Efeito agudo dos treinamentos aeróbico e resistido na memória de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebler, Nathália
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242235
Resumo: Introdução: A literatura apresenta diversos estudos que apontam sobre os efeitos positivos do exercício agudo nas funções cognitivas gerais, porém, tratando-se me memória em idosos, ainda existe uma lacuna a ser preenchida. Por isto, torna-se importante investigar o estudos já existentes nesta população e identificar padrões de testes e treinamentos utilizados, bem como, realizar um protocolo experimental, afim de aumentar o conhecimento sobre o assunto e enriquecer a literatura sobre o efeito do exercício na memória. Objetivo: O capítulo I, tem como objetivo verificar, por meio de uma revisão sistemática os efeitos agudos do exercício físico, na memória de idosos saudáveis. O capítulo II tem como objetivo verificar se os protocolos de exercício aeróbico e resistido realizados de forma aguda, são eficientes nas memórias de curta e longa duração e na memória episódica de idosos cognitivamente saudáveis, através de um ECR. Métodos: Para o Capítulo I, as buscas foram realizadas nas bases de dados em saúde: PubMed (Medline); ScienceDirect (Elsevier); SciELO e LILACS, os estudos deveriam ser ECR com população idosa, ter o exercício físico como intervenção e memória como desfecho. Já no Capítulo II, os participantes foram randomizados nos grupos de intervenção GA, GR ou GC, realizaram o protocolo de familiarização e retornaram após sete dias. Durante a segunda visita, realizaram os testes de memória, protocolo de intervenção e o re-teste, com 24 horas de intervalo, retornaram para os testes tardios. Resultados Capitulo I: 3711 registros foram encontrados nas bases de dados. 27 estudos foram selecionados para leitura do texto completo. 10 registros atenderam aos critérios de inclusão e foram considerados elegíveis para análise qualitativa. A amostra total foi de 442 indivíduos, de ambos os sexos, entre 55 e 85 anos, saudáveis. Resultados Capítulo II: o GR melhorou significativamente a memória de curta duração, quando comparados aos demais grupos e teve um desempenho melhor do teste de memória episódica, seguido pelo GA e por último pelo GC, porém esta melhora não foi significativa. No teste de memória de longa duração, todos os grupos apresentaram ótimos resultados, sem indicar diferença entre eles. Conclusão: Com base na revisão sistemática, o exercício físico foi positivo na maioria dos estudos, porém, ao realizarmos o ECR, o mesmo não pode ser constatado. Sugere-se investigações com outros delineamentos para verificar a possível melhora das memórias de longa duração e episódica.
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spelling Griebler, NatháliaDias, Caroline Pietta2022-07-12T04:49:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/242235001131730Introdução: A literatura apresenta diversos estudos que apontam sobre os efeitos positivos do exercício agudo nas funções cognitivas gerais, porém, tratando-se me memória em idosos, ainda existe uma lacuna a ser preenchida. Por isto, torna-se importante investigar o estudos já existentes nesta população e identificar padrões de testes e treinamentos utilizados, bem como, realizar um protocolo experimental, afim de aumentar o conhecimento sobre o assunto e enriquecer a literatura sobre o efeito do exercício na memória. Objetivo: O capítulo I, tem como objetivo verificar, por meio de uma revisão sistemática os efeitos agudos do exercício físico, na memória de idosos saudáveis. O capítulo II tem como objetivo verificar se os protocolos de exercício aeróbico e resistido realizados de forma aguda, são eficientes nas memórias de curta e longa duração e na memória episódica de idosos cognitivamente saudáveis, através de um ECR. Métodos: Para o Capítulo I, as buscas foram realizadas nas bases de dados em saúde: PubMed (Medline); ScienceDirect (Elsevier); SciELO e LILACS, os estudos deveriam ser ECR com população idosa, ter o exercício físico como intervenção e memória como desfecho. Já no Capítulo II, os participantes foram randomizados nos grupos de intervenção GA, GR ou GC, realizaram o protocolo de familiarização e retornaram após sete dias. Durante a segunda visita, realizaram os testes de memória, protocolo de intervenção e o re-teste, com 24 horas de intervalo, retornaram para os testes tardios. Resultados Capitulo I: 3711 registros foram encontrados nas bases de dados. 27 estudos foram selecionados para leitura do texto completo. 10 registros atenderam aos critérios de inclusão e foram considerados elegíveis para análise qualitativa. A amostra total foi de 442 indivíduos, de ambos os sexos, entre 55 e 85 anos, saudáveis. Resultados Capítulo II: o GR melhorou significativamente a memória de curta duração, quando comparados aos demais grupos e teve um desempenho melhor do teste de memória episódica, seguido pelo GA e por último pelo GC, porém esta melhora não foi significativa. No teste de memória de longa duração, todos os grupos apresentaram ótimos resultados, sem indicar diferença entre eles. Conclusão: Com base na revisão sistemática, o exercício físico foi positivo na maioria dos estudos, porém, ao realizarmos o ECR, o mesmo não pode ser constatado. Sugere-se investigações com outros delineamentos para verificar a possível melhora das memórias de longa duração e episódica.Introduction: The literature presents several studies that show the positive effects of acute exercise on general cognitive functions, however, when related to memory in the elderly, there is still a gap to be filled. For this reason, it is important to investigate the studies that already exist in this population and to identify patterns of tests and training used, as well as to carry out an experimental protocol, in order to increase the knowledge on the subject and enrich the literature about the effect of exercise on memory. Objective: Chapter I aims to verify, through a systematic review, the acute effects of physical exercise, on the memory of healthy elderly people. Chapter II aims to verify if the aerobic and resistance exercise protocols performed in an acute way, are efficient in the short and long term memories and in the episodic memory of cognitively healthy elderly people, through an RCT. Methods: For Chapter I, searches were carried out in the health databases: PubMed (Medline); ScienceDirect (Elsevier); SciELO and LILACS, the studies should be RCT with an elderly population, with physical exercise as an intervention and memory as an outcome. In Chapter II, the participants were randomized into the intervention groups AG, RG or CG, performed the familiarization protocol and returned after seven days. During the second visit, they performed the memory tests, intervention protocol and the re-test, with an interval of 24 hours they returned for the late tests. Results Chapter I: 3711 records were found in the databases. 27 studies were selected to read the full text. 10 records met the inclusion criteria and were considered eligible for qualitative analysis. The total sample was 442 individuals, of both genders, between 55 and 85 years old, healthy. Results Chapter II: the RG significantly improved short-term memory when compared to the other groups and had a better performance on the episodic memory test, followed by the AG and finally by the CG, however this improvement was not significant. In the long-term memory test, all groups showed excellent results, without indicating any difference between them. Conclusion: Based on the systematic review, physical exercise was positive in most studies, however, when performing the RCT, it cannot be verified. Investigations with other study designs are suggested to verify the possible improvement of long-term and episodic memories.application/pdfporIdososMemóriaExercício aeróbicoRevisão sistemáticaResistance exerciseEfeito agudo dos treinamentos aeróbico e resistido na memória de idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131730.pdf.txt001131730.pdf.txtExtracted Texttext/plain46979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242235/2/001131730.pdf.txtcf37e73e45d3fecafaf0342c02ccb041MD52ORIGINAL001131730.pdfTexto parcialapplication/pdf480023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242235/1/001131730.pdf97add532d06fe2e267aa457d903d3746MD5110183/2422352022-07-13 04:53:19.991634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-13T07:53:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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