Paisagens e turismo na-da Lagoa Miriam (Brasil - Uruguai) : complexus de práticas e significados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221652 |
Resumo: | Esta tese versa sobre a significação das paisagens lacustres, ancorada nas práticas apropriadas pelo/para o turismo/lazer, aqui vistos de modo matizado. As partes da tese são redigidas de acordo com o voo de uma pipa, a partir dos ventos de pesquisa. A Lagoa Mirim é o maior corpo hídrico do seu gênero no Brasil e no Uruguai, cujo talvegue vem lhe servindo de limite internacional. As margens da Lagoa apresentam densa historicidade, ecossistema biodiverso, inseridos na Planície Costeira do Rio Grande do Sul e está presente no bioma pampa. O turismo/lazer tem-se constituído como um dos usos territoriais nessa zona de fronteira, calcado em paisagens lacustres e práticas sazonais, que envolvem olhar e performar. A paisagem é um conceito geográfico que parece dialogar com o saber-fazer Turismo. A questão desta pesquisa é: Como os Sujeitos do turismo/lazer interpelam as paisagens lacustres em seus encontros/experiências? O objetivo geral é, pois, compreender como os Sujeitos do turismo/lazer interpelam as paisagens em seus encontros/experiências. Os objetivos específicos são: caracterizar os sítios de encontro como versões turísticas particulares do todo lacustre "Lagoa Mirim"; analisar as estéticas subjacentes à apreciação (visual) dessas paisagens lacustres; identificar práticas e performances turísticas que ocorrem nos sítios estudados, durante o veraneio. Os pressupostos teórico-conceituais envolvem a paisagem, segundo a Nova Geografia Cultural (modo de ver), a Geografia Fenomenológica (modo de ser) e pelo olhar turístico a essas paisagens. O estudo de caso múltiplo compreende documentação (fotografias do Instagram e comentários do Trip Advisor), observação direta e entrevistas semipadronizadas, seguida de análise qualitativa de conteúdo (decomposição, codificação e recomposição) e triangulação, até atingir saturação teórica. Assenta-se, assim, no método da Complexidade de Edgar Morin sobretudo, nos princípios Dialógico, Recursivo e Hologramático, e na noção de Sujeito. Os sítios do recorte de estudo são a Praia da Vila da Capilha (Rio Grande, Brasil) – localidade histórica no entorno da Estação Ecológica do Taim - o Balneário de Lago Merín (Río Branco, Uruguai) – construído com essa finalidade – e o Porto Pindorama (Santa Vitória do Palmar, Brasil) – desativado como terminal. Cada um desses arranjos forja à sua maneira trajetórias de (des)encontro com paisagens e práticas do turismo/lazer. As narrativas trazidas pelas fotografias informam que os juízos estéticos, de interesse desinteressado, voltam-se à apreciação calcada na categoria do pitoresco e remontam o olhar romântico, com destaque para o pôr do sol, o atracadouro e a antiga capela, respectivamente no Porto e na Capilha, e mais próximo de uma paisagem de férias e de olhar coletivo, em Lago Merín. A geograficidade dos valores e atitudes veiculadas são o plácido, a rusticidade, a aventura, o horizonte e a automobilidade, entre outros. As práticas observadas e mapeadas são, por vezes, mais vastas que as documentadas e enunciadas. As performancesnos/dos palcos mostram-se variadas e vão desde as conformistas até as contestadoras, passando pelas pós-turísticas. Os Sujeitos-turistas são tidos como estéticos, semiósicos e operators (de fotografia). A fotografia turística é o elo entre a representação formada pelo visual, e o mais-que-representacional formado pelas performances do posar, fotografar e postar em mídia social. O índice do encontro (a fotografia) dialogicamente transforma-se em convite para encontros por outros Sujeitos. A tese é a de que, na constituição do fenômeno turístico/de lazer, as práticas/performances e os significados das paisagens são tecidos em um todo complexus. Propostas de diretrizes de interpretação turística parecem conduzir a novas camadas de significação a essa paisagem lacustre una/múltipla. |
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Kunz, Jaciel GustavoCastrogiovanni, Antonio Carlos2021-05-28T04:26:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/221652001126206Esta tese versa sobre a significação das paisagens lacustres, ancorada nas práticas apropriadas pelo/para o turismo/lazer, aqui vistos de modo matizado. As partes da tese são redigidas de acordo com o voo de uma pipa, a partir dos ventos de pesquisa. A Lagoa Mirim é o maior corpo hídrico do seu gênero no Brasil e no Uruguai, cujo talvegue vem lhe servindo de limite internacional. As margens da Lagoa apresentam densa historicidade, ecossistema biodiverso, inseridos na Planície Costeira do Rio Grande do Sul e está presente no bioma pampa. O turismo/lazer tem-se constituído como um dos usos territoriais nessa zona de fronteira, calcado em paisagens lacustres e práticas sazonais, que envolvem olhar e performar. A paisagem é um conceito geográfico que parece dialogar com o saber-fazer Turismo. A questão desta pesquisa é: Como os Sujeitos do turismo/lazer interpelam as paisagens lacustres em seus encontros/experiências? O objetivo geral é, pois, compreender como os Sujeitos do turismo/lazer interpelam as paisagens em seus encontros/experiências. Os objetivos específicos são: caracterizar os sítios de encontro como versões turísticas particulares do todo lacustre "Lagoa Mirim"; analisar as estéticas subjacentes à apreciação (visual) dessas paisagens lacustres; identificar práticas e performances turísticas que ocorrem nos sítios estudados, durante o veraneio. Os pressupostos teórico-conceituais envolvem a paisagem, segundo a Nova Geografia Cultural (modo de ver), a Geografia Fenomenológica (modo de ser) e pelo olhar turístico a essas paisagens. O estudo de caso múltiplo compreende documentação (fotografias do Instagram e comentários do Trip Advisor), observação direta e entrevistas semipadronizadas, seguida de análise qualitativa de conteúdo (decomposição, codificação e recomposição) e triangulação, até atingir saturação teórica. Assenta-se, assim, no método da Complexidade de Edgar Morin sobretudo, nos princípios Dialógico, Recursivo e Hologramático, e na noção de Sujeito. Os sítios do recorte de estudo são a Praia da Vila da Capilha (Rio Grande, Brasil) – localidade histórica no entorno da Estação Ecológica do Taim - o Balneário de Lago Merín (Río Branco, Uruguai) – construído com essa finalidade – e o Porto Pindorama (Santa Vitória do Palmar, Brasil) – desativado como terminal. Cada um desses arranjos forja à sua maneira trajetórias de (des)encontro com paisagens e práticas do turismo/lazer. As narrativas trazidas pelas fotografias informam que os juízos estéticos, de interesse desinteressado, voltam-se à apreciação calcada na categoria do pitoresco e remontam o olhar romântico, com destaque para o pôr do sol, o atracadouro e a antiga capela, respectivamente no Porto e na Capilha, e mais próximo de uma paisagem de férias e de olhar coletivo, em Lago Merín. A geograficidade dos valores e atitudes veiculadas são o plácido, a rusticidade, a aventura, o horizonte e a automobilidade, entre outros. As práticas observadas e mapeadas são, por vezes, mais vastas que as documentadas e enunciadas. As performancesnos/dos palcos mostram-se variadas e vão desde as conformistas até as contestadoras, passando pelas pós-turísticas. Os Sujeitos-turistas são tidos como estéticos, semiósicos e operators (de fotografia). A fotografia turística é o elo entre a representação formada pelo visual, e o mais-que-representacional formado pelas performances do posar, fotografar e postar em mídia social. O índice do encontro (a fotografia) dialogicamente transforma-se em convite para encontros por outros Sujeitos. A tese é a de que, na constituição do fenômeno turístico/de lazer, as práticas/performances e os significados das paisagens são tecidos em um todo complexus. Propostas de diretrizes de interpretação turística parecem conduzir a novas camadas de significação a essa paisagem lacustre una/múltipla.This thesis examines the signification of lakescapes, which is grounded in practices appropriate to and appropriated by tourism/leisure, here considered in a nuanced way. The sections of this thesis are written as though it were a flying kite, driven by the winds of research. The Mirim Lagoon is the largest water body of its kind in Brazil and Uruguay, and its thalweg has acted as the countries' international limit. The surroundings of the lagoon have a rich history, and a biodiverse ecosystem, inserted in the coastal plain of Rio Grande do Sul, and is situated in the Pampa biome. Tourism/leisure has been establishing themselves as one of the territorial uses in these borderlands, centered on lakescapes and seasonal practices, which involves gazing and performing. Landscape is a geographic concept that seems to converse with Tourism know-how. In this study, the question posed is: How do the Subjects of tourism/leisure interact with lakescapes in their encounters/experiences? The core goal is, therefore, to understand how the Subjects of tourism/leisure engaged with the landscapes in their encounters/experiences. The specific goals are: to characterize the encounter sites as particular tourist versions of the “Mirim Lagoon” lacustrine whole; to analyze the aesthetics underlying the (visual) appreciation of these lakescapes; to identify tourist practices and performances that occur in the studied sites, over the summer of 2020/2021. The theoretical and conceptual bases involve the landscape, according to the New Cultural Geography (way of seeing), the Phenomenological Geography (way of being), and the tourist gaze to these landscapes. It is thus based on Edgar Morin's (2011, 2015a/b) Complexity method, especially in regards to the Dialogical, Recursive, and Hologramatic principles, and the notion of Subject. The sites in the area studied are Vila da Capilha Beach (Rio Grande, Brazil) - a historical site in the surrounding area of the Taim Ecological Station -, Lago Merín resort (Río Branco, Uruguay) - built for this purpose - and the Pindorama Port (Santa Vitória do Palmar, Brazil) - no longer operating as a terminal. Each of these settings forges, in their own way, trajectories of (dis)encounter with landscapes, and tourism/leisure practices. The narratives presented by the photographs reveal that the aesthetic judgments, of “detached interest”, are directed towards an appreciation based on the picturesque, and trace back a romantic gaze, with emphasis on the sunset, the dock, and the old chapel, respectively at Pindorama Port and at Vila da Capilha Beach, whereas the approach at Lago Merín is closer to a vacationscape and to a collective gaze. The geographicity of the values and attitudes conveyed are placidness, rusticity, adventure, horizon, and automobility, among others. The practices observed and mapped are, at times, wider than those documented and enunciated. Staged performances are varied and range from conformist to contesting, to post-tourist. Subjects-tourists are seen as aesthetic, semiotic and also as operators (of photography). Their photography is the link between the representation shaped by the visual, and the more-than-representational aspect shaped by the performances of posing, photographing, and posting on social media. The index of the encounter (the photograph) dialogically becomes an invitation for encounters to other Subjects. We propose that, in the constitution of the tourist/leisure phenomenon, practices/performances and meanings of landscapes are woven into a complexus whole. Proposals for tourist interpretation guidelines seem to lead to new layers of signification to this one/multiple lakescape.Esta tesis investiga la significación de paisajes lacustres anclada en prácticas apropiadas por/para el turismo/ocio, que aquí se consideran de modo matizado. Las secciones de esta tesis están escritas como si se tratara de una cometa que volara conducida por los vientos de la investigación. La Laguna Merín es el mayor cuerpo hídrico de su tipo en Brasil y en Uruguay, cuyo talweg ha funcionado como límite internacional entre ambos países. El entorno de la laguna tiene una gran riqueza histórica y un ecosistema biodiverso, ubicado en la llanura costera de Rio Grande do Sul y en el bioma de la pampa. El turismo/ocio se han consolidado como uno de los usos del territorio en estas zonas fronterizas, centrados en los paisajes lacustres y en las prácticas estacionales, que implican la contemplación (gazing) y la actuación (performing). El paisaje es un concepto geográfico que parece dialogar con el saber-hacer del Turismo. La pregunta que guía la investigación es: ¿cómo interactúan los Sujetos del turismo/ocio con los paisajes lacustres en sus encuentros/experiencias? El objetivo general es, por lo tanto, comprender cómo los sujetos del turismo/ocio se relacionan con los paisajes en sus encuentros/experiencias. Los objetivos específicos son: caracterizar los sitios de encuentro como versiones turísticas particulares del conjunto del todo lacustre de la “Laguna Merín”; analizar la estética que subyace a la apreciación (visual) de estos paisajes lacustres; identificar las prácticas y performances turísticas que ocurren en los puntos estudiados, durante el verano de 2020/2021. Las bases teóricas y conceptuales abarcan el paisaje, según la Nueva Geografía Cultural (forma de ver), la Geografía Fenomenológica (forma de ser) y la mirada turística a estos paisajes. El estudio de casos múltiple se basa en documentación (fotos de Instagram y comentarios de Trip Advisor), en observaciones directas y en entrevistas semiestandarizadas, seguidas de análisis cualitativo de contenido (descomposición, codificación y recomposición) y la triangulación, hasta alcanzar saturación teórica. Así pues, está basada en el método de la Complejidad de Edgar Morin (2011, 2015a/b), especialmente en los principios Dialógico, Recursivo y Hologramático, y en la noción de Sujeto. Los puntos de las áreas estudiadas son la Playa de la Villa La Capilla (Río Grande, Brasil) - un sitio histórico en el entorno de la Estación Ecológica Taim -, el balneario Lago Merín (Río Branco, Uruguay) - construido para este fin - y Puerto Pindorama (Santa Vitória do Palmar, Brasil) - que ya no opera como terminal. Cada uno de estos escenarios establece, a su manera, trayectorias de (des)encuentro con los paisajes, y con prácticas de turismo/ocio. Las narraciones aportadas por las fotografías informan de que los juicios estéticos, de interés desinteresado, pasan por la apreciación basada en la categoría de lo pintoresco y se remontan a la mirada romántica, con énfasis en el atardecer, el muelle y la antigua capilla, respectivamente en Puerto Pindorama y en la Playa de la Villa La Capilla, a la vez que se acercan a un paisaje de vacaciones y a la mirada colectiva, en Lago Merín. La geograficidad de los valores y de las actitudes que se transmiten son la placidez, la rusticidad, la aventura, el horizonte y la automovilidad, entre otros. Las prácticas observadas y trazadas son, algunas veces, más amplias que las documentadas y las enunciadas. Las perfomances de/en los escenarios son variadas y van desde el conformismo hasta la contestación, pasando por el post-turismo. Los Sujetos-turistas son vistos como estéticos, semióticos y también como operators (de la fotografía). La fotografía es el vínculo entre la representación formada por lo visual, y el aspecto más-que-representacional formado por las performances de posar, retratar y publicar en las redes sociales. El índice del encuentro (la fotografía) se convierte dialógicamente en una invitación al encuentro por otros Sujetos. Proponemos que en la constitución del fenómeno turístico/del ocio, las prácticas/performances y los significados de los paisajes se tejen en un todo complexus. Las propuestas de guías de interpretación turística parecen llevar a nuevos niveles de significación a este paisaje lacustre uno/múltiple.application/pdfporGeografia do turismoTurismoLazerPaisagensMirim, Lagoa (Brasil e Uruguai)LandscapesTourism/LeisureTourist Practices;ComplexityMirim Lagoon (Brazil/Uruguay)PaisajesTurismo/OcioPrácticas turísticasComplejidadLaguna Merín (Brasil/Uruguay)Paisagens e turismo na-da Lagoa Miriam (Brasil - Uruguai) : complexus de práticas e significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126206.pdf.txt001126206.pdf.txtExtracted Texttext/plain835263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221652/2/001126206.pdf.txt434cd1147ac51f4a0047a0bc637a9ae4MD52ORIGINAL001126206.pdfTexto completoapplication/pdf11753529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221652/1/001126206.pdf26474842eb447c1bae545cd555f8aee0MD5110183/2216522021-06-13 04:32:59.340677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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