A casa caiu : reflexões acerca das configurações familiares de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246149 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa que, ao articular o referencial psicanalítico e o enfoque sócio-histórico, objetiva traçar reflexões sobre as configurações familiares e a situação de conflito com a lei apresentada por adolescentes em cumpri-mento de medida sócio-educativa. O trabalho empírico contemplou o atendi-mento aos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e seus responsáveis, como também a experiência oportunizada pelo grupo de familiares do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O texto está organizado de forma a contemplar concepções sobre a adolescência e suas principais características, estudo que contou com a colaboração de autores como Freud, Calligaris e Rassial, incluindo a questão da violência, trabalhada a partir de autores como Arendt, Oliveira e Conte. Ao abordar a temática da família e das novas configurações dessa instituição na contemporaneidade, partiu-se de autores como Singly, Sarti e Fonseca, incluindo na questão da família elementos referentes às funções paterna e materna, tais como as concebidas por Lacan. Foi necessário incluir nessa reflexão as formas como se estabelecem os laços sociais na contemporaneidade, conforme a posição de autores como Kehl, Lebrun e Jerusalinsky. Ficou evidente que a família, assim como a adolescência, tem as marcas do contexto histórico-social onde se encontra e que, na contemporaneidade, ambas vêm sofrendo transformações intensas. Essas transformações, aliadas aos discursos correntes e ao imaginário social sobre a questão da violência na ado-lescência e sobre a família, acabam gerando certa confusão sobre as funções que cada sujeito desempenha. Daí a relevância de o atendimento sócio-educativo destinado a adolescentes em conflito com a lei oportunizar espaços de escuta e reflexão, tanto para os próprios adolescentes, como para seus familiares. |
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Petracco, Milene MabildeCraidy, Carmem Maria2022-08-05T04:38:45Z2010http://hdl.handle.net/10183/246149001146319Trata-se de uma pesquisa que, ao articular o referencial psicanalítico e o enfoque sócio-histórico, objetiva traçar reflexões sobre as configurações familiares e a situação de conflito com a lei apresentada por adolescentes em cumpri-mento de medida sócio-educativa. O trabalho empírico contemplou o atendi-mento aos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e seus responsáveis, como também a experiência oportunizada pelo grupo de familiares do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O texto está organizado de forma a contemplar concepções sobre a adolescência e suas principais características, estudo que contou com a colaboração de autores como Freud, Calligaris e Rassial, incluindo a questão da violência, trabalhada a partir de autores como Arendt, Oliveira e Conte. Ao abordar a temática da família e das novas configurações dessa instituição na contemporaneidade, partiu-se de autores como Singly, Sarti e Fonseca, incluindo na questão da família elementos referentes às funções paterna e materna, tais como as concebidas por Lacan. Foi necessário incluir nessa reflexão as formas como se estabelecem os laços sociais na contemporaneidade, conforme a posição de autores como Kehl, Lebrun e Jerusalinsky. Ficou evidente que a família, assim como a adolescência, tem as marcas do contexto histórico-social onde se encontra e que, na contemporaneidade, ambas vêm sofrendo transformações intensas. Essas transformações, aliadas aos discursos correntes e ao imaginário social sobre a questão da violência na ado-lescência e sobre a família, acabam gerando certa confusão sobre as funções que cada sujeito desempenha. Daí a relevância de o atendimento sócio-educativo destinado a adolescentes em conflito com a lei oportunizar espaços de escuta e reflexão, tanto para os próprios adolescentes, como para seus familiares.This research aims to trace reflections on the family structure of adolescents in conflict with the law who are undergoing socio-educational measures by articu-lating the psychoanalytical and socio-historical approach. The empirical work has included assistance to adolescents undergoing socio-educational measures and their guardians, as well as the experience nurtured by the group of relatives of Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The text is organized so as to include ideas about ado-lescence and its main characteristics; study which was performed with the con-tribution of authors such as Freud, Rassial, and Calligaris. This study also con-templates the issue of violence, drawn from authors such as Arendt, Oliveira, and Conte. Authors such as Singly, Sarti and Fonseca contributed to approach the theme of family and the new configurations of this institution in the contem-poraniety, considering, in the family matters, elements related to paternal and maternal functions, such as the ones conceived by Lacan. It was necessary to include in this reflection the ways of establishing social ties in the contempora-niety, according to authors such as Kehl, Lebrun and Jerusalinsky. It was evi-dent that the family, as well as adolescence, has the marks of historical and social context in which they belong and that, nowadays, both are undergoing intense transformations. These changes, allied to current discourses and to the social imaginary about the issue of violence in adolescence and about the fami-ly, have been generating some confusion on the roles that each individual plays. That is why it is important for the socio-educational care for teenagers in conflict with the law to provide spaces for listening and reflection, for both ado-lescents and their families.application/pdfporEducação de jovensMedidas educacionaisAdolescents in conflict with the lawSocio-educational measuresFamilyPaternal functionMaternal functionA casa caiu : reflexões acerca das configurações familiares de adolescentes em conflito com a leiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146319.pdf.txt001146319.pdf.txtExtracted Texttext/plain226010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246149/2/001146319.pdf.txt74a1e02d432207639117238f0cce0d37MD52ORIGINAL001146319.pdfTexto completoapplication/pdf1742213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246149/1/001146319.pdfc2aaac08ec067d5dc48bbddd316b7e44MD5110183/2461492022-08-06 04:44:56.729037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-06T07:44:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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