A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escouto, Cláudia Maliszewski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197407
Resumo: Este estudo se propõe investigar como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente. Também traz uma discussão do cenário atual brasileiro onde o ódio às diferenças parece imperar na sociedade. Essa situação tem acarretado manifestação de extrema violência para com as diversidades, além de medidas oficiais como a exclusão das expressões “diversidade sexual” e “identidade de gênero” do Plano Nacional de Educação, além de haver ausência dessas expressões na última versão da Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar, me leva a interrogar como os meus colegas da Geografia Escolar estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula. Esta pesquisa está ancorada na confluência de Geografia e Estudos de Gênero para possibilitar entendimentos mais reflexivos. A metodologia utilizada para construir o trabalho foi inspirada na pesquisa qualitativa aliada a elementos das pesquisas pós-críticas em educação. Para atingir os objetivos propostos, são usadas entrevistas reflexivas com professores de Geografia da rede pública, as quais são analisadas levando em consideração a compreensão dos docentes a respeito da identidade de gênero e orientação sexual e quais práticas desenvolvem em sala de aula para o trato dessas questões, bem como práticas de combate a homofobia.
id URGS_3e23ca14fd05823ac42b5a395c09ed08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197407
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Escouto, Cláudia MaliszewskiTonini, Ivaine Maria2019-07-26T02:31:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/197407001097942Este estudo se propõe investigar como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente. Também traz uma discussão do cenário atual brasileiro onde o ódio às diferenças parece imperar na sociedade. Essa situação tem acarretado manifestação de extrema violência para com as diversidades, além de medidas oficiais como a exclusão das expressões “diversidade sexual” e “identidade de gênero” do Plano Nacional de Educação, além de haver ausência dessas expressões na última versão da Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar, me leva a interrogar como os meus colegas da Geografia Escolar estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula. Esta pesquisa está ancorada na confluência de Geografia e Estudos de Gênero para possibilitar entendimentos mais reflexivos. A metodologia utilizada para construir o trabalho foi inspirada na pesquisa qualitativa aliada a elementos das pesquisas pós-críticas em educação. Para atingir os objetivos propostos, são usadas entrevistas reflexivas com professores de Geografia da rede pública, as quais são analisadas levando em consideração a compreensão dos docentes a respeito da identidade de gênero e orientação sexual e quais práticas desenvolvem em sala de aula para o trato dessas questões, bem como práticas de combate a homofobia.Este estudio se propone investigar cómo los profesores de Geografía comprenden las cuestiones de género y sexualidad y cómo eso refleja en su actuación docente. También trae una discusión del escenario actual brasileño donde el odio a las diferencias parece imperar en la sociedad. Esta situación ha acarreado manifestación de extrema violencia hacia las diversidades, además de medidas oficiales como la exclusión de las expresiones "diversidad sexual" e "identidad de género" del Plan Nacional de Educación y también a ausencias de esas expresiones en la última versión de la Base Nacional Común plan de estudios. Por eso, la preocupación por la homofobia en el espacio escolar, me lleva a interrogar cómo mis colegas de la Geografía Escolar están lidiando con cuestiones tan evidentes como género y sexualidad en el aula. Esta investigación está anclada en la confluencia de Geografía y Estudios de Género para posibilitar entendimientos más reflexivos. La metodología utilizada para construir el trabajo fue inspirada en la investigación cualitativa aliada a elementos de las investigaciones post-críticas en educación. Para alcanzar los objetivos propuestos, se utilizan entrevistas reflexivas con profesores de Geografía de la red pública, las cuales son analizadas teniendo en cuenta la comprensión de los docentes acerca de la identidad de género y orientación sexual y cuáles prácticas desarrollan en el aula para el trato de esas cuestiones, así como prácticas de lucha contra la homofobia.application/pdfporGeografia escolarGêneroSexualidadeHomofobiaSchool geographyGenderSexualityHomophobiaA Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097942.pdf.txt001097942.pdf.txtExtracted Texttext/plain252738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197407/2/001097942.pdf.txtcec62307eb5ae7558161ac414de40e40MD52ORIGINAL001097942.pdfTexto completoapplication/pdf1227371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197407/1/001097942.pdf2204e7d0c35065c0cf4b07efe9bc5c51MD5110183/1974072019-07-27 02:32:14.136226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-27T05:32:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
title A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
spellingShingle A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
Escouto, Cláudia Maliszewski
Geografia escolar
Gênero
Sexualidade
Homofobia
School geography
Gender
Sexuality
Homophobia
title_short A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
title_full A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
title_fullStr A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
title_full_unstemmed A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
title_sort A Geografia já saiu do armário? diálogos sobre gênero, sexualidades e escola
author Escouto, Cláudia Maliszewski
author_facet Escouto, Cláudia Maliszewski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escouto, Cláudia Maliszewski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonini, Ivaine Maria
contributor_str_mv Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Gênero
Sexualidade
Homofobia
topic Geografia escolar
Gênero
Sexualidade
Homofobia
School geography
Gender
Sexuality
Homophobia
dc.subject.eng.fl_str_mv School geography
Gender
Sexuality
Homophobia
description Este estudo se propõe investigar como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente. Também traz uma discussão do cenário atual brasileiro onde o ódio às diferenças parece imperar na sociedade. Essa situação tem acarretado manifestação de extrema violência para com as diversidades, além de medidas oficiais como a exclusão das expressões “diversidade sexual” e “identidade de gênero” do Plano Nacional de Educação, além de haver ausência dessas expressões na última versão da Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar, me leva a interrogar como os meus colegas da Geografia Escolar estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula. Esta pesquisa está ancorada na confluência de Geografia e Estudos de Gênero para possibilitar entendimentos mais reflexivos. A metodologia utilizada para construir o trabalho foi inspirada na pesquisa qualitativa aliada a elementos das pesquisas pós-críticas em educação. Para atingir os objetivos propostos, são usadas entrevistas reflexivas com professores de Geografia da rede pública, as quais são analisadas levando em consideração a compreensão dos docentes a respeito da identidade de gênero e orientação sexual e quais práticas desenvolvem em sala de aula para o trato dessas questões, bem como práticas de combate a homofobia.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:31:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197407
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097942
url http://hdl.handle.net/10183/197407
identifier_str_mv 001097942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197407/2/001097942.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197407/1/001097942.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cec62307eb5ae7558161ac414de40e40
2204e7d0c35065c0cf4b07efe9bc5c51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085490733350912