Efeitos do treinamento de jogos reduzidos sobre a performance tática e funcional de jovens atletas de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lissarassa, Jonatan de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259158
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de small-sided games (SSG) 3 x 3 sobre a performance funcional (capacidade aeróbica, potência anaeróbica; força explosiva de membros inferiores) e tática (índice de performance de jogo, de performance de jogo ofensivo e de performance de jogo defensivo) de jovens atletas de uma equipe de futebol que competiam a nível estadual por meio de jogos reduzidos 3x3 no início das sessões de treinamento das categorias sub-13 (12,91±0,22 anos), sub-14 (13,83±0,25 anos), sub-15 (14,82±0,28 anos). Para esse propósito, utilizou-se do controle do estado maturacional e do processo pedagógico de treinamentos dos treinadores como variáveis confundidoras. Os jogadores foram avaliados nos momentos pré e pós intervenção por meio de antropometria (estatura, estatura sentado e massa) e testes de campo: Yo-yo Intermittent Recovery Test Level 1 (YYIR-1); Running Anaerobic Sprint Test (RAST-TEST); e Countermovement Jump (CMJ). Para avaliação tática, utilizou o Sistema de Avalição tática no Futebol (FUT-SAT 3x3). Ao final, fizeram parte do estudo 53 atletas (sub-13=20; sub-14=16; sub-15=17). A intervenção consistiu em 22 sessões de treino em cada categoria, sendo realizado jogos 3x3 (23 x 35 m) com 3 tempos de 4 min e 1’30’’ de intervalo com mini-gol centralizado em 22 sessões de treino em cada categoria. Ademais, 12 atletas formaram o grupo experimental (3x3) e os restantes formavam o grupo controle em seus respectivos grupos. O processo pedagógico dos treinadores 1 (sub-13/sub-14) e 2 (sub-15) foi analisado através do Sistema Integral para el Analises de las Tareas de Entrenamiento (SIATE), no qual foi constatado metodologias diferentes, em que o treinador 1 utilizou como maior abordagem os skill-based e o treinador 2 utilizou-se dos game-centered. Para verificar a associação entre os diferentes grupos metodológicos e grupo experimental e controle em cada grupo, se recorreu a modelos de regressão linear multinível, com abordagem Bayesiana. Foram utilizados modelos permitindo variação da interseção e do declive da reta; nos efeitos de população foram incluídos a variação por método de treino empregado, assumindo o método baseado em habilidades como referência, assim como o estado de maturação somática. Após 22 sessões de treinamento, foi verificado, no tocante à performance funcional, que os SSG não tiveram efeito sobre o ganho de força explosiva (CMJ); a potência anaeróbia máxima parece não ter sofrido nenhum tipo de mudança ao grupo controle em ambos grupos metodológicos, enquanto o grupo experimental sofreu influência dos SSG ao longo do tempo. Já no YYIR-1 houve melhora na resistência aeróbia no grupo experimental em ambos grupos metodológicos; finalmente, na performance funcional houve melhora em todos os grupos, entretanto, o grupo game-centered teve uma melhora mais acentuada. No que se refere à performance tática, os principais resultados apontaram aumento dos índices de performance tática ofensiva e de jogo do grupo experimental sobre o grupo controle para ambos os grupos metodológicos. Os achados apontam que o conteúdo de treinamento envolvendo jogos no processo pedagógico são importantes no processo de desenvolvimento do desempenho tático em jovens atletas, bem como, pequenos jogos incluídos na parte inicial de um programa de treinamento de uma equipe também são uma forma para otimização no processo de aperfeiçoamento tático.
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spelling Lissarassa, Jonatan de OliveiraLeonardi, Thiago José2023-06-18T03:52:00Z2023http://hdl.handle.net/10183/259158001171686O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de small-sided games (SSG) 3 x 3 sobre a performance funcional (capacidade aeróbica, potência anaeróbica; força explosiva de membros inferiores) e tática (índice de performance de jogo, de performance de jogo ofensivo e de performance de jogo defensivo) de jovens atletas de uma equipe de futebol que competiam a nível estadual por meio de jogos reduzidos 3x3 no início das sessões de treinamento das categorias sub-13 (12,91±0,22 anos), sub-14 (13,83±0,25 anos), sub-15 (14,82±0,28 anos). Para esse propósito, utilizou-se do controle do estado maturacional e do processo pedagógico de treinamentos dos treinadores como variáveis confundidoras. Os jogadores foram avaliados nos momentos pré e pós intervenção por meio de antropometria (estatura, estatura sentado e massa) e testes de campo: Yo-yo Intermittent Recovery Test Level 1 (YYIR-1); Running Anaerobic Sprint Test (RAST-TEST); e Countermovement Jump (CMJ). Para avaliação tática, utilizou o Sistema de Avalição tática no Futebol (FUT-SAT 3x3). Ao final, fizeram parte do estudo 53 atletas (sub-13=20; sub-14=16; sub-15=17). A intervenção consistiu em 22 sessões de treino em cada categoria, sendo realizado jogos 3x3 (23 x 35 m) com 3 tempos de 4 min e 1’30’’ de intervalo com mini-gol centralizado em 22 sessões de treino em cada categoria. Ademais, 12 atletas formaram o grupo experimental (3x3) e os restantes formavam o grupo controle em seus respectivos grupos. O processo pedagógico dos treinadores 1 (sub-13/sub-14) e 2 (sub-15) foi analisado através do Sistema Integral para el Analises de las Tareas de Entrenamiento (SIATE), no qual foi constatado metodologias diferentes, em que o treinador 1 utilizou como maior abordagem os skill-based e o treinador 2 utilizou-se dos game-centered. Para verificar a associação entre os diferentes grupos metodológicos e grupo experimental e controle em cada grupo, se recorreu a modelos de regressão linear multinível, com abordagem Bayesiana. Foram utilizados modelos permitindo variação da interseção e do declive da reta; nos efeitos de população foram incluídos a variação por método de treino empregado, assumindo o método baseado em habilidades como referência, assim como o estado de maturação somática. Após 22 sessões de treinamento, foi verificado, no tocante à performance funcional, que os SSG não tiveram efeito sobre o ganho de força explosiva (CMJ); a potência anaeróbia máxima parece não ter sofrido nenhum tipo de mudança ao grupo controle em ambos grupos metodológicos, enquanto o grupo experimental sofreu influência dos SSG ao longo do tempo. Já no YYIR-1 houve melhora na resistência aeróbia no grupo experimental em ambos grupos metodológicos; finalmente, na performance funcional houve melhora em todos os grupos, entretanto, o grupo game-centered teve uma melhora mais acentuada. No que se refere à performance tática, os principais resultados apontaram aumento dos índices de performance tática ofensiva e de jogo do grupo experimental sobre o grupo controle para ambos os grupos metodológicos. Os achados apontam que o conteúdo de treinamento envolvendo jogos no processo pedagógico são importantes no processo de desenvolvimento do desempenho tático em jovens atletas, bem como, pequenos jogos incluídos na parte inicial de um programa de treinamento de uma equipe também são uma forma para otimização no processo de aperfeiçoamento tático.The present study aimed to analyze the effects of small-sided games (SSG) 3 x 3 on the functional performance (aerobic capacity, anaerobic power; explosive strength of lower limbs) and tactic (index of game performance, offensive game performance and defensive game performance) of young athletes of a soccer team that competed at the state level through small-sided games 3x3 at the beginning of training sessions for the under-13 (12.91±0.22 years), under-14 (13.83±0.25 years), under-15 (14.82±0.28 years). For this purpose, we used the control of the maturational state and the pedagogical process of training the coaches as confounding variables. The players were evaluated in the pre and post intervention moments through anthropometry (height, sitting height and mass) and field tests: Yo-yo Intermittent Recovery Test Level 1 (YYIR-1); Running Anaerobic Sprint Test (RAST-TEST); and Countermovement Jump (CMJ). For tactical evaluation, used the System of Tactical Assessment in Soccer 3x3 (FUT-SAT 3x3). In the end, 53 athletes (under-13=20; under-14=16; under-15=17) took part in the study. The intervention consisted of 22 training sessions in each category, with 3x3 games (23 x 35 m) with 3 times of 4 min and 1'30'' intervals with centralized mini-goal in 22 training sessions in each category. Furthermore, 12 athletes formed the experimental group (3x3) and the remaining formed the control group in their respective groups. The pedagogical process of coaches 1 (under-13/under-14) and 2 (under-15) was analyzed through the Sistema Integral para el Analises de las Tareas de Entrenamiento (SIATE), in which different methodologies were found, in which the Coach 1 used skill-based as a major approach and Coach 2 used game-centered. To verify the association between the different methodological groups and experimental and control groups in each group, multilevel linear regression models were used, with a Bayesian approach. Models allowing variation of the intersection and slope of the line were used; population effects included variation by training method employed, assuming the skill-based method as a reference, as well as the somatic maturation state. After 22 training sessions, it was verified, regarding the functional performance, that the SSG had no effect on the explosive strength gain (CMJ); the maximum anaerobic power seems not to have suffered any kind of change from the control group in both methodological groups, while the experimental group was influenced by the SSG over time. In the YYIR-1, there was an improvement in aerobic resistance in the experimental group in both methodological groups; finally, in functional performance there was improvement in all groups, however, the game-centered group had a more pronounced improvement. With regard to tactical performance, the main results point to a greater probability of increase in offensive and game tactical performance indices in the experimental group over the control group for both methodological groups. The findings point out that the training content involving games in the pedagogical process are important in the process of developing tactical performance in young athletes, as well as, small-sided games included in the initial part of a team's training program are also a way to optimize the tactical improvement process.application/pdfporFutebolAnálise de desempenhoPotênciaTomada de decisãoCapacidade aeróbicaDecision makingFunctional performanceAerobic enduranceSoccerEfeitos do treinamento de jogos reduzidos sobre a performance tática e funcional de jovens atletas de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171686.pdf.txt001171686.pdf.txtExtracted Texttext/plain369311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259158/2/001171686.pdf.txt324d3ba318a0ffb461d55524e38a1feaMD52ORIGINAL001171686.pdfTexto completoapplication/pdf2926456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259158/1/001171686.pdf8e0a093a0297133ec6845af05944ad23MD5110183/2591582023-06-19 03:27:43.535599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-19T06:27:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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