Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Glaucius Decio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13753
Resumo: Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes cognitivos, visando a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. Para demonstrar a viabilidade da metodologia proposta, realizou-se um estudo de caso, adotando-se, em um primeiro momento, como estratégia para organização das idéias do corpo docente de um curso técnico em edificações, algumas tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias utilizadas incluem o uso de ferramentas visuais que incorporam recursos fundamentados em modelos de representação de categorias e seus relacionamentos, que são posteriormente convertidos em diagramas representativos da organização e reorganização de um curso. O trabalho realizado fundamenta-se fortemente nas raízes biológicas do conhecimento humano, associadas à gestão do conhecimento, de modo que as conseqüências a serem obtidas a partir da representação de um curso, através do uso do modelo proposto, ocorram através de mudanças significativas nas idéias dos sujeitos envolvidos, para a produção de uma nova prática docente. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a utilização do modelo proposto pode proporcionar aos docentes, coordenadores e supervisão pedagógica de um curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas necessárias para a implantação de novos cursos.
id URGS_3570f708f85de2709b570143809a1db7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13753
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Duarte, Glaucius DecioCosta, Antonio Carlos da RochaCarneiro, Mára Lúcia Fernandes2008-08-27T04:13:13Z2008http://hdl.handle.net/10183/13753000649585Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes cognitivos, visando a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. Para demonstrar a viabilidade da metodologia proposta, realizou-se um estudo de caso, adotando-se, em um primeiro momento, como estratégia para organização das idéias do corpo docente de um curso técnico em edificações, algumas tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias utilizadas incluem o uso de ferramentas visuais que incorporam recursos fundamentados em modelos de representação de categorias e seus relacionamentos, que são posteriormente convertidos em diagramas representativos da organização e reorganização de um curso. O trabalho realizado fundamenta-se fortemente nas raízes biológicas do conhecimento humano, associadas à gestão do conhecimento, de modo que as conseqüências a serem obtidas a partir da representação de um curso, através do uso do modelo proposto, ocorram através de mudanças significativas nas idéias dos sujeitos envolvidos, para a produção de uma nova prática docente. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a utilização do modelo proposto pode proporcionar aos docentes, coordenadores e supervisão pedagógica de um curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas necessárias para a implantação de novos cursos.This work, inside of an interdisciplinary perspective, presents a proposal of methodology to visual and conceptual modeling of the organization and reorganization of courses with base in cognitive multi-agent systems, aiming at the solution of deriving problems of curricular and pedagogical reorganizations. To demonstrate the viability of the methodology proposal, a case study was become fulfilled, adopting itself, at a first moment, as strategy for organization ideas of the docent body in a technician course in constructions, some technologies of the information and communication. The used technologies include the use of visual tools that incorporate resources based on models representation of the categories and its relationships, that later are converted into representative diagrams of the organization and reorganization of a course. The carried through work is strong based on the biological origins of the human knowledge, associates to the knowledge management, of form that the consequences to be gotten from the representation of a course, through the use of the considered model, occur through significant changes in the ideas of the involved docents, for the production a new docent practical. It involves a theoretician and methodological reflection, on as the use of the considered model can provide to the professors, coordinators and pedagogical supervision of a course, a new form to more easily explore and to analyze curricular, didactic and pedagogical structures necessary for the implantation of new courses.application/pdfporSistemas multiagentesInformática na educaçãoUma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649585.pdf000649585.pdfTexto completoapplication/pdf3171165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/1/000649585.pdf2686e8e6bab014d074105f63eb6459acMD51TEXT000649585.pdf.txt000649585.pdf.txtExtracted Texttext/plain231711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/2/000649585.pdf.txtb70692d4279fec854ef67fc2f1c5db2eMD52THUMBNAIL000649585.pdf.jpg000649585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/3/000649585.pdf.jpg47dc36e5b55ff0d63986700fa58df6ffMD5310183/137532022-02-22 05:11:23.837359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
title Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
spellingShingle Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
Duarte, Glaucius Decio
Sistemas multiagentes
Informática na educação
title_short Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
title_full Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
title_fullStr Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
title_full_unstemmed Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
title_sort Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
author Duarte, Glaucius Decio
author_facet Duarte, Glaucius Decio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Glaucius Decio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
contributor_str_mv Costa, Antonio Carlos da Rocha
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas multiagentes
Informática na educação
topic Sistemas multiagentes
Informática na educação
description Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes cognitivos, visando a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. Para demonstrar a viabilidade da metodologia proposta, realizou-se um estudo de caso, adotando-se, em um primeiro momento, como estratégia para organização das idéias do corpo docente de um curso técnico em edificações, algumas tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias utilizadas incluem o uso de ferramentas visuais que incorporam recursos fundamentados em modelos de representação de categorias e seus relacionamentos, que são posteriormente convertidos em diagramas representativos da organização e reorganização de um curso. O trabalho realizado fundamenta-se fortemente nas raízes biológicas do conhecimento humano, associadas à gestão do conhecimento, de modo que as conseqüências a serem obtidas a partir da representação de um curso, através do uso do modelo proposto, ocorram através de mudanças significativas nas idéias dos sujeitos envolvidos, para a produção de uma nova prática docente. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a utilização do modelo proposto pode proporcionar aos docentes, coordenadores e supervisão pedagógica de um curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas necessárias para a implantação de novos cursos.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-08-27T04:13:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13753
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649585
url http://hdl.handle.net/10183/13753
identifier_str_mv 000649585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/1/000649585.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/2/000649585.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13753/3/000649585.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2686e8e6bab014d074105f63eb6459ac
b70692d4279fec854ef67fc2f1c5db2e
47dc36e5b55ff0d63986700fa58df6ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085128423079936