções executivas preventivas deveriam ser estimuladas especialmente para esse grupo subclínico. Ao verificar a tese que existe um déficit das funções executivas em crianças com DCD e com risco para DCD o quarto artigo desta tese buscou examinar se as funções executivas (memória de trabalho, inibição e flexibilidade cognitiva), habilidades locomotoras e habilidades motoras de controle de objetos são fatores preditivos significativos para o desempenho da escrita e matemática em crianças com DCD e em risco de DCD. A mesma estrutura metodológica do terceiro estudo foi realizada. Além disso, foram avaliadas as habilidades motoras fundamentias através do teste TGMD-3 e testes de desempenho da escita e matemática, através do teste TDE II. Uma análise de regressão linear múltipla multivariada e modelo de equação foram utilizados para verificar a capacidade preditiva das variáveis investigadas. Os resultados deste estudo sugerem que o baixo desempenho em medidas de inibição e nos testes de memória de trabalho visuoespacial predizem performances de escrita e matemática nas crianças com DCD e r-DCD.This thesis is presented according to the Scandinavian model for academic studies. Therefore, the results obtained through the methods proposed to answer and to meet the aims and objectives of this research, are organized in the form of a sequence of written articles that are dismembered of the research problem. The thesis is divided into two parts. In the first stage it is intended to say that children with Developmental Coordination Disorder (DCD) also have deficits in cognitive functions, specifically, impairments of executive functions (EF). In the sequence it is pointed out the Thesis that there is a close relationship between motor and cognitive behavior and more specifically that children with motor delay present deficits in executive functions that predict deficits in the performance of writing and mathematics in the school context. This thesis points to the need to think of the executive / motor functioning as part of the intervention processes. Thus, the objective of this thesis is to investigate the relationships between motor skills and components of executive functions in children with DCD, with risk for DCD and with typical motor development, as well as to develop tasks for inhibitory control in this population and to investigate the impact of motor-executive interactions as predictors of writing and math performance. To begin this investigation, the first article proposed to map the tasks and examination tests of each component of the executive functions (operational memory, inhibition and cognitive flexibility) in studies with children with DCD, risk of DCD and children with motor difficulties, as well as characterize the outcomes presented. For this, a systematic review study was conducted according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA) method. After the selection process, of the 1475 articles initially found and identified by title and abstract screening, 29 articles were selected for analysis. The results showed 31 different types of tests and tasks for the evaluation of EF in children with DHD. The results also show that part of the tests and tasks found in the studies require verbal processing, non-verbal or complex spatial vision, with or without motor demand involved. In some cognitive tasks, these different demands or different types of stimuli involved in the tests can cause secondary loss in the execution, camouflaging the primary executive deficits that must be predominantly examined (motor performance bias or visual perception bias), thus limiting the more specific evaluation of the real executive functions in this group of children with motor delay. These conclusions of article 1 led to the proposal to present the process of development and search for evidence of content validity, construct and criterion of a set of 4 verbal and non-verbal tasks based on the Go/No-go paradigm, developed on smartphone, called Go/No-go App Test. Taking into account the exposure of children to electronic devices in different countries, an App to evaluate the executive function seems a practical solution that could be easily used in researches and clinics, enabling the measurement of verbal and motor variables related to the inhibitory control of children, in addition it could minimize the role of secondary aspects in the evaluation of inhibitory control. To validate this test participated in the present study three professionals with doctorate in Neuropsychology and with more than 10 years of experience in research and teaching in executive functions. 252 children were included to investigate the validity of the paradigm in children, constituting a group of 53 children with DCD to verify the validity of the model in children with this type of disorder. The results of the present study suggest that the Go / No-Go App test minimizes the motor bias for investigation of inhibitory control. With the development and validation of this instrument, the third article of this thesis was carried out, which hypothesizes that children with DCD, in addition to motor impairment, also present performance impairment in some components of executive functions. However, there is no consensus on which specific executive subdomain is most affected. Thus, the objective of this study was to compare executive functions - working memory, inhibitory control and cognitive flexibility in children with DCD, at risk of DCD (r-DCD) and in children with typical development (TD). A sample of 397 children was evaluated, distributed later in the groups, with DCD (n = 63), r-DCD (n = 31) and TD (n = 63) based on MABC-2, MABC-2. Checklist and WASI tests. All executive function measures included verbal and non-verbal tasks for working memory (Odd-One-Out and auditory word span), inhibitory control (Go / No-Go and Hayling tests) and cognitive flexibility (Five Digits Test and Trail Making Test). The multivariate analysis of variance was used to verify the effects of the group on the executive functions. The results of this study show that the DCD group presented lower scores in relation to the TD group in the spatial and verbal vision working memory; in the inhibitory control (Go/No-Go and Hayling Part B tasks / errors) and verbal and non-verbal tasks of cognitive flexibility; The r-DCD group presented lower scores in comparison to the TD group for visuospatial working memory and for cognitive flexibility. To the extent that children with DCD and r-DCD also had descending syndrome, preventive executive functions should be stimulated especially for this subclinical group. When checking the thesis that there is a deficit of executive functions in children with DCD and at risk for DCD, the fourth article of this thesis sought to examine whether the executive functions (working memory, inhibition and cognitive flexibility), locomotive abilities and motor control skills objects are significant predictive factors for the performance of writing and mathematics in children with DCD and at risk of DCD. The same methodological structure of the third study was performed. n addition, the foundational motor skills were evaluated through the TGMD-3 test and the scales and mathematics performance tests through the TDE II test. A multivariate multiple linear regression analysis and equation model were used to verify the predictive capacity of the variables investigated. The results of this study suggest that poor performance in inhibition measures and visuospatial working memory tests predict writing and mathematical performances in children with DCD and r-DCD.application/pdfporFunção executivaHabilidade motoraDesempenho acadêmicoDesenvolvimento motorExecutive functionDevelopmental Coordination DisorderMotor delayAcademic achievementMotor abilitiesFunções executivas, habilidades motoras e desempenho escolar em crianças com desordem coordenativa de desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097385.pdf.txt001097385.pdf.txtExtracted Texttext/plain382493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199173/2/001097385.pdf.txta91526af1dbfe609b0b1c0b9c6ad3a5eMD52ORIGINAL001097385.pdfTexto completoapplication/pdf1513772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199173/1/001097385.pdf0acdea792d384188cb5fcd943e2e5904MD5110183/1991732019-10-25 03:46:33.580026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-25T06:46:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta tese é apresentada conforme o modelo Escandinavo para estudos acadêmicos. Portanto, os resultados obtidos por meio dos métodos propostos para responder e atender as finalidades e objetivos dessa pesquisa, estão organizados em forma de uma sequência de artigos escritos que são desmembrados do problema de pesquisa. A tese está dividida em duas partes. Na primeira etapa pretende-se dizer que crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) tem também déficits em funções cognitivas, especificamente, prejuízos das funções executivas (FE). Na sequencia é apontada a Tese de que há uma estreita relação entre comportamento motor e cognitivo e mais especificamente que crianças com DCD apresentam deficits nas funções executivas que predizem deficits do desempenho da escrita e da matemática no contexto escolar. Essa tese aponta para a necessidade de se pensar o funcionamento executivo/motor como parte dos processos de intervenção. Dessa forma, o objetivo desta tese é investigar as relações entre habilidades motoras e componentes das funções executivas em crianças com DCD, com risco para DCD e com desenvolvimento motor típico, assim como desenvolver tarefas para controle inibitório nesta população e averiguar o impacto das interações motoras-executivas como preditoras do desempenho da escrita e da matemática. Para iniciar esta investigação o primeiro artigo propôs mapear as tarefas e testes de exame de cada componente da função executiva (memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva) em estudos com crianças com DCD, risco de DCD e crianças com dificuldades motoras, bem como caracterizar os desfechos apresentados. Para isso foi realizado um estudo de revisão sistemática conduzido de acordo com o método Preferred Reporting Items for SystematicReviews and Meta-Analyzes (PRISMA). Após o processo de seleção, dos 1475 artigos encontrados inicialmente e identificados por triagem de título e resumo, 29 artigos foram elegidos para a análise. Os resultados apontaram 31 diferentes tipos de testes e tarefas para a avaliação das FE em crianças com DCD. Os resultados apontam ainda que parte dos testes e tarefas encontrados nos estudos requerem processamento verbal, não verbal ou complexo viso espacial, com ou sem demanda motora envolvida. Em algumas tarefas cognitivas, essas diferentes demandas ou diferentes tipos de estímulos envolvidos nos testes podem causar perda secundária na execução, camuflando os deficits executivos primários que devem ser predominantemente examinados (viés de desempenho motor ou de percepção visual), limitando assim a avaliação mais específica as funções executivas reais neste grupo de crianças com atraso motor. Estas conclusões do artigo 1 levaram a proposta de apresentar o processo de desenvolvimento e busca de evidências de validade de conteúdo, construto e critério de um conjunto de 4 tarefas verbais e não verbais baseadas no paradigma Go/No-go, desenvolvidas em smartphone, denominado Go/No-go App Test. Levando em consideração a exposição de crianças a dispositivos eletrônicos em diferentes países, um App para avaliar a funções executivas parece uma solução prática que poderia ser utilizada em pesquisas e clínicas, possibilitando a medição de variáveis verbais e motoras relacionadas ao controle inibitório de crianças. Além disso, pode minimizar o papel dos aspectos secundários na avaliação do controle inibitório. Para validar este teste participaram do presente estudo três profissionais com doutorado em Neuropsicologia e com mais de 10 anos de experiência em pesquisa e ensino em funções executivas. 252 crianças foram incluídas para investigar a validade do paradigma em crianças, sendo constituído um grupo de 53 crianças com DCD para verificar a validade do modelo em crianças com esse tipo de desordem de desenvolvimento. Os resultados do presente estudo sugerem que o teste Go/No-Go App minimiza o viés motor para investigação do controle inibitório. Os presentes resultados demonstram que o Go/No-Go App é um teste com evidência adequada de validade para a avaliação do controle inibitório em crianças típicas entre 8 a 10 anos de idade e em crianças com DCD. Com o desenvolvimento e validação deste instrumento foi realizado o terceiro artigo desta tese que aponta como hipótese que crianças com DCD, além do comprometimento motor também apresentam prejuízo no desempenho em alguns componentes das funções executivas. No entanto, não há consenso sobre qual subdomínio executivo específico é mais afetado. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar as funções executivas - memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, em crianças com DCD, em risco de DCD (r-DCD) e em crianças com Desenvolvimento Típico (TD). Uma amostra de 397 crianças foi avaliada, distribuída posteriormente nos grupos, com DCD (n = 63), em r-DCD (n = 31) e com TD (n = 63) com base nos tesets de triagem; MABC-2, MABCChecklist e teste WASI para avaliação do QI. Todas as medidas de função executiva incluíram tarefas verbais e não verbais para memória de trabalho (Odd-One-Out e Span auditivo de palavras), controle inibitório (testes Go / No-Go e Hayling) e flexibilidade cognitiva (Teste de Cinco Dígitos e Trail Making Teste). A análise de variância multivariada foi utilizada para verificar os efeitos do grupo nas funções executivas. Os resultados deste estudo apontam que o grupo DCD apresentou diferenças significativas com menores escores em relação ao grupo TD na memória de trabalho viso espacial e verbal; no controle inibitório (tarefas Go/No-Go e Hayling Parte B / erros) e tarefas verbais e não verbais de flexibilidade cognitiva; O grupo r-DCD apresentou escores mais baixos em comparação ao grupo TD para memória de trabalho visoespacial e para flexibilidade cognitiva. Na medida em que as crianças com DCD e rDCD também apresentavam síndrome descendente, as funções executivas preventivas deveriam ser estimuladas especialmente para esse grupo subclínico. Ao verificar a tese que existe um déficit das funções executivas em crianças com DCD e com risco para DCD o quarto artigo desta tese buscou examinar se as funções executivas (memória de trabalho, inibição e flexibilidade cognitiva), habilidades locomotoras e habilidades motoras de controle de objetos são fatores preditivos significativos para o desempenho da escrita e matemática em crianças com DCD e em risco de DCD. A mesma estrutura metodológica do terceiro estudo foi realizada. Além disso, foram avaliadas as habilidades motoras fundamentias através do teste TGMD-3 e testes de desempenho da escita e matemática, através do teste TDE II. Uma análise de regressão linear múltipla multivariada e modelo de equação foram utilizados para verificar a capacidade preditiva das variáveis investigadas. 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