As ações afirmativas na UFRGS : uma análise do processo de implantação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24818 |
Resumo: | O presente trabalho disserta sobre as políticas afirmativas de recorte racial nas universidades. Para desenvolver o tema, são discutidos os aspectos históricos do racismo brasileiro, suas características subjetivas, ou seja, a construção cultural do racismo com base nas ciências e nos costumes marcados pela visível hierarquia social. E também suas características objetivas, que seriam as privações concretas que o povo negro sofre durante séculos, violências de todos os tipos, justificadas, inclusive, no âmbito legal. Há ainda uma argumentação favorável à adoção de ações afirmativas de recorte racial nas universidades brasileiras. Através de relatos de reuniões das comissões relacionadas às ações afirmativas da UFRGS, trazemos dados gerais que dizem respeito ao universo do processo seletivo do vestibular, comparando dados dos anos em que a política vigora com os anteriores nessa instituição. As categorias analíticas que percorrem o trabalho são a de classes sociais, racismo, biopoder e ações afirmativas. |
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Grisa, Gregório DurloRibeiro, Marlene2010-07-27T04:18:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/24818000749268O presente trabalho disserta sobre as políticas afirmativas de recorte racial nas universidades. Para desenvolver o tema, são discutidos os aspectos históricos do racismo brasileiro, suas características subjetivas, ou seja, a construção cultural do racismo com base nas ciências e nos costumes marcados pela visível hierarquia social. E também suas características objetivas, que seriam as privações concretas que o povo negro sofre durante séculos, violências de todos os tipos, justificadas, inclusive, no âmbito legal. Há ainda uma argumentação favorável à adoção de ações afirmativas de recorte racial nas universidades brasileiras. Através de relatos de reuniões das comissões relacionadas às ações afirmativas da UFRGS, trazemos dados gerais que dizem respeito ao universo do processo seletivo do vestibular, comparando dados dos anos em que a política vigora com os anteriores nessa instituição. As categorias analíticas que percorrem o trabalho são a de classes sociais, racismo, biopoder e ações afirmativas.The present work talks about affirmative actions of racial character in universities. To develop the subject, are discussed the historical aspects of brazilian racism, its subjective characteristics, that is, the cultural construction of racism based on science and customs marked by visible social hierarchy. And their objective characteristics, that would be the concrete deprivations that black community suffer for centuries, all kinds of violence, justified, including within the framework of the law. There is also an argument in favor of the adoption of affirmative action for racial in brazilian universities. Through the reports of committee meetings related to affirmative action from UFRGS, we present general data that refer to the population of vestibular selection process, comparing data from the years that the affirmative policies were applied and the years previous in this institution. The analytical categories that run the job are the social class, racism, affirmative action and biopower.application/pdfporAções afirmativasUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.Desigualdade socialAffirmative actionsRacismUniversityAs ações afirmativas na UFRGS : uma análise do processo de implantaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000749268.pdf000749268.pdfTexto completoapplication/pdf514215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24818/1/000749268.pdf59f54dfa8b305b79dde347c92e558e0fMD51TEXT000749268.pdf.txt000749268.pdf.txtExtracted Texttext/plain229950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24818/2/000749268.pdf.txt4c001ee89f245ed2f7ab9e5c563a37eeMD52THUMBNAIL000749268.pdf.jpg000749268.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24818/3/000749268.pdf.jpg72bd1ab24627e1143c1bdbb9564cb3bdMD5310183/248182018-10-18 07:32:48.486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:32:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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