Casas de Angelo Bucci : composição e materialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253295 |
Resumo: | Angelo Bucci, atualmente, figura entre os principais nomes da arquitetura no Brasil, tendo seus projetos e atividade docente expandindo para o exterior nos últimos anos. A partir de 2000 até 2016 o tema da residência tornou-se representativo na sua produção, tanto em número, em qualidade arquitetônica, como pelo destaque recorrente em revistas especializadas, premiações e exposições de nível nacional e internacional. As particularidades de suas obras têm despertado o interesse em pesquisas acadêmicas, porém a ausência de trabalhos dedicados exclusivamente ao tema das casas ou que investiguem uma sistemática de raciocínio projetual abrem uma lacuna para essa dissertação. A presente pesquisa propõe mapear as estratégias de projeto do arquiteto, através do estudo de oito casas construídas, considerando que estas experienciam todas as etapas, da concepção à execução. O recorrente do uso da estrutura resistente atuando como protagonista no resultado formal das casas de Angelo Bucci e o emprego de materiais para além das questões técnicas conduzem a investigação aos aspectos de composição e de materialidade. No primeiro, sob o ponto de vista da disposição dos volumes no terreno e da articulação dos elementos de estrutura; no segundo, a partir das resumo superfícies revestidas ou sem pós-produção e de suas propriedades opacas, translúcidas e transparentes. No conjunto de obras em apreço, por meio de operações de remanejamento de terra ou escavação do solo, Bucci constrói uma topografia artificial, explorando diferentes níveis em busca do mirante. Ao associar ao elemento de passarela/ponte, interliga novas superfícies ao relevo original, promovendo continuidades. Em paralelo, a elevação do prisma, mantém a independência entre volume e terreno. As casas são resultantes das possibilidades de compor a partir do esquema elaborado pelo arquiteto: o retângulo estreito e alongado das lajes e a fileira única de apoios centrais, complementando eventualmente com outros elementos como vigas invertidas, tirantes, muros portante e vigas-parede. O arquiteto também declara a distinção entre estrutura e vedação, ora delegando a aparência bruta do material, ora utilizando-se de revestimentos. Considera- se que Angelo Bucci reconhece o trato da estrutura independente característica da arquitetura moderna brasileira enquanto diversidade e possibilidade de composição e transformação. Ao combinar com outros sistemas estruturais ou elementos híbridos, expande as conquistas de ambas as Escolas, Carioca e Paulista. |
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Caon, SaraBahima, Carlos Fernando Silva2022-12-30T04:54:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/253295001158862Angelo Bucci, atualmente, figura entre os principais nomes da arquitetura no Brasil, tendo seus projetos e atividade docente expandindo para o exterior nos últimos anos. A partir de 2000 até 2016 o tema da residência tornou-se representativo na sua produção, tanto em número, em qualidade arquitetônica, como pelo destaque recorrente em revistas especializadas, premiações e exposições de nível nacional e internacional. As particularidades de suas obras têm despertado o interesse em pesquisas acadêmicas, porém a ausência de trabalhos dedicados exclusivamente ao tema das casas ou que investiguem uma sistemática de raciocínio projetual abrem uma lacuna para essa dissertação. A presente pesquisa propõe mapear as estratégias de projeto do arquiteto, através do estudo de oito casas construídas, considerando que estas experienciam todas as etapas, da concepção à execução. O recorrente do uso da estrutura resistente atuando como protagonista no resultado formal das casas de Angelo Bucci e o emprego de materiais para além das questões técnicas conduzem a investigação aos aspectos de composição e de materialidade. No primeiro, sob o ponto de vista da disposição dos volumes no terreno e da articulação dos elementos de estrutura; no segundo, a partir das resumo superfícies revestidas ou sem pós-produção e de suas propriedades opacas, translúcidas e transparentes. No conjunto de obras em apreço, por meio de operações de remanejamento de terra ou escavação do solo, Bucci constrói uma topografia artificial, explorando diferentes níveis em busca do mirante. Ao associar ao elemento de passarela/ponte, interliga novas superfícies ao relevo original, promovendo continuidades. Em paralelo, a elevação do prisma, mantém a independência entre volume e terreno. As casas são resultantes das possibilidades de compor a partir do esquema elaborado pelo arquiteto: o retângulo estreito e alongado das lajes e a fileira única de apoios centrais, complementando eventualmente com outros elementos como vigas invertidas, tirantes, muros portante e vigas-parede. O arquiteto também declara a distinção entre estrutura e vedação, ora delegando a aparência bruta do material, ora utilizando-se de revestimentos. Considera- se que Angelo Bucci reconhece o trato da estrutura independente característica da arquitetura moderna brasileira enquanto diversidade e possibilidade de composição e transformação. Ao combinar com outros sistemas estruturais ou elementos híbridos, expande as conquistas de ambas as Escolas, Carioca e Paulista.Angelo Bucci is currently the most important architecture figure in Brazil. His projects and teaching activities expanding abroad in recent years. From 2000 to 2016, the theme of the residency became representative in its production, both in terms of number, in architectural quality, as well as by the recurring highlight in specialized magazines, awards and exhibitions at national and international level. The particularities of his works have aroused interest in academic research, but the absence of works dedicated exclusively to the theme of houses or that investigate a systematic design reasoning open a gap for this essay. The present research proposes to map the architect's design strategies, through the study of eight built houses, considering that they experience all stages, from conception to execution. The recurring use of the resistant structure acting as a protagonist in the formal result of Angelo Bucci's houses and the use of materials beyond technical issues lead the investigation to the aspects of composition and materiality. In the first, from the point of view of the arrangement of volumes on the ground and the articulation of structural elements; in the second, from the coated or uncoated surfaces and their opaque, translucent and transparent properties. In the set of works under consideration, through land relocation or soil excavation operations, Bucci builds an artificial topography, exploring different levels in search of the viewpoint. By associating with the walkway / bridge element, it interconnects new surfaces to the original relief, promoting continuities. In parallel, the elevation of the prism maintains the independence between volume and terrain. The houses are the result of the possibilities of composing from the scheme developed by the architect: the narrow and elongated rectangle of the slabs and the single row of central supports, eventually complementing with other elements such as inverted beams, tie rods, load-bearing walls and wall beams. The architect also prefers the distinction between structure and partitions, sometimes assigning the raw appearance of the material, sometimes using coatings. Angelo Bucci recognizes the treatment of the independent structure characteristic of modern Brazilian architecture as diversity and possibility of composition and transformation. By combining with other structural systems or hybrid elements, the architect expands the achievements of both Schools, Carioca and Paulista.application/pdfporBucci, AngeloCasasComposição arquitetônicaCasas de Angelo Bucci : composição e materialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158862.pdf.txt001158862.pdf.txtExtracted Texttext/plain488773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253295/2/001158862.pdf.txt504ed8c3e2101e6960f7d7b51afaf26dMD52ORIGINAL001158862.pdfTexto completoapplication/pdf101073480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253295/1/001158862.pdfd18a4be18c410892d53565d92b152ea5MD5110183/2532952022-12-31 06:04:40.598937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-31T08:04:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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