Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savaris, Michele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170433
Resumo: Esta tese busca analisar a estrutura do conto, aproximando-o da fotografia com base no ensaio Alguns aspectos do conto, do argentino Julio Cortázar. No referido texto, o autor propõe que para escrever um conto o escritor segue estratégias muito semelhantes às de um fotógrafo no ato do registro com a sua câmera. Para discutirmos tal afirmação, será feita uma análise dos contos que compõem Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, a fim de destacar neles, aspectos que guardam alguma relação com a linguagem fotográfica. Nesse sentido, estruturaremos as discussões a partir de quatro pontos: a) o próprio Cortázar e sua afinidade com o elemento fotográfico, conforme se observa em algumas de suas obras, bem como a comparação que estabelece no ensaio mencionado acima; b) a escrita de seus contos e o uso da linguagem objetiva e, ao mesmo tempo, descritiva que remete a características fotográficas; c) os traços relativos ao contexto fotográfico como: luz e sombra, ponto de vista, dupla exposição, foco, profundidade de campo, planos, composição, enquadramento, macrofotografia e flashes que, no entanto, também podem ser encontrados ao longo dos contos cortazarianos; d) a ideia de que cada livro de contos pode ser lido sob a perspectiva do álbum. Para isso, procederemos à abordagem de algumas obras de Julio Cortázar, em especial, as que contemplam fotografias, com o intuito de observar em que medida ele atuava como fotógrafo enquanto escrevia seus contos, imprimindo aspectos comuns do campo fotográfico nos seus textos. A partir das análises e aproximações entre a narrativa escrita e a fotográfica, buscaremos entender os livros de contos como possíveis álbuns cujos fragmentos geram sentidos que decorrem, em alguma medida, da conexão entre essas unidades independentes. Para tal abordagem, será feita a leitura de algumas das biografias de Julio Cortázar, além de entrevistas concedidas pelo escritor, com o intuito de compreender seus conceitos e pensamento acerca dos diversos temas que atravessam a sua obra. Também realizaremos a leitura e o estudo de materiais teóricos que possibilitem a reflexão sobre a técnica fotográfica para que, a partir do corpus ficcional, possamos estabelecer as aproximações propostas entre os contos literários de Cortázar e fotografia.
id URGS_36f6c7a0ed61687e258d01c6fb8057ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170433
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Savaris, MicheleCastiglioni, Ruben Daniel Méndez2017-11-18T02:35:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/170433001053186Esta tese busca analisar a estrutura do conto, aproximando-o da fotografia com base no ensaio Alguns aspectos do conto, do argentino Julio Cortázar. No referido texto, o autor propõe que para escrever um conto o escritor segue estratégias muito semelhantes às de um fotógrafo no ato do registro com a sua câmera. Para discutirmos tal afirmação, será feita uma análise dos contos que compõem Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, a fim de destacar neles, aspectos que guardam alguma relação com a linguagem fotográfica. Nesse sentido, estruturaremos as discussões a partir de quatro pontos: a) o próprio Cortázar e sua afinidade com o elemento fotográfico, conforme se observa em algumas de suas obras, bem como a comparação que estabelece no ensaio mencionado acima; b) a escrita de seus contos e o uso da linguagem objetiva e, ao mesmo tempo, descritiva que remete a características fotográficas; c) os traços relativos ao contexto fotográfico como: luz e sombra, ponto de vista, dupla exposição, foco, profundidade de campo, planos, composição, enquadramento, macrofotografia e flashes que, no entanto, também podem ser encontrados ao longo dos contos cortazarianos; d) a ideia de que cada livro de contos pode ser lido sob a perspectiva do álbum. Para isso, procederemos à abordagem de algumas obras de Julio Cortázar, em especial, as que contemplam fotografias, com o intuito de observar em que medida ele atuava como fotógrafo enquanto escrevia seus contos, imprimindo aspectos comuns do campo fotográfico nos seus textos. A partir das análises e aproximações entre a narrativa escrita e a fotográfica, buscaremos entender os livros de contos como possíveis álbuns cujos fragmentos geram sentidos que decorrem, em alguma medida, da conexão entre essas unidades independentes. Para tal abordagem, será feita a leitura de algumas das biografias de Julio Cortázar, além de entrevistas concedidas pelo escritor, com o intuito de compreender seus conceitos e pensamento acerca dos diversos temas que atravessam a sua obra. Também realizaremos a leitura e o estudo de materiais teóricos que possibilitem a reflexão sobre a técnica fotográfica para que, a partir do corpus ficcional, possamos estabelecer as aproximações propostas entre os contos literários de Cortázar e fotografia.Esta tesina busca analizar la estructura del cuento, acercándolo a la fotografía a partir del ensayo Algunos aspectos del cuento, del argentino Julio Cortázar. En el referido texto, el autor propone que para escribir un cuento el escritor sigue estrategias muy semejantes a las de un fotógrafo en el acto del registro con su cámara. Para que se discuta tal afirmativa, será hecho un análisis de los cuentos que componen Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, con el objetivo de apuntar en éstos, aspectos que mantienen alguna relación con el lenguaje fotográfico. Así, estructuraremos las discusiones a partir de cuatro puntos: a) el propio Cortázar y su afinidad con el elemento fotográfico, conforme se observa en algunas de sus obras, bien como la comparación que establece en el ensayo mencionado arriba; b) la escrita de los cuentos y el uso del lenguaje objetivo y, a la vez, descriptivo que remite a características fotográficas; c) los rasgos relativos al contexto fotográfico como: luz y sombra, punto de vista, doble exposición, foco, profundidad de campo, planos, composición, encuadramiento, macrofotografía y flashes que, sin embargo, también pueden ser encontrados a lo largo de los cuentos cortazarianos; d) la idea de que cada libro de cuentos puede ser leído bajo la perspectiva de un álbum. Para eso, abordaremos algunas obras de Cortázar, en especial, las que contemplan fotografías, con la intención de observar en qué medida ele actuaba como fotógrafo mientras escribía sus cuentos, imprimiendo aspectos comunes del campo fotográfico en sus textos. A partir de los análisis y acercamientos entre la narrativa escrita y la fotográfica, buscaremos comprender los libros de cuentos como posibles álbumes cuyos fragmentos generan sentidos que resultan, en alguna medida, de la conexión entre esas unidades independientes. Para tal enfoque teórico, serán hechas lecturas de algunas biografías de Julio Cortázar, además de entrevistas concedidas por el escritor, con la intención de comprender sus conceptos y pensamientos acerca de los diversos temas que cruzan su obra. También realizaremos la lectura y el estudio de materiales teóricos que posibiliten una reflexión con relación a la técnica fotográfica para que, a partir del corpus ficcional, podamos establecer los acercamientos propuestos entre los cuentos literarios cortazarianos y la fotografía.application/pdfporCortázar, Júlio, 1914-1984. Bestiário : Crítica e interpretaçãoCortázar, Júlio, 1914-1984. Final del juego : Crítica e interpretaçãoCortázar, Júlio, 1914-1984. Las armas secretas : Crítica e interpretaçãoLiteratura argentina : ContoFotografiaCuentoParalelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053186.pdf001053186.pdfTexto completoapplication/pdf17991752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170433/1/001053186.pdf30eb97621111e5c4c8f2561315d63168MD51TEXT001053186.pdf.txt001053186.pdf.txtExtracted Texttext/plain457982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170433/2/001053186.pdf.txtf189fb579f73f3d91008daa287d90dc0MD5210183/1704332018-02-02 02:24:44.098317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-02-02T04:24:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
title Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
spellingShingle Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
Savaris, Michele
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Bestiário : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Final del juego : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Las armas secretas : Crítica e interpretação
Literatura argentina : Conto
Fotografia
Cuento
title_short Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
title_full Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
title_fullStr Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
title_full_unstemmed Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
title_sort Paralelos entre a técnica compositiva do conto e da fotografia nas obras Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, de Julio cortázar
author Savaris, Michele
author_facet Savaris, Michele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savaris, Michele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castiglioni, Ruben Daniel Méndez
contributor_str_mv Castiglioni, Ruben Daniel Méndez
dc.subject.por.fl_str_mv Cortázar, Júlio, 1914-1984. Bestiário : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Final del juego : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Las armas secretas : Crítica e interpretação
Literatura argentina : Conto
Fotografia
topic Cortázar, Júlio, 1914-1984. Bestiário : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Final del juego : Crítica e interpretação
Cortázar, Júlio, 1914-1984. Las armas secretas : Crítica e interpretação
Literatura argentina : Conto
Fotografia
Cuento
dc.subject.spa.fl_str_mv Cuento
description Esta tese busca analisar a estrutura do conto, aproximando-o da fotografia com base no ensaio Alguns aspectos do conto, do argentino Julio Cortázar. No referido texto, o autor propõe que para escrever um conto o escritor segue estratégias muito semelhantes às de um fotógrafo no ato do registro com a sua câmera. Para discutirmos tal afirmação, será feita uma análise dos contos que compõem Bestiario, Final del juego e Las armas secretas, a fim de destacar neles, aspectos que guardam alguma relação com a linguagem fotográfica. Nesse sentido, estruturaremos as discussões a partir de quatro pontos: a) o próprio Cortázar e sua afinidade com o elemento fotográfico, conforme se observa em algumas de suas obras, bem como a comparação que estabelece no ensaio mencionado acima; b) a escrita de seus contos e o uso da linguagem objetiva e, ao mesmo tempo, descritiva que remete a características fotográficas; c) os traços relativos ao contexto fotográfico como: luz e sombra, ponto de vista, dupla exposição, foco, profundidade de campo, planos, composição, enquadramento, macrofotografia e flashes que, no entanto, também podem ser encontrados ao longo dos contos cortazarianos; d) a ideia de que cada livro de contos pode ser lido sob a perspectiva do álbum. Para isso, procederemos à abordagem de algumas obras de Julio Cortázar, em especial, as que contemplam fotografias, com o intuito de observar em que medida ele atuava como fotógrafo enquanto escrevia seus contos, imprimindo aspectos comuns do campo fotográfico nos seus textos. A partir das análises e aproximações entre a narrativa escrita e a fotográfica, buscaremos entender os livros de contos como possíveis álbuns cujos fragmentos geram sentidos que decorrem, em alguma medida, da conexão entre essas unidades independentes. Para tal abordagem, será feita a leitura de algumas das biografias de Julio Cortázar, além de entrevistas concedidas pelo escritor, com o intuito de compreender seus conceitos e pensamento acerca dos diversos temas que atravessam a sua obra. Também realizaremos a leitura e o estudo de materiais teóricos que possibilitem a reflexão sobre a técnica fotográfica para que, a partir do corpus ficcional, possamos estabelecer as aproximações propostas entre os contos literários de Cortázar e fotografia.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-18T02:35:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170433
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053186
url http://hdl.handle.net/10183/170433
identifier_str_mv 001053186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170433/1/001053186.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170433/2/001053186.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30eb97621111e5c4c8f2561315d63168
f189fb579f73f3d91008daa287d90dc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309116220997632