Princípios de colaboração para o design de modelos de negócio de moda sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220629 |
Resumo: | Inovação e sustentabilidade são muito favorecidas com a colaboração entre organizações. Isso porque o compartilhamento de conhecimento provê um ambiente amigável à inovação e a partilha de recursos entre organizações próximas reduz o impacto negativo dos processos e logística. O setor de moda em Porto Alegre hoje tem grande potencial para a formação de redes, com centenas de empresas da cadeia produtiva e diversas instituições de ensino e formação profissional. Colaborar é uma vontade de muitas das empresas, entretanto a falta de confiança nos demais atores (outras empresas, entidades de apoio, instituições de ensino, governo) faz com que elas se resguardem desse tipo de relação. Nesse sentido, o design é uma área que pode fomentar a colaboração, potencializar a inovação e sustentabilidade, a partir da sua vocação estratégica de busca de solução de problemas. Com essa premissa foi realizada esta pesquisa, tendo como tema o design das relações de colaboração entre empresas de moda sustentável e foi desenvolvida junto a micro e pequenas empresas de Porto Alegre/RS. O objetivo geral foi desenvolver princípios de colaboração para o design de modelos de negócio de moda sustentável. Com estratégia metodológica qualitativa foram utilizadas ferramentas como notas de campo, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com especialistas, para desenvolver, propor e aprimorar os princípios de colaboração. Como resultados, a pesquisa gerou princípios para despertar, viabilizar e preservar a colaboração, com base em três tipos de relação percebidos: colaboração proposital, colaboração intrínseca e contribuição serendipitária. |
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Giongo, Marina AnderleLinden, Júlio Carlos de Souza van derJacques, Jocelise Jacques de2021-05-08T04:41:18Z2020http://hdl.handle.net/10183/220629001125182Inovação e sustentabilidade são muito favorecidas com a colaboração entre organizações. Isso porque o compartilhamento de conhecimento provê um ambiente amigável à inovação e a partilha de recursos entre organizações próximas reduz o impacto negativo dos processos e logística. O setor de moda em Porto Alegre hoje tem grande potencial para a formação de redes, com centenas de empresas da cadeia produtiva e diversas instituições de ensino e formação profissional. Colaborar é uma vontade de muitas das empresas, entretanto a falta de confiança nos demais atores (outras empresas, entidades de apoio, instituições de ensino, governo) faz com que elas se resguardem desse tipo de relação. Nesse sentido, o design é uma área que pode fomentar a colaboração, potencializar a inovação e sustentabilidade, a partir da sua vocação estratégica de busca de solução de problemas. Com essa premissa foi realizada esta pesquisa, tendo como tema o design das relações de colaboração entre empresas de moda sustentável e foi desenvolvida junto a micro e pequenas empresas de Porto Alegre/RS. O objetivo geral foi desenvolver princípios de colaboração para o design de modelos de negócio de moda sustentável. Com estratégia metodológica qualitativa foram utilizadas ferramentas como notas de campo, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com especialistas, para desenvolver, propor e aprimorar os princípios de colaboração. Como resultados, a pesquisa gerou princípios para despertar, viabilizar e preservar a colaboração, com base em três tipos de relação percebidos: colaboração proposital, colaboração intrínseca e contribuição serendipitária.Innovation and sustainability are greatly favored by collaboration between organizations. The reason is that knowledge sharing provides a friendly environment for innovation and resources sharing between close organizations decreases the negative impact of processes and logistics. Currently, the fashion sector in Porto Alegre has great potential for forming a network, with hundreds of businesses in the production chain and several educational institutions. Many of the companies has the will to collaborate, however the lack of trust in other actors (other companies, support entities, educational institutions, government) makes them avoid that type of relationship. In this sense, design is an area that can promote collaboration, enhance innovation and sustainability, based on its strategic vocation to pursue problem solving. From that premise, the research was carried out, having as theme the design of the collaborative relationships between sustainable fashion companies and was developed together with micro and small companies in Porto Alegre / RS. The overall objective was to develop collaboration principles for the design of sustainable fashion business models. With a qualitative methodological strategy, tools such as field notes, semi-structured interviews and a focus group with specialists were used to develop, propose and improve the collaboration principles. As a result, the research generated collaboration principles to awaken, enable and preserve collaboration, based on three types of relationships perceived: purposeful collaboration, intrinsic collaboration and serendipitary contribution.application/pdfporModa sustentávelDesigncollaborationSustainable fashionFashion MSEsInterorganizational networksPrincípios de colaboração para o design de modelos de negócio de moda sustentávelCollaboration principles for the sustainable fashion business models design info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125182.pdf.txt001125182.pdf.txtExtracted Texttext/plain385032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220629/2/001125182.pdf.txt50ed649e2f81d02cc7c9fff96bcfcf9dMD52ORIGINAL001125182.pdfTexto completoapplication/pdf5599836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220629/1/001125182.pdfb51652e148f2052b020c250e91b9b6fdMD5110183/2206292021-05-26 04:37:54.279098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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