A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Pedro Reis do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225552
Resumo: O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos.
id URGS_3785188e2de929096a56f661b9c86437
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225552
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Amaral, Pedro Reis doChaves, Celso Giannetti Loureiro2021-08-11T04:48:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/225552001129918O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos.This master’s thesis proposes a reflection on how music intervenes in the perception of the passage of time; it questions the resources that might be available to the composer – the creator of musical events – so as to enable him or her to become an intervener of time. This thesis uses the analytical theory developed by Stephane Roy based on Jean Jacques Nattiez's tripartite model of musical semiology and, through it, proposes an interpretative-functional analysis of Trajetória para 4 violões, one of the compositions of the portfolio that accompanies the theoretical discussion in the thesis, along with two other works: 10 peças para quinteto de madeiras and 3 Solos para Fernando Mattos.application/pdfporComposição musicalAnálise musicalAnálise semióticaCompositorMusic CompositionSemioticsComposerA duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129918.pdf.txt001129918.pdf.txtExtracted Texttext/plain205771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/2/001129918.pdf.txt4618e69386ed5a38de5d043a23d2468bMD52ORIGINAL001129918.pdfTexto completoapplication/pdf8722077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/1/001129918.pdfc106dec5c274d1d937b0d02456645c41MD5110183/2255522021-08-18 04:47:11.241748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:47:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
title A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
spellingShingle A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
Amaral, Pedro Reis do
Composição musical
Análise musical
Análise semiótica
Compositor
Music Composition
Semiotics
Composer
title_short A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
title_full A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
title_fullStr A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
title_full_unstemmed A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
title_sort A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
author Amaral, Pedro Reis do
author_facet Amaral, Pedro Reis do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Pedro Reis do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
contributor_str_mv Chaves, Celso Giannetti Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Composição musical
Análise musical
Análise semiótica
Compositor
topic Composição musical
Análise musical
Análise semiótica
Compositor
Music Composition
Semiotics
Composer
dc.subject.eng.fl_str_mv Music Composition
Semiotics
Composer
description O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T04:48:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129918
url http://hdl.handle.net/10183/225552
identifier_str_mv 001129918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/2/001129918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/1/001129918.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4618e69386ed5a38de5d043a23d2468b
c106dec5c274d1d937b0d02456645c41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085560879939584