Normas clínicas do instrumento TRIACOG para rastreio cognitivo após acidadente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Luis Filipe Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221722
Resumo: Déficits cognitivos ocorrem na maioria dos pacientes pós-AVC. Além disso, o prejuízo cognitivo causado por esse evento é um importante preditor de declínio cognitivo e demência vascular a longo prazo. No entanto, instrumentos de triagem cognitiva tipicamente usados, como Mini Exame do Estado Mental ou MoCA, não fornecem informações apropriadas para avaliar o impacto cognitivo na fase aguda pós-AVC. O TRIACOG busca compreender essa demanda, sendo um dos poucos instrumentos feito para o rastreio cognitivo no AVC, único no Brasil. Essa dissertação objetiva a normatização do instrumento, a partir da comparação entre pacientes pós-AVC e indivíduos cognitivamente saudáveis, utilizando pontos de corte para os escores de domínios cognitivos e subtestes acessados com o TRIACOG. Também serão propostos ajustes de acordo com idade e escolaridade. Dados de escolaridade, idade e escores no TRIACOG dos 153 participantes, dos quais 87 são pacientes pós-AVC e 66 saudáveis, são descritos e suas médias comparadas. Three-way ANOVA foi utilizada para se observar os efeitos e interações entre grupo (AVC x Saudável), idade (40 a 59 e 60 a 75 anos) e escolaridade (3 a 7 e 8 a 11 anos de estudos) nos resultados do TRIACOG. Pontos de corte foram estabelecidos através de análises de curvas ROC. Os resultados confirmaram a influência dos fatores grupo (AVC x Saudável), idade e escolaridade nos escores das tarefas do TRIACOG. Normas ajustadas por faixa-etária e anos de estudos foram propostas para os nove domínios cognitivos e treze subtestes do instrumento. Reitera-se a importância de normas ajustadas para idade e escolaridade, principalmente no contexto brasileiro de disparidade social. Ressalta-se a relevância dos pontos de corte para cada tarefa e domínio do instrumento, aumentando a precisão na identificação de déficits em pacientes pós- AVC.
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Dados de escolaridade, idade e escores no TRIACOG dos 153 participantes, dos quais 87 são pacientes pós-AVC e 66 saudáveis, são descritos e suas médias comparadas. Three-way ANOVA foi utilizada para se observar os efeitos e interações entre grupo (AVC x Saudável), idade (40 a 59 e 60 a 75 anos) e escolaridade (3 a 7 e 8 a 11 anos de estudos) nos resultados do TRIACOG. Pontos de corte foram estabelecidos através de análises de curvas ROC. Os resultados confirmaram a influência dos fatores grupo (AVC x Saudável), idade e escolaridade nos escores das tarefas do TRIACOG. Normas ajustadas por faixa-etária e anos de estudos foram propostas para os nove domínios cognitivos e treze subtestes do instrumento. Reitera-se a importância de normas ajustadas para idade e escolaridade, principalmente no contexto brasileiro de disparidade social. Ressalta-se a relevância dos pontos de corte para cada tarefa e domínio do instrumento, aumentando a precisão na identificação de déficits em pacientes pós- AVC.Cognitive deficits occur in most post-stroke patients. In addition, cognitive impairment after stroke is an important predictor of long-term cognitive decline and vascular dementia. However, current cognitive screening measures, such as Mini Mental State Examination or Montreal Cognitive Assesmente, do not provide tuned information to assess the cognitive impact in acute post-stroke patients. TRIACOG meets this demand, being one of the few instruments made for the cognitive screening in stroke, unique in Brazil.. The thesis aims to normalize TRIACOG based on the comparison between post-stroke patients and healthy individuals using cut-off points for the cognitive domains and subtests scores accessed with TRIACOG. Adjustments will also be proposed according to age and educational levels. Schooling, age and TRIACOG scores of 153 participants, of which 87 were post-stroke patients and 66 were healthy, are described and their means compared. Three-way ANOVA was used to observe the effects and interactions between group (stroke x healthy), age (40 to 59 and 60 to 75 years) and educational level (3 to 7 and 8 to 11 years of study) on the results of TRIACOG. Cutoff points were established by ROC curve analysis. The results confirmed the influence of group (stroke x healthy), age and schooling factors on TRIACOG’s results. Norms adjusted by age group and educational level were proposed for the instrument nine cognitive domains and thirteen subtests. The importance of normalization data adjusted for age and education is reaffirmed, especially in the Brazilian context of social disparity. The relevance of the cutoff points for each task and cognitive domain of the instrument is emphasized, increasing the accuracy in identifying deficits in post-stroke patients.application/pdfporTriagemCogniçãoAvaliacao neuropsicologicaFatores etáriosEscolaridadeAcidente vascular cerebralPsicometriaStrokeCognitive screeninTRIACOGNormative dataCutoff pointsNormas clínicas do instrumento TRIACOG para rastreio cognitivo após acidadente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126187.pdf.txt001126187.pdf.txtExtracted Texttext/plain123470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221722/2/001126187.pdf.txte48786eb8e8308e2f2b8e3c109b28340MD52ORIGINAL001126187.pdfTexto parcialapplication/pdf768866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221722/1/001126187.pdf76ea19a9d2142a88bb74d3b14efa8850MD5110183/2217222021-06-13 04:37:03.000217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:37:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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