Estudo do reparo por luvas bi-partidas em dutos rígidos com defeitos tipo perda de espessura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257533
Resumo: Os sistemas de transporte por dutos operam geralmente em ambientes hostis e mesmo que a construção dessas dutovias sigam normas internacionais e frequentes inspeções, nesse modal de transporte é constantemente detectado defeitos que ocorrem inevitavelmente durante sua vida útil em serviço, ficando susceptíveis a danificações de diferentes naturezas, até mesmo por processos de ordem natural, como os defeitos por corrosão. O defeito de redução de espessura de parede causada pelo processo corrosivo é o modo de falha mais comum detectado nas manutenções do sistema dutoviário, apesar da presença, em muitos casos, de revestimentos protetores. Tendo em vista que os custos com interrupções do fluxo da linha e paralizações para manutenções não programadas são muito onerosas para as empresas responsáveis por esse modal, além de ser consideradas como um dos últimos recursos devido ao custo global que essas paradas representam, as inspeções e reparos periódicos se tornam fundamentais pois garantem a segurança de utilização desse modal. Com base nisso, esse trabalho tem como objetivo principal recompor integralmente a resistência mecânica dos dutos nas regiões com danos do tipo perda de espessura na parede externa, através do reparo da área danificada pelo método de Reparo por Dupla Calha, tipo A, onde a linha pode continuar ativa durante a manutenção, impactando apenas em uma redução da pressão de funcionamento, no momento do reparo. Esse reparo consiste na instalação de duas calhas bipartidas que envolvem a região defeituosa do duto, sendo então aplicada uma força de tensão compressiva circunferencial sobre as calhas, que são unidas através da soldagem de talas de fixação, com a solda aplicada apenas sobre as calhas e não sobre o duto. Nesse estudo, desenvolveu-se um procedimento de reparo que garantisse a aplicação de tensões circunferenciais compressivas na região do defeito e possibilitasse a padronização dos ensaios experimentais de forma eficiente e com repetibilidade. Também foi desenvolvido um método para calcular a eficiência, a fim de validar o reparo quando esse conseguir devolver a integridade estrutural do duto na região reparada ao nível da região sem dano (região íntegra do tubo). As condições ensaiadas experimentalmente foram também simuladas através do Método de Elementos Finitos e, por meio disso, foi realizada uma comparação dos dados, validando assim o modelo numérico e abrindo a possibilidade de extrapolação dos parâmetros de reparo para diferentes condições. Ainda, com o objetivo de avaliar a melhor combinação de Força de Aperto, e Pressão de Reparo na aplicação desse método, foi criado uma ferramenta que auxilia o operador de manutenção de dutovias, a identificar qual é a melhor combinação desses parâmetros, para que resulte em um reparo eficiente para cada caso pontual encontrado na via (severidade do dano, diâmetro da tubulação, espessura e material do duto). Os resultados obtidos mostram uma excelente efetividade na redução das tensões na região do reparo, além de permitir a compreensão da influência de cada parâmetro variável na eficiência do reparo.
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Tendo em vista que os custos com interrupções do fluxo da linha e paralizações para manutenções não programadas são muito onerosas para as empresas responsáveis por esse modal, além de ser consideradas como um dos últimos recursos devido ao custo global que essas paradas representam, as inspeções e reparos periódicos se tornam fundamentais pois garantem a segurança de utilização desse modal. Com base nisso, esse trabalho tem como objetivo principal recompor integralmente a resistência mecânica dos dutos nas regiões com danos do tipo perda de espessura na parede externa, através do reparo da área danificada pelo método de Reparo por Dupla Calha, tipo A, onde a linha pode continuar ativa durante a manutenção, impactando apenas em uma redução da pressão de funcionamento, no momento do reparo. Esse reparo consiste na instalação de duas calhas bipartidas que envolvem a região defeituosa do duto, sendo então aplicada uma força de tensão compressiva circunferencial sobre as calhas, que são unidas através da soldagem de talas de fixação, com a solda aplicada apenas sobre as calhas e não sobre o duto. Nesse estudo, desenvolveu-se um procedimento de reparo que garantisse a aplicação de tensões circunferenciais compressivas na região do defeito e possibilitasse a padronização dos ensaios experimentais de forma eficiente e com repetibilidade. Também foi desenvolvido um método para calcular a eficiência, a fim de validar o reparo quando esse conseguir devolver a integridade estrutural do duto na região reparada ao nível da região sem dano (região íntegra do tubo). As condições ensaiadas experimentalmente foram também simuladas através do Método de Elementos Finitos e, por meio disso, foi realizada uma comparação dos dados, validando assim o modelo numérico e abrindo a possibilidade de extrapolação dos parâmetros de reparo para diferentes condições. Ainda, com o objetivo de avaliar a melhor combinação de Força de Aperto, e Pressão de Reparo na aplicação desse método, foi criado uma ferramenta que auxilia o operador de manutenção de dutovias, a identificar qual é a melhor combinação desses parâmetros, para que resulte em um reparo eficiente para cada caso pontual encontrado na via (severidade do dano, diâmetro da tubulação, espessura e material do duto). Os resultados obtidos mostram uma excelente efetividade na redução das tensões na região do reparo, além de permitir a compreensão da influência de cada parâmetro variável na eficiência do reparo.Pipeline transportation systems generally operate in hostile environments and even though the construction of these pipelines follows international norms and frequent inspections, defects are constantly detected in this mode of transportation that inevitably occur during their useful life in service, making them susceptible to damage of different types, even by natural processes, such as corrosion defects. The defect of reduced wall thickness caused by the corrosive process is the most common failure mode detected in pipeline system maintenance, despite the presence, in many cases, of protective coatings. Considering that the costs with interruptions in the flow of the line and shutdowns for unscheduled maintenance are very expensive for the companies responsible for this modal, besides being considered as one of the last resources due to the global cost that these shutdowns represent, the periodic inspections and repairs become fundamental because they guarantee the safety of use of this modal. Based on this, the main objective of this work is to fully recover the mechanical resistance of the pipelines in the regions with damage such as loss of thickness in the external wall, by repairing the damaged area using the Metallic Sleeves Repaire method, type A, where the line can remain active during maintenance, impacting only a reduction in operating pressure at the time of repair. This repair consists of the installation of two split Sleeves that wrap around the faulty region of the pipeline, and then a circumferential compressive stress force is applied to the Sleeves, which are joined by welding splints, with the weld applied only to the Sleeves and not to the pipeline. In this study, a repair procedure was developed to ensure the application of circumferential compressive stresses in the defect region and to enable the standardization of experimental tests in an efficient and repeatable manner. A method was also developed to calculate the efficiency in order to validate the repair when it returns the structural integrity of the pipe in the repaired region to the level of the undamaged region (intact region of the pipe). The experimentally tested conditions were also simulated using the Finite Element Method and, through this, a comparison of the data was performed, thus validating the numerical model and opening the possibility of extrapolation of the repair parameters to different conditions. Also, with the objective of evaluating the best combination of Tightening Force and Repair Pressure in the application of this method, a tool was created to help the pipeline maintenance operator to identify which is the best combination of these parameters, in order to result in an efficient repair for each specific case found in the pipeline (severity of the damage, pipe diameter, thickness and material of the pipeline). The results obtained show an excellent effectiveness in reducing the stresses in the repair region, besides allowing the understanding of the influence of each variable parameter in the repair efficiency.application/pdfporTubos rígidosTubulação : ManutençãoResistência mecânicaCorrosãoPipeline repairLoss of thicknessCorrosionMetallic sleeves repaireFinite elementsEstudo do reparo por luvas bi-partidas em dutos rígidos com defeitos tipo perda de espessurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165764.pdf.txt001165764.pdf.txtExtracted Texttext/plain162472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257533/2/001165764.pdf.txt23ff4e765ab391e281459ec0f5bfb9a9MD52ORIGINAL001165764.pdfTexto completoapplication/pdf11356256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257533/1/001165764.pdf084e7d718e5609f1a4acb27274e1854eMD5110183/2575332023-04-28 03:56:14.79051oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:56:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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