Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonathan Zotti da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211465
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever as possíveis contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica. A fim de coletar esses estudos, utilizei o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre 2009 e 2018. Foram incluídas para a análise 25 dissertações e uma tese. Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizei a metassíntese qualitativa como um tipo de revisão sistemática de literatura que opera no paradigma interpretativo e que pode gerar novas e substanciais asserções a partir da análise de estudos qualitativos e interpretativos. A partir de uma análise interpretativa dos estudos, classifiquei as contribuições desses estudos em duas categorias: pesquisa no contexto de sala de aula e pesquisa no contexto de iniciação científica, feiras de ciências e clubes de ciências. Após a discussão dos 26 estudos, proponho quatro contribuições significativas dos estudos de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica: (a) existem referenciais teórico-práticos robustos para colocar a pesquisa em prática em sala de aula; (b) abordar pedagogicamente o letramento científico tem um potencial interdisciplinar; (c) a feira de ciências estimula a iniciação científica na escola; e (d) as práticas de pesquisa demandam a construção de recursos didáticos que podem ajudar a promover o letramento científico.
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