Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211465 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever as possíveis contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica. A fim de coletar esses estudos, utilizei o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre 2009 e 2018. Foram incluídas para a análise 25 dissertações e uma tese. Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizei a metassíntese qualitativa como um tipo de revisão sistemática de literatura que opera no paradigma interpretativo e que pode gerar novas e substanciais asserções a partir da análise de estudos qualitativos e interpretativos. A partir de uma análise interpretativa dos estudos, classifiquei as contribuições desses estudos em duas categorias: pesquisa no contexto de sala de aula e pesquisa no contexto de iniciação científica, feiras de ciências e clubes de ciências. Após a discussão dos 26 estudos, proponho quatro contribuições significativas dos estudos de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica: (a) existem referenciais teórico-práticos robustos para colocar a pesquisa em prática em sala de aula; (b) abordar pedagogicamente o letramento científico tem um potencial interdisciplinar; (c) a feira de ciências estimula a iniciação científica na escola; e (d) as práticas de pesquisa demandam a construção de recursos didáticos que podem ajudar a promover o letramento científico. |
id |
URGS_353abc0aefa521183fad279aae9a8535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211465 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Jonathan Zotti daSchlatter, Margarete2020-07-08T03:42:25Z2020http://hdl.handle.net/10183/211465001115742Este trabalho tem como objetivo descrever as possíveis contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica. A fim de coletar esses estudos, utilizei o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre 2009 e 2018. Foram incluídas para a análise 25 dissertações e uma tese. Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizei a metassíntese qualitativa como um tipo de revisão sistemática de literatura que opera no paradigma interpretativo e que pode gerar novas e substanciais asserções a partir da análise de estudos qualitativos e interpretativos. A partir de uma análise interpretativa dos estudos, classifiquei as contribuições desses estudos em duas categorias: pesquisa no contexto de sala de aula e pesquisa no contexto de iniciação científica, feiras de ciências e clubes de ciências. Após a discussão dos 26 estudos, proponho quatro contribuições significativas dos estudos de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica: (a) existem referenciais teórico-práticos robustos para colocar a pesquisa em prática em sala de aula; (b) abordar pedagogicamente o letramento científico tem um potencial interdisciplinar; (c) a feira de ciências estimula a iniciação científica na escola; e (d) as práticas de pesquisa demandam a construção de recursos didáticos que podem ajudar a promover o letramento científico.This master thesis aims to describe the contributions of Brazilian scientific literacy studies to research practices in Basic Education. In order to collect these studies, I used the Capes Theses and Dissertations Catalog to conduct a bibliographic survey of doctoral dissertations and master theses published between 2009 and 2018. 25 master theses and one doctoral dissertation were included in the analysis. In order to achieve the objective of this research, I used qualitative metasynthesis as a type of research synthesis that works on the interpretative paradigm and that can generate new and substantial claims from the analysis of qualitative and interpretive studies. Based on an interpretative analysis of these studies, I classified their contributions into two categories: research in the classroom and research in scientific initiation, science fairs and science clubs. After discussing the 26 studies, I propose four significant contributions of scientific literacy studies to research practices in Basic Education: (a) there are robust theoretical and practical frameworks to conduct research in the classroom; (b) approaching scientific literacy pedagogically has interdisciplinary potential; (c) science fairs promote scientific initiation at school; and (d) research practices demand the design of didactic resources that can help promote scientific literacy.application/pdfporLetramento científicoEducação básicaPesquisaScientific LiteracyResearch in Basic EducationQualitative MetasynthesisScientific InitiationScience Fair.Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115742.pdf.txt001115742.pdf.txtExtracted Texttext/plain410590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211465/2/001115742.pdf.txt3073e98d13465f5080af9c8e763f23f2MD52ORIGINAL001115742.pdfTexto completoapplication/pdf2399942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211465/1/001115742.pdfec8d6c8e420a9bff6aaa1340ea88c23fMD5110183/2114652020-07-09 03:41:19.4069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-09T06:41:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
title |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
spellingShingle |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica Silva, Jonathan Zotti da Letramento científico Educação básica Pesquisa Scientific Literacy Research in Basic Education Qualitative Metasynthesis Scientific Initiation Science Fair. |
title_short |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
title_full |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
title_fullStr |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
title_full_unstemmed |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
title_sort |
Contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básica |
author |
Silva, Jonathan Zotti da |
author_facet |
Silva, Jonathan Zotti da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathan Zotti da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento científico Educação básica Pesquisa |
topic |
Letramento científico Educação básica Pesquisa Scientific Literacy Research in Basic Education Qualitative Metasynthesis Scientific Initiation Science Fair. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific Literacy Research in Basic Education Qualitative Metasynthesis Scientific Initiation Science Fair. |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever as possíveis contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica. A fim de coletar esses estudos, utilizei o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre 2009 e 2018. Foram incluídas para a análise 25 dissertações e uma tese. Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizei a metassíntese qualitativa como um tipo de revisão sistemática de literatura que opera no paradigma interpretativo e que pode gerar novas e substanciais asserções a partir da análise de estudos qualitativos e interpretativos. A partir de uma análise interpretativa dos estudos, classifiquei as contribuições desses estudos em duas categorias: pesquisa no contexto de sala de aula e pesquisa no contexto de iniciação científica, feiras de ciências e clubes de ciências. Após a discussão dos 26 estudos, proponho quatro contribuições significativas dos estudos de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica: (a) existem referenciais teórico-práticos robustos para colocar a pesquisa em prática em sala de aula; (b) abordar pedagogicamente o letramento científico tem um potencial interdisciplinar; (c) a feira de ciências estimula a iniciação científica na escola; e (d) as práticas de pesquisa demandam a construção de recursos didáticos que podem ajudar a promover o letramento científico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-08T03:42:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211465 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115742 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211465 |
identifier_str_mv |
001115742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211465/2/001115742.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211465/1/001115742.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3073e98d13465f5080af9c8e763f23f2 ec8d6c8e420a9bff6aaa1340ea88c23f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085525048000512 |