Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiapetti, Camila Barbieri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274512
Resumo: A presente Tese de Doutorado em Sociologia aborda a problemática da socioeducação e seu impacto em jovens acusados de cometimento de ato infracional, com foco nos procedimentos judiciais que caracterizam a suspensão do processo de ato infracional (remissão), combinada, ou não, com a atribuição de determinada medida socioeducativa. O recorte empírico contemplou as audiências de apresentação realizadas pela Justiça Juvenil de Porto Alegre, nas quais foi examinada a atuação de atores - como os jovens acusados, os familiares/responsáveis e os profissionais do campo jurídico (notadamente: juiz, promotor e defensor público ou privado) - e a dinâmica das sessões, a fim de se identificar os fatores que influenciam os desfechos processuais nessa fase. Como fundamentação teórica foram incorporadas abordagens sociológicas ou de áreas afins que tematizam a adolescência e juventude, o desvio, a reação social e a resposta estatal ao fenômeno, neste caso, ao ato infracional. Para obtenção dos dados, a pesquisa utilizou a observação sistemática das audiências de apresentação entre julho e dezembro de 2021 em Porto Alegre. A análise da observação resultou na análise do fluxo judicial até a audiência de apresentação e de dois modelos de regressão logística para remissão dos jovens que participaram dessa fase. Dentre os resultados descritivos, destacaram-se: a predominância de jovens negros, do sexo masculino, com famílias monoparentais, que residem em bairros periféricos (onde também foram registrados os atos infracionais) e com distorção idade-série. Quanto aos modelos estatísticos construídos, alguns fatores se destacaram na influência das chances de uma sentença menos gravosa, especialmente, a participação ativa dos próprios jovens nas sessões. Outros fatores, como sexo, frequência escolar, cor/raça, também apresentaram significância. De forma contrária, não demonstraram poder explicativo sobre o desfecho das audiências: a distorção idade-série, o histórico de medida socioeducativa anterior, a participação ativa da família nas audiências, dentre outras variáveis. Tais conclusões condizem com a complexidade do sistema de justiça juvenil e com a importância de análises críticas sobre as suas dinâmicas, práticas e efeitos.
id URGS_35b465457c5e5e80d6df796080b0e56d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274512
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Chiapetti, Camila BarbieriSchabbach, Leticia Maria2024-04-11T06:24:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/274512001200126A presente Tese de Doutorado em Sociologia aborda a problemática da socioeducação e seu impacto em jovens acusados de cometimento de ato infracional, com foco nos procedimentos judiciais que caracterizam a suspensão do processo de ato infracional (remissão), combinada, ou não, com a atribuição de determinada medida socioeducativa. O recorte empírico contemplou as audiências de apresentação realizadas pela Justiça Juvenil de Porto Alegre, nas quais foi examinada a atuação de atores - como os jovens acusados, os familiares/responsáveis e os profissionais do campo jurídico (notadamente: juiz, promotor e defensor público ou privado) - e a dinâmica das sessões, a fim de se identificar os fatores que influenciam os desfechos processuais nessa fase. Como fundamentação teórica foram incorporadas abordagens sociológicas ou de áreas afins que tematizam a adolescência e juventude, o desvio, a reação social e a resposta estatal ao fenômeno, neste caso, ao ato infracional. Para obtenção dos dados, a pesquisa utilizou a observação sistemática das audiências de apresentação entre julho e dezembro de 2021 em Porto Alegre. A análise da observação resultou na análise do fluxo judicial até a audiência de apresentação e de dois modelos de regressão logística para remissão dos jovens que participaram dessa fase. Dentre os resultados descritivos, destacaram-se: a predominância de jovens negros, do sexo masculino, com famílias monoparentais, que residem em bairros periféricos (onde também foram registrados os atos infracionais) e com distorção idade-série. Quanto aos modelos estatísticos construídos, alguns fatores se destacaram na influência das chances de uma sentença menos gravosa, especialmente, a participação ativa dos próprios jovens nas sessões. Outros fatores, como sexo, frequência escolar, cor/raça, também apresentaram significância. De forma contrária, não demonstraram poder explicativo sobre o desfecho das audiências: a distorção idade-série, o histórico de medida socioeducativa anterior, a participação ativa da família nas audiências, dentre outras variáveis. Tais conclusões condizem com a complexidade do sistema de justiça juvenil e com a importância de análises críticas sobre as suas dinâmicas, práticas e efeitos.This Sociology Ph.D. thesis explores the complexities of social-educative sentences and its impact on young individuals accused of committing delinquent acts, focusing on the judicial procedures that characterize the suspension of the delinquent act process (remission), combined or not with the assignment of a specific sentence. The empirical focus included the presentation hearings conducted by the Juvenile Justice in Porto Alegre (RS, BRAZIL), where the actions of various actors - such as the accused youths, family members/guardians, and legal professionals (notably: judge, prosecutor, and public or private defender) - were examined, along with the dynamics of the sessions, to identify the factors influencing procedural outcomes at this stage. The theoretical foundation incorporates sociological or related approaches that address adolescence and youth, deviance, social reaction, and the state's response to the phenomenon, in this case, delinquent acts. To obtain data, the research employed systematic observation of presentation hearings between July and December 2021 in Porto Alegre. The observation analysis resulted in examining the judicial flow up to the presentation hearing and two logistic regression models for the remission of youths involved in this phase. Among the descriptive results, the following stood out: the prevalence of young black males from single-parent families residing in peripheral neighborhoods (where delinquent acts were also recorded) and experiencing age-grade distortion. Regarding constructed statistical models, certain factors stood out in influencing the likelihood of a less severe sentence, especially the active participation of the youths themselves in the sessions. Other factors, such as gender, school attendance, and race, also showed significance. Conversely, age grade distortion, a history of previous socio-educational measures, and family's active participation in hearings, among other variables, did not demonstrate explanatory power over the hearing outcomes. These conclusions align with the complexity of the juvenile justice system and the importance of critical analyses of its dynamics, practices, and effects.La presente tesis de doctorado en Sociología aborda la problemática de la socioeducación y su impacto en jóvenes acusados de cometer actos infraccionales, centrándose en los procedimientos judiciales que caracterizan la suspensión del proceso de acto infraccional (remisión), combinada o no con la imposición de una medida socioeducativa específica. El enfoque empírico incluyó las audiencias de presentación realizadas por la Justicia Juvenil de Porto Alegre (RS, Brasil), donde se examinó la actuación de diversos actores, como los jóvenes acusados, los familiares/tutores y los profesionales del ámbito jurídico, así como la dinámica de las sesiones, con el fin de identificar los factores que influyen en los resultados procesales en esta etapa. Como fundamento teórico, se incorporaron enfoques sociológicos o de áreas afines que tematizan la adolescencia y juventud, la desviación, la reacción social y la respuesta estatal al fenómeno, en este caso, al acto infraccional. Para obtener datos, la investigación utilizó la observación sistemática de las audiencias de presentación entre julio y diciembre de 2021 en Porto Alegre. El análisis de la observación resultó en el estudio del flujo judicial hasta la audiencia de presentación y de dos modelos de regresión logística para la remisión de los jóvenes que participaron en esta fase. Entre los resultados descriptivos, destacaron: la predominancia de jóvenes negros, del sexo masculino, con familias monoparentales, que residen en barrios periféricos (donde también se registraron los actos infraccionales) y con distorsión en la edad respecto al grado escolar. En cuanto a los modelos estadísticos construidos, algunos factores se destacaron en la influencia de las probabilidades de una sentencia menos grave, especialmente la participación activa de los propios jóvenes en las sesiones. Otros factores, como el sexo, la asistencia escolar y el color/raza, también mostraron importancia. Por el contrario, no demostraron tener poder explicativo sobre el resultado de las audiencias: la distorsión en la edad respecto al grado escolar, el historial de medidas socioeducativas anteriores, la participación activa de la familia en las audiencias, entre otras variables. Estas conclusiones concuerdan con la complejidad del sistema de justicia juvenil y la importancia de análisis críticos sobre sus dinámicas, prácticas y efectos.application/pdfporSociologiaJustiçaJovem infratorSocial-educative sentencesJuvenile justicePresentation hearingsRemissionSocioeducaciónJusticia juvenilAudiencias de presentaciónRemisiónJovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200126.pdf.txt001200126.pdf.txtExtracted Texttext/plain362541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274512/2/001200126.pdf.txt7159b02d2f38fee2b2febe58ba2598b8MD52ORIGINAL001200126.pdfTexto parcialapplication/pdf2990074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274512/1/001200126.pdf9726ccfd8b2d1f88e62509b9bf0c4116MD5110183/2745122024-04-12 06:20:01.179611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:20:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
title Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
spellingShingle Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
Chiapetti, Camila Barbieri
Sociologia
Justiça
Jovem infrator
Social-educative sentences
Juvenile justice
Presentation hearings
Remission
Socioeducación
Justicia juvenil
Audiencias de presentación
Remisión
title_short Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
title_full Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
title_fullStr Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
title_full_unstemmed Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
title_sort Jovens em conflito com a lei e a justiça juvenil em Porto Alegre : as audiências de apresentação e a reprodução do sistema socioeducativo
author Chiapetti, Camila Barbieri
author_facet Chiapetti, Camila Barbieri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiapetti, Camila Barbieri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schabbach, Leticia Maria
contributor_str_mv Schabbach, Leticia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Justiça
Jovem infrator
topic Sociologia
Justiça
Jovem infrator
Social-educative sentences
Juvenile justice
Presentation hearings
Remission
Socioeducación
Justicia juvenil
Audiencias de presentación
Remisión
dc.subject.eng.fl_str_mv Social-educative sentences
Juvenile justice
Presentation hearings
Remission
dc.subject.spa.fl_str_mv Socioeducación
Justicia juvenil
Audiencias de presentación
Remisión
description A presente Tese de Doutorado em Sociologia aborda a problemática da socioeducação e seu impacto em jovens acusados de cometimento de ato infracional, com foco nos procedimentos judiciais que caracterizam a suspensão do processo de ato infracional (remissão), combinada, ou não, com a atribuição de determinada medida socioeducativa. O recorte empírico contemplou as audiências de apresentação realizadas pela Justiça Juvenil de Porto Alegre, nas quais foi examinada a atuação de atores - como os jovens acusados, os familiares/responsáveis e os profissionais do campo jurídico (notadamente: juiz, promotor e defensor público ou privado) - e a dinâmica das sessões, a fim de se identificar os fatores que influenciam os desfechos processuais nessa fase. Como fundamentação teórica foram incorporadas abordagens sociológicas ou de áreas afins que tematizam a adolescência e juventude, o desvio, a reação social e a resposta estatal ao fenômeno, neste caso, ao ato infracional. Para obtenção dos dados, a pesquisa utilizou a observação sistemática das audiências de apresentação entre julho e dezembro de 2021 em Porto Alegre. A análise da observação resultou na análise do fluxo judicial até a audiência de apresentação e de dois modelos de regressão logística para remissão dos jovens que participaram dessa fase. Dentre os resultados descritivos, destacaram-se: a predominância de jovens negros, do sexo masculino, com famílias monoparentais, que residem em bairros periféricos (onde também foram registrados os atos infracionais) e com distorção idade-série. Quanto aos modelos estatísticos construídos, alguns fatores se destacaram na influência das chances de uma sentença menos gravosa, especialmente, a participação ativa dos próprios jovens nas sessões. Outros fatores, como sexo, frequência escolar, cor/raça, também apresentaram significância. De forma contrária, não demonstraram poder explicativo sobre o desfecho das audiências: a distorção idade-série, o histórico de medida socioeducativa anterior, a participação ativa da família nas audiências, dentre outras variáveis. Tais conclusões condizem com a complexidade do sistema de justiça juvenil e com a importância de análises críticas sobre as suas dinâmicas, práticas e efeitos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274512
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200126
url http://hdl.handle.net/10183/274512
identifier_str_mv 001200126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274512/2/001200126.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274512/1/001200126.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7159b02d2f38fee2b2febe58ba2598b8
9726ccfd8b2d1f88e62509b9bf0c4116
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085642115219456