Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rossana Perdomini Della
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17249
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se pela noção de professor artista como uma outra possibilidade de formação, na qual é possível o equilíbrio e a articulação entre tais saberes. Na pesquisa, o curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS serviu como cenário da coleta de material empírico em função da singularidade que residia na sua proposta, de forma explícita: nem licenciatura, nem bacharelado, mas a formação de um professor artista como uma terceira possibilidade que promete a não-dicotomia daqueles saberes. Este é um trabalho inspirado na perspectiva foucaultiana, no sentido de descrição das práticas como forma de subjetivação, isto é, como forma de ser e constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo. O olhar para o material empírico é marcado por essa perspectiva e, a partir das descrições, busca-se entrever os contornos da noção de professor artista, relacionada a campos associados, como Teatro e Educação, Pedagogia Universitária, Pedagogia Teatral e abordagens contemporâneas para o ensino do teatro. A noção de professor artista em debate neste trabalho contrapõe-se à ideia de que pedagogia e teatro são unidades separadas e de que a prática teatral é supérflua ao ensino.
id URGS_35c8f17617187d69d68ca804be65c51f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17249
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Rossana Perdomini DellaIcle, Gilberto2009-09-16T04:17:44Z2009http://hdl.handle.net/10183/17249000713443Este trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se pela noção de professor artista como uma outra possibilidade de formação, na qual é possível o equilíbrio e a articulação entre tais saberes. Na pesquisa, o curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS serviu como cenário da coleta de material empírico em função da singularidade que residia na sua proposta, de forma explícita: nem licenciatura, nem bacharelado, mas a formação de um professor artista como uma terceira possibilidade que promete a não-dicotomia daqueles saberes. Este é um trabalho inspirado na perspectiva foucaultiana, no sentido de descrição das práticas como forma de subjetivação, isto é, como forma de ser e constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo. O olhar para o material empírico é marcado por essa perspectiva e, a partir das descrições, busca-se entrever os contornos da noção de professor artista, relacionada a campos associados, como Teatro e Educação, Pedagogia Universitária, Pedagogia Teatral e abordagens contemporâneas para o ensino do teatro. A noção de professor artista em debate neste trabalho contrapõe-se à ideia de que pedagogia e teatro são unidades separadas e de que a prática teatral é supérflua ao ensino.The following dissertation postulates the existence of a radical dichotomy between artistic and pedagogical acquaintances in the classical structure of Drama teachers´ university education. Aiming at a more balanced and realistic articulation between them, our study does propose the concept of Artist Teacher as an alternative basis for their education. The undergraduation course in Dramatic Arts: Teaching at FUNDARTE/UERGS, Southern Brazil, has provided the scenario for collecting our empirical material due to its peculiar and clear proposal of preparing neither teachers or bachelors, but Artist Teachers, as a third possibility towards an actual integration of those acquaintances. Ours is an investigation inspired in Foucault´s perspective, in the very specific meaning of describing some practices as manners of subjectivity, manners of being and be constituted as a Drama Teacher at these specific time and place. Based on those descriptions, we have searched focusing on the borders of the concept of Artist Teacher concerning related fields such as Drama and Education, University Pedagogy, Drama Pedagogy and contemporaneous approaches for teaching Drama. Artist Teacher, a core concept in our discussion, is a counterpoint to both ideas that Pedagogy and Drama are separated units and that drama practice is unnecessary for teaching.application/pdfporProfessorTeatroEducaçãoFormaçãoFoucault, Michel 1926-1984.Pedagogia teatralDramaEducationDrama pedagogyTeacher educationArtist teacherExperiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713443.pdf000713443.pdfTexto completoapplication/pdf991213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/1/000713443.pdf5cd20c6c0654987dab50d08bf1a63608MD51TEXT000713443.pdf.txt000713443.pdf.txtExtracted Texttext/plain344607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/2/000713443.pdf.txt1b7d495cadc8f28edeffed6cb20b9e02MD52THUMBNAIL000713443.pdf.jpg000713443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/3/000713443.pdf.jpg6c089fd4724cd54c29078cbc4c74deccMD5310183/172492018-10-10 08:22:03.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
title Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
spellingShingle Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
Costa, Rossana Perdomini Della
Professor
Teatro
Educação
Formação
Foucault, Michel 1926-1984.
Pedagogia teatral
Drama
Education
Drama pedagogy
Teacher education
Artist teacher
title_short Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
title_full Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
title_fullStr Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
title_full_unstemmed Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
title_sort Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
author Costa, Rossana Perdomini Della
author_facet Costa, Rossana Perdomini Della
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rossana Perdomini Della
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Teatro
Educação
Formação
Foucault, Michel 1926-1984.
Pedagogia teatral
topic Professor
Teatro
Educação
Formação
Foucault, Michel 1926-1984.
Pedagogia teatral
Drama
Education
Drama pedagogy
Teacher education
Artist teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Drama
Education
Drama pedagogy
Teacher education
Artist teacher
description Este trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se pela noção de professor artista como uma outra possibilidade de formação, na qual é possível o equilíbrio e a articulação entre tais saberes. Na pesquisa, o curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS serviu como cenário da coleta de material empírico em função da singularidade que residia na sua proposta, de forma explícita: nem licenciatura, nem bacharelado, mas a formação de um professor artista como uma terceira possibilidade que promete a não-dicotomia daqueles saberes. Este é um trabalho inspirado na perspectiva foucaultiana, no sentido de descrição das práticas como forma de subjetivação, isto é, como forma de ser e constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo. O olhar para o material empírico é marcado por essa perspectiva e, a partir das descrições, busca-se entrever os contornos da noção de professor artista, relacionada a campos associados, como Teatro e Educação, Pedagogia Universitária, Pedagogia Teatral e abordagens contemporâneas para o ensino do teatro. A noção de professor artista em debate neste trabalho contrapõe-se à ideia de que pedagogia e teatro são unidades separadas e de que a prática teatral é supérflua ao ensino.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-09-16T04:17:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17249
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000713443
url http://hdl.handle.net/10183/17249
identifier_str_mv 000713443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/1/000713443.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/2/000713443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17249/3/000713443.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cd20c6c0654987dab50d08bf1a63608
1b7d495cadc8f28edeffed6cb20b9e02
6c089fd4724cd54c29078cbc4c74decc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085153493483520